quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Todo Brasil ficou indignado ao ver as cenas onde dois jovens agridem um vendedor ambulante até a morte na estação do metrô, por motivo banal, no dia de natal. 
O que leva a tanta agressividade contra o outro semelhante? O mais impressionante foi também observar o comportamento inerte das pessoas ao redor que não conseguiram ajudar, acredito que por medo de tamanha violência presenciada.
Resultado de imagem para imagens de agressividade
A cada dia que passa notamos que o comportamento agressivo entre as pessoas está cada vez mais presente, seja de forma verbal ou física
Há uma grande intolerância de forma geral, no trânsito, no trabalho, no transporte público, em casa com a família, e o que está acontecendo?
O caso do ambulante morto a ponta pés, que presenciamos recentemente, nos faz repensar no que está acontecendo com a mente humana, e o que leva as pessoas serem tão irracionais a ponto de não ter nenhum sentimento humanitário, apenas o ódio dominando aquela mente no momento em que agride.
Resultado de imagem para imagens de agressividade
Este ódio dá poder, onipotência, valentia e visibilidade, mas porque estas pessoas precisam disto? 
Estamos vivendo em um mundo muito mais exigente, que cobra o tempo todo a perfeição, e isto vem cada vez mais dificultar as pessoas a lidarem com seus conflitos de forma saudável, e acabam explodindo de forma irracional e descontrolada. 
Mas, nem sempre o comportamento agressivo começa de uma hora para outra, já na infância pode se observar crianças altamente agressivas, que não sabem respeitar ao próximo , seus colegas, e nestes casos, deve-se ficar atentos para tentar entender o que pode estar por traz disso.
Resultado de imagem para imagens de agressividade
Os pais devem observar se há agressividade excessiva dos filhos entre os amigos, irmãos e com os próprios pais, e assim buscar ajuda a fim de evitar o desenvolvimento de alguma patologia, mais tarde.
Mas não só a agressividade deve ser observada, o afastamento social também, pode ser um indicio importante de que algo não está bem.
Resultado de imagem para imagens de agressividade
Temos vários exemplos de comportamentos que levaram ao crime, e muitas vezes premeditados. O caso de Suzane Von Richthofen, é um exemplo de uma agressividade premeditada com finalidade de matar os pais, em uma mente doentia. O maníaco do Parque é outro exemplo.
 Resultado de imagem para foto de suzane von richthofen
Nada justifica, mas temos que tentar entender para evitar mais casos como estes. 
Todas as pessoas possuem dentro de si sentimentos de amor e ódio,  conseguimos controlar nosso impeto pois há algo dentro de nós, que chamamos de superego, que nos permite controlar nossas atitudes, de acordo com o que aprendemos, ou seja o que podemos e não podemos fazer de acordo com as regras da sociedade em que vivemos. Mas dependendo do estimulo externo, estes sentimentos podem ser ativados a qualquer momento, e trazer consequências imprevisíveis. O amor será predominante se estiver mais presente na vida da pessoa desde a infância, ocorre que muitas vezes a agressividade, a violência, começa dentro de casa, e as marcas desta violência ficam para sempre.

Imagem relacionada

A sociedade nos reprime e exige um controle dos instintos mais primitivos (onde o nosso superego irá atuar). As pessoas que possuem transtornos psicológicos de personalidade, este controle se torna difícil, e as vezes inexistente. Quem é portador de distúrbios de personalidade apresenta algumas características como o desrespeito aos desejos, direitos e sentimentos de outras pessoas, bem como as normas e padrões da sociedade.
Estes distúrbios são chamados de psicopatologias. 
Os psicopatas são capazes de planejar um crime e não se arrependerem do que fizeram, porém isto não significa que todo psicopata é criminoso, eles podem viver em sociedade, pois há vários níveis de psicopatologia, e a maioria são mais leves, mas seu comportamento egoísta sem escrúpulos poderá se sobressair, tendo em vista visar unicamente sua satisfação em detrimento aos sentimentos do outro.

No filme "Precisamos falar sobre Kevin", mostra claramente o desenvolvimento da psicopatia em um menino onde seu relacionamento com a mãe é distante, sem apresentar momentos de afeição com os membros da família. Mostra-se violento algumas vezes, e apático em outras. O pai tenta ressaltar o pontos positivos do menino, apesar de perceber que algo nele é estranho, prefere ignorar.
O titulo já diz tudo, não falar do assunto,  é não assumir o problema, e ai não se procura ajuda adequada, e assim permite ao menino se tornar cada vez mais agressivo, principalmente após o nascimento de sua irmã. 
Segue abaixo trailer do filme.
Vale apena assistir, pois percebe-se nitidamente que o desenvolvimento da doença começa ainda quando bebê, e os pais procuram ajuda medica, mas não psicológica, o que não resolve.
Os psicopatas são quase sempre muito racionais, inteligentes  e sabem as consequências de suas ações, embora desconsiderem estes fatos, geralmente não possuem motivação para procurar um tratamento, e podem não ser cooperativos com a terapia, e as tentativas de tratamento e com o que há de ferramentas psiquiátricas, têm sido desapontadoras.

Resultado de imagem para imagens de esquizofrenia

Já nos esquizofrênicos, suas ações são motivadas por delírios e alucinações, e por sentimentos de que estão sendo perseguidos constantemente. Neste caso a pessoa não têm consciência de suas ações, porém cometem menos crimes que os psicopatas.
A esquizofrenia atinge 1% da população mundial, é mais comum entre os homens, na maioria dos casos não tem cura, mas o tratamento permite um convívio social aceitável. A Terapia Ocupacional e o uso de medicamentos ajudam muito no tratamento.

As possíveis causas que levam a mente criminosa.
As causas variam muito, mas sabemos que alguns fatores são relevantes:
  • Doenças mentais como as citadas acima;
  • Abuso sexual;
  • Violência infantil;
  • Traumas infantis e na adolescência;
  • Abandono;
  • Sentimento de rejeição;
  • Baixa auto-estima;
  • Vícios, (drogas e bebidas) 
  • Abstinência de drogas
  • E possíveis problemas congênitos  (ainda em estudos)
Alguns destes fatores ou a soma deles podem contribuir para uma personalidade doentia, tornando-as vulneráveis para cometer crimes e crueldades. Há estudos para avaliar se alguns fatores orgânicos podem colaborar para desencadear estes comportamentos, mas ainda não há nada conclusivo a este respeito. O fato é que o ambiente social é o que mais contribui para o desenvolvimento do individuo e de sua personalidade, o papel dos pais ou cuidadores, é extremamente importante, ao manter uma relação afetuosa que contribuirá para, pelo menos, diminuir a possibilidade de desenvolver algo assim. O exemplo de casa será o principal ingrediente no desenvolvimento da criança e de sua personalidade.
Resultado de imagem para imagens de familia feliz em desenho
Nosso Papel na sociedade é transmitir valores éticos, morais e sociais, às crianças e adolescentes e também procurar manter um ambiente saudável, mesmo que  em lugares simples. Sabemos que muitas famílias são formadas de forma desestruturadas, o que leva a um grande número de problemas emocionais e psicológicos, e ai entra a responsabilidade social ainda mais relevante, é necessário o apoio a estas famílias, por parte dos educadores, e das pessoas próximas.
Devemos estar atentos ao identificar qualquer um dos sintomas abaixo :;
  • Mudança de comportamento repentina e permanente;
  • Apatia;
  • Tristeza em excesso, sem motivo aparente;
  • Nervosismo;
  • Comportamentos Agressivos e violentos;
  • Dificuldade nos relacionamentos sociais;
  • Isolamento;
  • Reclamação constante na escola por mal comportamento, etc...
Imagem relacionada
Devemos respeitar os diferentes tipos de famílias, e entender a nova sociedade que vem surgindo, mas o afeto e a harmonia dentro de casa devem ser prioridade.
Procure ajuda, vamos construir uma sociedade melhor.
Aproveite o JANEIRO BRANCO, pois este é um movimento para conscientizar as pessoas a cuidarem da saúde mental.

125x125-Janeiro-Branco


Nenhum comentário:

Postar um comentário