sexta-feira, 16 de dezembro de 2016


Parece uma novidade, mas o Janeiro branco existe desde 2014, mas está ganhando força este ano.
Por este motivo decidi escrever sobre este tema em meu blog.
Resultado de imagem para campanha janeiro branco
O Janeiro Branco foi protagonizado em Minas Gerais, por psicólogos  de Uberlândia no triangulo Mineiro. Esta ideologia surgiu através da preocupação com os cuidados com a saúde mental,com objetivo de chamar atenção de todas as pessoas do mundo para estas questões.
E oque é saúde mental?


Bem em poucas palavras, podemos afirmar que o equilíbrio da mente depende de diversos fatores, e atualmente notamos que a humanidade vem cada vez mais sofrendo com alguns transtornos gerados pela vida moderna como : ansiedade, depressão, bipolaridade, esquizofrenia, bem como a dificuldade das pessoas em reagir de forma adequada a algumas situações da vida cotidiana, como por exemplo, pressão no trabalho, responsabilidades financeiras, filhos, envelhecimento da população sem que estejam preparados para isto, etc... Cuidar da mente, é como cuidar de um problema de saúde qualquer, mas normalmente quando a pessoa vai procurar ajuda, já está instaurado o problema.

E ai ao iniciar um tratamento com medicamentos, outros problemas surgem, e por este motivo, a campanha Janeiro Branco envolve diversos profissionais da saúde, desde médicos, psicólogos, a nutricionistas, fisioterapeutas, etc... Cuidar do corpo, ajuda a cuidar da mente.
Durante o mês de Janeiro diversas ações serão colocadas em prática para alertar a importância destes fatos, e diminuir o preconceito relacionado ao tema, pois muitas pessoas acham que cuidar da saúde mental está associado a loucura, e não é bem assim.
Resultado de imagem para figuras de saude mental

E porque Janeiro e a cor branca?
Geralmente é no primeiro mês do ano que fazemos um balanço do que passou e planejamos o novo ano, para recomeçar, e por que não olhar para a nossa saúde física e mental? Como está seu lado emocional, o que aconteceu durante o ano que passou e o que você pode melhorar?
É no inicio do ano que resgatamos nossos sonhos, e pensamos em realizar os projetos que planejamos. E é neste sentido que o branco foi escolhido, como uma folha em branco onde iremos reescrever nossos projetos de vida, e colocar uma cor em nossas vidas. Segundo os idealizadores do Janeiro Branco, o mês de Janeiro é naturalmente terapêutico, as emoções e as intenções mudam por ser um novo começo.

 A campanha Janeiro branco busca mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida feliz para si.

Saiba mais sobre o Janeiro Branco através do site oficial  http://janeirobranco.com.br/ e acompanhe os eventos que acontecerão por todo Brasil e por todo mundo, durante o mês de janeiro e participe, não custa nada.



Fonte: site http://janeirobranco.com.br/








Nenhum comentário:

Postar um comentário