segunda-feira, 12 de dezembro de 2016


Já pensou como o tempo parece passar mais rápido? O que acontece com o relógio? Quando vejo o dia já acabou, a semana já terminou, o final de semana então..., voa, e as férias? Nem se fala.
Porque temos esta sensação? É o tempo mesmo que passa mais rápido, ou somos nós que não damos valor a cada minuto de nossas vidas?

Há várias hipóteses para responder estas questões, na verdade não percebemos o tempo, estamos cada vez mais ocupados com um grande volume de atividades que as horas voam, quando vemos, já passou. A vida está cada vez mais acelerada, e o fato de estarmos desconectados de nossas próprias percepções, nos levam a não notar o tempo passando.
A rotina é uma grande preocupação e uma das maiores vilãs deste contexto,, mas podemos notar também que a velocidade do tempo está muito relacionado a idade nossa cronológica.

Quem quando criança não achou que o Natal demorou a chegar? Já na fase adulta dizemos, nossa já chegou o Natal de novo!
O que acontece é a expectativa que leva o individuo a esperar pela chegada de uma determinada época ou data. Também outra relação é o tempo de vida que possui esta pessoa, por exemplo 1 ano para uma criança de 4 anos equivale a 1/4 de sua vida, já para uma pessoa de 20 é 1/20. Quem não torceu na sua adolescência para chegar os 18 anos logo, e pareceu uma eternidade? E quando chegou, o tempo começou a passar bem mais rápido, comparado a espera para chegar aos 18, a responsabilidade e as atividades de uma fase adulta, mudam a percepção.

O mundo digital vem cada vez mais colaborando para que nossas atividades cerebrais se tornem cada vez mais capaz de fazer 2 , 3, 4 coisas ao mesmo tempo. Sendo assim a hora se dilui neste volume de atividades e se vai. Enquanto fazemos muitas coisas, não percebamos tudo que fizemos, não dá tempo de memorizar tudo, pois somos tão ágeis e rápidos, tudo entra em uma espécie de "piloto automático".

Mas se pensarem um pouco, sempre que fazermos algo pela primeira vez, é comum termos a sensação do tempo demorar mais a passar, e porque isto acontece?
Porque precisamos prestar mais atenção em cada passo que damos, em cada atitude, pois como não conhecemos precisamos criar estas rotinas em nossa memória, pois não há nada armazenado sobre aquele tema lá. Quando vamos para uma cidadezinha pacata do interior, o tempo custa a passar, o nosso ritmo cerebral entra nesta dinâmica, também mais pacata e desacelerada, permitindo que o tempo pareça correr mais lentamente,

 Mas e as férias, não deveria ser notada de forma diferente, e por que as vezes passa tão rápido?

Bem, de fato ao sairmos de férias nossa rotina muda, mas a própria expectativa pela chegada das férias, que no máximo duram 1 mês comparados com 1 ano de trabalho, leva a esta sensação, ou seja se compararmos 330 dias de trabalhos aos 30 de férias, parece pouco, não é mesmo? Isto leva a sensação de que passa rápido, considerando a expectativa gerada nos 330 dias que contamos para a chegada das férias, assim como o final de semana, comparado com a semana de 5 dias.
Outro ponto que deve ser avaliado neste aspecto também é programar muitas atividades ou poucas atividades, também levam a esta sensação.

O tempo para quem é mais idoso, tende a passar mais lentamente, e isto acontece por várias razões, a principal delas é a diminuição das atividades, mais tempo para pensar, lembrar de suas experiências e suas histórias.A eminente percepção de que seu tempo agora esta cada vez mais limitado, permite que se tente viver cada minuto, mais intensamente, seus pensamentos de reviver o passado a cada dia ficam mais presentes, e o desejo de voltar no tempo para corrigir algo, também faz parte desta fase da vida.

Já pensaram em não olhar as horas e impor compromissos sem tempo para começar ou terminar?
Não ligue a TV por um final de semana inteiro e faça algo aleatório, perceba como o tempo será notado de forma diferente.
Comece a notar cada atitude, cada ação, pense antes de fazer e não calcule seu tempo.
Para a geriatra especialista em cuidados paliativos Ana Claudia Arantes, lidar com a morte nos ensina a aproveitar melhor o tempo. Pensar sobre o assunto, explica e ajuda a tomar decisões com lucidez, e aproveitar mais as conquistas.
Veja o vídeo em que ela toca sobre este tema, e reflita, não precisamos esperar a proximidade da morte para viver.(publicado em 24/06/15)



Faça o hoje o seu melhor dia, e este minuto o seu melhor tempo.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário