quinta-feira, 22 de dezembro de 2016


E quem pode ser chamado de doente mental?

Quem leu o livro "O Alienista" de Machado de Assis, poderá entender o que vamos tratar aqui, segue um pequeno resumo abaixo:

O personagem "Dr. Simão Bacamarte" é um psiquiatra respeitado na cidade onde vive, e resolve construir um Manicômio chamado Casa Verde para internar os "loucos" da cidade e da região. 
Em pouco tempo a Casa Verde estava tomada por pessoas internadas, alguns realmente com problemas psiquiátricos e outros por uma obsessão do Dr. Bacamarte, e assim mais de 70% da cidade foi internada. Ao cair em si e perceber que sua teoria estava errada, liberta a todos os internados e interna a si próprio, ou seja ele chegou a conclusão que o "louco" era ele.
Resultado de imagem para imagens de o alienista

Pois bem, esta citação é importante para o tema que vamos abordar, que são os transtornos mentais,ou seja problemas do comportamento que se caracterizam por alterações no modo de agir, e alterações nas funções mentais. Segundo a organização mundial de saúde (OMS), entende-se por transtornos mentais e comportamentais as condições caracterizadas por alterações doentias de pensar ou do humor e do comportamento associadas à angustia expressiva ou deterioração do funcionamento psíquico global.

O Filme "Um estranho no Ninho" de 1976, foi ambientado em uma clínica psiquiátrica e conta a história do personagem Handall McMurphy, um individuo de espirito livre que fugindo da prisão, vai parar nesta clinica e acaba liderando uma rebelião com os pacientes contra a opressão da enfermeira Ratched. Na cena acima, mostra claramente a dúvida gerada com relação ao seu comportamento, e sua doença.
Resultado de imagem para imagens de doentes mentais
Durante a Renascença, os doentes mentais eram banidos das cidades europeias se tornando andarilhos pelas cidades, ou colocados em navios. Já na idade média, os "loucos", eram colocados em asilos e hospitais destinados a própria sorte, junto com todos os tipos de indesejáveis - (inválidos, portadores de doenças venéreas,mendigos, etc...), alguns, os mais violentos eram acorrentados. Já no sec. XVIII Phillippe Pinel considerado pai da Psiquiatria propões uma nova forma de tratamento, libertando-os das correntes e colocando-os em manicômios específicos destinados a doentes mentais.
Resultado de imagem para imagens de doentes mentais
O tratamento nos manicômios defendido por Pinel, baseia-se principalmente na reeducação dos internos, no respeito as normas e desencorajando as condutas inconvenientes com firmeza, porem com gentileza. Porém com o tempo o tratamento moral vai se esvaziando e no Sec. XIX o tratamento começa a incluir medidas físicas, como duchas e banhos frios, chicotadas, sangrias,choques, etc...
Resultado de imagem para imagens de doentes mentais
A partir da segunda metade do sec. XX inicia-se uma radical crítica do tratamento das instituições psiquiátricas impulsionada pelo psiquiatra Italiano  Franco Basaglia, iniciando um movimento antimanicomial, marcado pela ideia da defesa dos direitos humanos, no Brasil este movimento iniciou em meados dos anos 70.
Resultado de imagem para imagens de doentes mentais
Mas o importante, além do respeito, é o diagnostico adequado, muitas doenças são tratadas com psicoterapias, sem necessidade de ingestão de medicamentos, e outros casos a associação dos 2 se faz necessária, e em alguns casos a internação é indicada por um período, com tratamento específico.
Recentemente, e de forma bem mais humanizada, o eletrochoque foi reintroduzido como método terapêutico,porém para tratamento de patologias específicas resistentes a medicação. O alivio dos sintomas é notado rapidamente nos casos em que são aplicados. 
Resultado de imagem para imagens de doentes mentais
Com a reforma Psiquiátrica, os manicômios estão sendo substituídos por pequenos hospitais e/ou enfermarias especializadas no tratamento de psiquiatria, em todo mundo,os doentes com quadros leves e moderados são acompanhados em ambulatórios hospitalares de acordo com a atual politica de saúde, para promover a reinserção social, estas pessoas devem ser mantidas na própria sociedade, junto aos seus familiares.
Resultado de imagem para janeiro branco
O Janeiro branco vem para fazer um alerta no sentido de mostrar a sociedade que todos devem cuidar de sua saúde mental. Neste sentido várias ações serão proposta para que todos possam ter acesso as informações que permitirão maior conhecimento de como prevenir e cuidar de sua mente e de seu corpo.

Fonte:
http://www.ccms.saude.gov.br/VPC/reforma.html
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-alienista-resumo-e-analise-do-conto-de-machado-de-assis/
http://abp.org.br/portal/clippingsis/exibClipping/?clipping=14199
https://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/eletrochoque-eletroconvulsoterapia/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hospital_psiqui%C3%A1trico



Nenhum comentário:

Postar um comentário