quarta-feira, 7 de dezembro de 2016


Pois é, muitos não sabem que este tipo de distúrbio existe, mas sim existe e está cada vez mais presente entre nossos amigos e familiares.
Então resolvi escrever um pouco sobre este tema para ajudar quem sofre deste mal e quem quer ajudar quem sofre deste mal.
Resultado de imagem para imagens de pessoas com disturbios alimentares
Os distúrbios alimentares são um conjunto de doenças onde as pessoas ficam tão preocupadas com a sua aparência que não conseguem pensar em outra coisa, e isto pode acontecer por vários motivos. A sociedade cobra muito a estética e a beleza, ser magro está diretamente relacionado a ser bonito.
Garota No Vestido Branco, Penteado
As consequências geradas por estas questões levam a problemas psicológicos que por sua vez podem desencadear estes distúrbios. Os principais tipos de distúrbios alimentares são:
  • Anorexia Nervosa
  • Bulimia Nervosa e
  • Compulsão alimentar
Resultado de imagem para imagens de pessoas com disturbios alimentares
A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares que causam severos prejuízos à saúde física, emocional e mental da pessoa, Um dos principais sintomas é a recusa em se alimentar, já que em ambos os casos o paciente se enxerga acima do peso, mesmo estando magro. 

Feet on bathroom scale with word SOS and junk food garbage
Quem sofre destes distúrbios, normalmente toma medicamentos para emagrecer, se isola socialmente, evita comer, ou se comer provoca o vômito ou toma medicamentos para provocar diarreia, entre outros sintomas. Por isso fique atento se perceber alguém com estas características, procure logo um medico, pois quanto mais rápido procurar ajuda mais rápido a cura.
Smacznego!
Quais são as principais diferenças entre Anorexia e Bulimia?

ANOREXIA
Na anorexia nervosa a perda de peso é mais acentuada, pois a pessoa deixa de comer, o que a torna desnutrida, podendo levar a morte. A anorexia acontece de forma mais acentuada em garotas entre 12 e 18 anos. A pessoa se vê gorda mesmo estando magra.
Normalmente, estes casos são bem complicados e de auto risco, pois dos distúrbios alimentares, a anorexia é a que mais leva a morte. Sendo assim, estas pessoas precisam ser tratadas com muita urgência, levando-se em conta ser uma doença silenciosa, quando se percebe já está instalada.
Schlanke Frau sieht sich dick im Spielgel
BULIMIA
Já no caso de Bulimia, o peso do paciente não muda muito, pois uma de suas características principais é comer compulsivamente, porém arrepende-se disto e recorre a medicamentos como laxantes para provocar a diarreia e/ou provoca o vômito. Apesar  do paciente com bulimia provocar estes procedimentos, o organismo consegue absorver cerca de 30% e 40% dos nutrientes do alimento consumido, levando algumas vezes até ao sobrepeso.
A Bulimia é mais comum em mulheres entre 16 e 25 anos. As consequências no aparelho digestivo são drásticas, pois  ao provocar o vomito e a diarreia há grande perda de liquido, causando dor de estomago,tontura, fraqueza, ainda erosão do esmalte dos dentes devido a frequência do contato com suco gástrico na boca.
Royalty-Free Stock Photography by Rubberball
Tanto a Anorexia quanto a Bulimia, são distúrbios relacionados ao medo de engordar, e apesar de estar mais presente em mulheres já há informações que 10% dos casos são do sexo masculino, ou seja não se trata de uma doença que atinge somente mulheres.

TRATAMENTO
Ao contrário do que se pensa um distúrbio alimentar não se baseia apenas na comida, normalmente estão relacionados a outras doenças psicológicas, como depressão, ansiedade, algumas fobias. 
Por este motivo o tratamento deverá envolver um conjunto de pessoas da saúde, como um médico psiquiatra um clinico geral, um psicologo para tratamento dos distúrbios emocionais, um nutricionista para educação alimentar. 
Toda família deverá estar envolvida no tratamento, e dependendo da gravidade a hospitalização será recomendada.
Bulimia word cloud

COMPULSÃO ALIMENTAR
Os transtornos alimentares em geral possuem, uma etiologia multifatorial que podem ser desde fatores genéticos aos socioculturais ou vulnerabilidades biológicas e psicológicas.
No caso da compulsão alimentar a pessoa sente necessidade de comer o tempo todo, mesmo que não tenha fome, se alimentando sempre mesmo que satisfeita, além disso comem grandes quantidades em pouco tempo.
Imagem relacionada
As causas mais comuns são :
  • Dietas incorretas e exageradas - Muito rígidas, levando a um distúrbio psicológico relacionado a ansiedade, depressão pela privação do alimento;
  • Mudanças emocionais - A adaptação destas mudanças podem levar a comer compulsivamente para aliviar o sofrimento;
  • Estresse - Em momentos de alto stress a pessoa come para aliviar a tensão;
  • Imagem corporal - Pessoas acima do peso, sempre procuram por dietas, levando um período comento pouco, e em seguida comendo muito, compulsivamente como forma de compensação;
  • Problemas emocionais e psicológicos -  Ligados a bulimia, depressão, ansiedade, traumas do passado, como abuso sexual, negligencias etc...
TRATAMENTO
Assim como os demais transtornos, o compulsivo alimentar deverá passar por um conjunto de especialistas da saúde para diagnosticar e trata-lo, como um endocrinologista, psiquiatra, nutricionista, e psicologo pois geralmente, como já dito anteriormente, a compulsão alimentar está relacionada a problemas psicológicos, que se não tratados a medicação será apenas um paliativo.

Resultado de imagem para imagens de pessoas com disturbios alimentares

Cuide de sua saúde, física e mental, e seja feliz como você é.

Resultado de imagem para imagens de felicidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário