terça-feira, 20 de dezembro de 2016




Hoje vamos falar sobre as diferenças entre medo, fobia e pânico. É importante entender cada um destes assuntos, pois muitas pessoas confundem estes temas.

MEDO
O medo é uma reação natural do organismo mediante a alguma ameaça. Ele é necessário, pois trata-se de um instinto de sobrevivência e proteção, que muitas vezes mediante a estas ameaças, atacamos ou fugimos como forma de reagir a este medo. 
Por exemplo medo de entrar em uma caverna escura, é natural, pois se não sabemos o que iremos encontrar lá, nosso instinto natural é sentir medo de poder encontrar algo que leve a algum risco a nossa vida, ou seja trata-se de medo real.  
Muitas vezes o medo está relacionado ao instinto de agressividade, algumas pessoas ficam agressivas ao sentirem medo, outras apenas se retraem. Por exemplo ao levar um susto a pessoa grita, xinga fica agressiva, outras ficam pálidas e se retraem.
No mundo atual, os medos são cada vez mais reais, a violência cotidiana nos leva a ter muitos medos, como por exemplo, medo de ser assaltado em uma determinada região. Este comportamento é necessário a fim de que se proteja do que realmente faz sentido.
Resultado de imagem para figuras de pessoas com medo

FOBIA
Já a fobia, é um conjunto de medos irracionais, porém muitos pesquisadores afirmam que muitas destas fobias tem base evolutiva. Alguns exemplos como medo de altura (acrofobia), medo de fogo (pirofobia), medo de lugares apertados ou fechados (claustrofobia). Porém estes medos muitas vezes não possuem uma base concreta, não há um motivo para este medo, não á um risco real, por este motivo chamamos de fobia.
A fobia, por ser um medo irracional, provoca muita ansiedade, por isto chamados de transtornos de Ansiedade de Fobia especifica, como por exemplo Fobia social (pessoas que não conseguem falar em público, conversar com estranhos, etc...)
Resultado de imagem para imagens de pessoas com fobias
Existem vários tratamentos para as fobias, mas o mais comum é o chamado "dessensibilização sistêmica", neste sistema, aos poucos a pessoa vai entrando em contato com o medo, ou seja criamos estímulos pequenos e aumentamos aos poucos em momentos que a pessoa está mais tranquila, associando o estimulo com algo bom, invertendo o sentimento. Porém só este tratamento somente dará resultado em terapia, pois deverá ser associado ao entendimento dos motivos que levam a pessoa a ter estas fobias. Um psicologo deverá ser consultado para fazer um trabalho junto com o paciente.
Acrofobia é o medo de lugares altos, ou de cair desses lugares

PÂNICO
O pânico pode aparecer como um episódio isolado ou como um transtorno, conhecido, neste caso como Síndrome do Pânico.
O nome "Pânico", popularmente conhecido, vem da mitologia grega relacionado a uma reação do deus Pã, que provocava sentimentos de pavor em pessoas que se perdiam nas florestas omo forma de proteger as matas e seus habitantes de invasores.
Resultado de imagem para imagens de pessoas com sindrome do panico
O Pânico acontece de forma repentina sem um motivo específico conhecido, ou seja, sem necessariamente haver um estímulo específico. Ele provoca uma série de reações fisiológicas como: Taquicardia, falta de ar, formigamento em diversas partes do corpo, choro repentino, náuseas, tremores, calafrios, e principalmente a sensação de estar perdendo o controle ou sensação de morte. Este episódio pode durar de 15 minutos a 1 horas.
Resultado de imagem para imagens de pessoas com sindrome do panico
O transtorno de pânico, como já mencionado acima é a associação de mais de um episódio, que pode vir associado a uma outra condição chamada de Agorafobia, que seria o medo de lugares públicos, abertos onde não se tem segurança ou proteção, mas não necessariamente está associada a isto. Muitas fobias podem trazer sintomas parecidos com a síndrome do pânico, porem não há informações de terem alguma relação, pois esta sensação estará relacionada ao objeto causador da fobia, diferente do pânico, que não haverá um objeto para que o sintoma apareça.
Resultado de imagem para imagens de pessoas com sindrome do panico
Causas

Não s/ao muito claras as causas da Síndrome do pânico, porem acredita-se que podem estar associadas a fatores desencadeadores como: Genética, Estresse por exemplo.

Tratamento
O tratamento é conduzido para aos poucos reduzir a quantidade de crises. A forma principal é por meio de psicoterapia e, dependendo do caso, o uso de medicamentos para que se obtenha um resultado mais rápido. Porém um não dispensa o outro. O tratamento com medicamentos utiliza-se de antidepressivos, devendo a pessoa buscar por um médico psiquiatra para que este possa prescrever o receituário.

Procure ajuda caso se identifique com estas situações, cuidar da saúde mental e cuidar de si.




Fonte:

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-do-panico
http://pablo.deassis.net.br/2011/08/medo-fobia-e-panico/


Nenhum comentário:

Postar um comentário