sexta-feira, 27 de outubro de 2017


Halloween - Dia das Bruxas

Vamos falar hoje sobre este novo jeito de trazer culturas de fora para o Brasil, e porque as bruxas encantam tanto?
Para nós, a comemoração do dia das bruxas é algo relativamente novo, e o que está por de traz dessa cultura que estamos importando?
Antes de falar sobre isto, vamos entender o que é o tal do Halloween. 
Dia Das Bruxas, Jack O Lanterna, Abóbora
A tradição do Halloween foi levada pelos Irlandeses aos Estados Unidos, cujo significado se refere a noite sagrada de 31 de outubro, véspera do dia de todos os Santos, referência a data criada pela igreja católica. Algumas teorias sugerem que a origem tenha surgido entre o povo celta, através de festividades pagãs do fim do período do verão e inicio do inverno. Acreditava-se, nesta época que os espíritos dos mortos regressavam para visitar suas casas e também poderiam surgir assombrações para  amaldiçoar os animais e as colheitas, utilizando-se símbolos celtas para afastar os maus espíritos. 
A expressão vem do "All Hallow's Eve", que significa Véspera de todos os Santos.

Mas como fomos contagiados por esta cultura, que no fundo não tem nenhum significado cultural para nós?
No Brasil, o Halloween é comemorado mais em festas particulares e iniciou-se em escolas de Inglês e escolas particulares de ensino fundamental, e o movimento acabou crescendo neste meio, mas mesmo assim não chega ser uma manifestação tão forte quanto nos países Anglo saxônicos. Aqui muitos adolescentes e crianças comemoram a data assistindo filmes de terror, envolvendo bruxas e fantasmas.
Em 2003, na tentativa de atribuir um novo sentido à data no Brasil e para incentivo a cultura local, foi criado um projeto de lei de numero 2.762/2003 intitulado o dia como o Dia do Saci e seus amigos, com a alegação de ter certa similaridade com as travessuras do Halloween, porém a data não pegou.

O interesse das crianças pelos temas de terror é interessante, normalmente, apesar de sentirem medo, sentem-se atraídas pelo desconhecido, e a adrenalina do medo é contagiante. A fantasia criada pelas brincadeiras e pelas roupas relacionadas ao tema, tem um significado especial. Pedir doces de casa em casa, acaba sendo algo lúdico que trás uma experiencia de prazer diferente às crianças, pois neste momento a travessura está liberada.

Há quem acredite que incentivar estes sentimentos é prejudicial, mas porque reprimir as emoções negativas que sentimos? Este contato com as emoções negativas faz-se necessários, o mal e o bem existem e todos possuem estes sentimentos. Então, porque sentir culpa ou vergonha por perceber que sentimos algo assim? Porque é feio demonstrar coisas negativas, assim a sociedade considera.
A rejeição a nossa "bruxa interior", pela culpa ou vergonha pode se manifestar através de sintomas de tensão, associado a raiva, ansiedade ou frustração. Tais manifestações é consequência daquilo que não dizemos e das contrariedades que guardamos dentro nós.
Mas e para as crianças, como é isso?
As crianças não costumam reprimir estes sentimentos da mesma forma que os adultos, é claro que incentivar sentimentos de medo, raiva, agressividade, nunca será bom, porém que mal há em transformar estes sentimentos em algo doce...
O mais importante é que no resto do ano, pais, professores e demais educadores, criem datas que incentivem a gratidão, o fazer o bem, à família, e porque não, a doação de si próprio. 
Que tal criarmos o dia da GRATIDÃO? Podemos copiar, o dia de Ação de Graças e transformá-lo em algo nosso, bem brasileiro, um dia onde todos possam agradecer e se doar um pouquinho, as crianças irão sentir-se muito prazer ao fazer isso, pode ter certeza.

Fonte:
https://www.significados.com.br/halloween/
http://brasilescola.uol.com.br/halloween/halloween-no-brasil.htm
http://www.psic.com.pt/halloween-a-bruxa-interior/
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151029_origem_halloween_rb

Nenhum comentário:

Postar um comentário