quarta-feira, 11 de outubro de 2017

A CRIANÇA DE HOJE

Bem, estamos no mês da criança, e sabemos que atualmente as crianças têm um desenvolvimento psíquico e motor  bem diferente de tempos atrás. Vejo muita gente dizer, nossa que criança esperta, já sabe mexer no computador e no celular com apenas 2 anos!!!!
É incrível, não é mesmo??? Por outro lado, percebo crianças que não conseguem andar de bicicleta e pular corda com 10 anos de idade, pois seu mundo é muito virtual e acabam com alguns problemas como a obesidade por exemplo, pois além da alimentação ser pouco saudável, a atividade física e o equilíbrio, são muito importantes para o desenvolvimento motor e cognitivo.
Mas isto não é culpa da criança, é comum ver adultos que para distrair a criança, ainda pequena colocam-na em frente da televisão, ou com um joguinho em seu tablet, celular, ou computador.
Criança, Homem, A Criança No Manne
Ser criança hoje em dia é demonstrar mais independência, mas apenas em determinadas questões, pois ainda percebemos uma dependência comoda, em alguns casos, onde as crianças vivem na espera de um adulto para resolver coisas simples como: amarrar os sapatos, pentear os cabelos, trocar de roupas. E porque isto acontece? A resposta é simples, é mais fácil fazer que ensinar, falta tempo e paciência. 
As escolas vem se preparando para o novo conceito de criança, isto é muito bom, mas a escola não é responsável pela educação das crianças, e sim a família.
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Desde o final do século XIX, várias áreas do conhecimento vem estudando a infância, mas somente no seculo XXI, novas disciplinas como Ciências Sociais, Neurociências e a Economia assumiram um papel importante ao colocar as crianças como prioridades das políticas e dos investimentos em equipamentos educacionais, creches formação de educadores e outras iniciativas. Isso é essencial nos dias de hoje, tendo em vista que as famílias estão cada vez mais dependentes de instituições para complementar a educação dos filhos.
Mas algumas características no desenvolvimento das crianças atuais, preocupam e muito. A agressividade, a carência afetiva, a depressão e a super estimulação das crianças, são situações em que aparecem como uma tendência. O excesso de estímulo pode desenvolver a insegurança e a hiperatividade, o inseguro é o que não irá conseguir acompanhar o ritmo do grupo.
O medo do escuro, parece ser o mesmo de tempos atras, mas no fundo é um medo diferente, um medo que envolve tecnologia, onde coisas saem dos computadores e dos jogos violentos que estão a disposição das crianças.
Alguns pais perguntam, com que idade devo deixar meu filho brincar no computador ou com jogos eletrônicos? Não há uma resposta exata, pois o importante é acompanhar o tempo de seu filho, porém tudo que é excesso não é bom, o importante é dividir as atividades entre os jogos e outras atividades lúdicas que o ajudarão no desenvolvimento físico e de sua personalidade.
Estimule brincadeiras nos parques ao ar livre, permita o contato com outras crianças e animais.
Cão, Homem, Um Amigo Do Homem, Diversão
Outra questão muito interessante é a quantidade de crianças que dormem com seus pais, mesmo tendo seu próprio espaço. Vale aqui colocar a importância do respeito ao espaço e ao ambiente de cada um.
Os pais precisam de privacidade e a criança também, é muito prejudicial para o desenvolvimento emocional, que os pais cedam a estas questões, e muitas vezes as questões são mais deles, dos pais, do que das crianças, o que acaba impedindo-as de estar em seu próprio espaço e de criar sua independência. 
Crianças, Jogar, Rocha, Balanço, Lazer
Para uma melhor compreensão, vamos incluir alguns pontos importantes no desenvolvimento da criança:
Primeira Infância (até os 3 anos)
É na primeira infância, que a se determina a capacidade cognitiva e socialização, pois é nesta fase que o cérebro absorve todas as informações através dos estímulos. Nesta fase muita coisa acontece em sua pequena vida, pois a criança se descobre como um ser independente.
Segunda Infância (dos 3 aos 6 anos)
Nesta fase a criança está apta a expandir o uso do pensamento simbólico, mas ainda não estão totalmente preparadas para se envolver em operações mentais mais complexas. É comum a criança apresentar alguns distúrbios do sono, como enurese (xixi na cama), sonambulismo, pesadelos, que passam no decorrer do tempo, e é nesta fase que normalmente os filhos vão para a cama dos pais, vale os cuidados de lidar com essa situação de forma gradativa, sem a invasão do espaço um do outro.
Terceira Infância (dos 6 aos 12 anos)
Nesta fase as crianças começam a comparar-se umas com as outras de mesma idade, passam a ter mais responsabilidade e também fazem mais exigências. Também é nesta fase que inicia o desenvolvimento da vida social da criança, ou seja, os pais e a família perdem importância, seu comportamento muda de acordo com o avanço da idade, e a sociabilização fica em torno dos amigos e professores. Nesta fase começam as mudanças em seu corpo que se prepara para a adolescência, a pré-adolescência. Eles sentem-se rejeitados, pois são marcados por intensas transformações físicas,  principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e o desenvolvimento da sexualidade, dando inicio a puberdade. Nesta fase é muito importante que os adultos fiquem atentos, pois é comum o aparecimento de alguns problemas psicológicos, como depressão, distúrbios alimentares, e outros transtornos...

Menino, Menina, Lado A Lado, Crianças

PERMITA QUE SEU FILHO SEJA CRIANÇA, DENTRO DE SEU TEMPO 
Não apresse sua natureza, não proteja em excesso, nem deixe de protegê-lo,  permita que viva o seu momento.
Não leve seu conflito pessoal para seu filho. Criança não namora, criança não deve estar dentro de um ambiente violento, criança precisa de amor e carinho, criança precisa brincar.




fonte:
https://www.abcdobebe.com/criancas/etapas-do-desenvolvimento/terceira-infancia-da-crianca/
http://www.blogpsicologos.com.br/psicologia/desenvolvimento-humano/item/20-primeira-infancia-desenvolvimento-humano
http://desenvolvimento-infantil.blog.br/como-a-crianca-era-vista-no-passado-como-ela-e-vista-hoje/

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