terça-feira, 24 de outubro de 2017


SINDROME DE BURNOUT

E o que é isso? 
Do nome em inglês Burn - queima Out - Exterior, significa queimar por completo, ou seja,  algo em si esta errado provocado por algo externo, causando o esgotamento físico e mental no indivíduo.
Qualquer tipo de trabalho que a pessoa se sinta em condição e estado de desgaste intenso, tanto de forma física como emocional, pode causar a síndrome.
Mas nem sempre se consegue diagnosticar de imediato, pois geralmente os primeiros sintomas são de depressão.
Empresário, Caixas, Transporte, Entrega
As principais características da Síndrome de Burnout, é a sensação de extrema exaustão, mesmo em períodos de descanso,  distanciamento, isolamento, agressividade, e principalmente a falta de interesse no trabalho que ocasiona no desejo intenso de não ir trabalhar, ou seja, a falta de motivação e completo desânimo. Estes são alguns dos sintomas, que abaixo detalharemos melhor.
Caixeiro, Negócios, Mulher De Negócios
Descrito pela primeira vez pelo médico psicólogo alemão Herbert Freudenberger (1926-1999), que se auto-diagnosticou em 1974, atualmente o transtorno está registrado no grupo V da CID 10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas 
Relacionados à Saúde), sendo considerada de caráter depressivo, devido ao comportamento que a pessoa afetada apresenta.
Considerada como o ponto máximo do estresse profissional,  pessoas viciadas em trabalho (chamados workaholics), são sérios candidatos a adquirirem a doença, mas no geral, o excesso de cobrança, altas metas, o ambiente de trabalho hostil, competitividade excessiva além da própria capacidade, são alguns dos fatores que podem levar as pessoas e desenvolverem a doença.
Em geral, profissionais que lidam de forma intensa com pessoas, e de alguma forma influenciam em suas vidas, são os mais propensos a adquirirem a doença, como por exemplo: Professores, policiais, bombeiros, médicos, advogados, jornalistas, bancários, profissionais de telemarketing, etc...

SINTOMAS:
Agressividade constante, isolamento, mudança de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falha de memória, ansiedade, tristeza, pessimismo, sentimentos negativos, falta de vontade intensa de ir trabalhar, paranoia - (sentimento de perseguição). 
Algumas pessoas recorrem ao álcool e as drogas.
É possível que a pessoa desenvolva sintomas físicos também, como enxaqueca, cansaço intenso, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, crise de asma, distúrbios gastro-intestinais, problemas cardiovasculares e em mulheres, alteração do ciclo menstrual.
TRATAMENTO:
O tratamento é feito geralmente com medicamentos anti-depressivos e terapia, em alguns casos, o afastamento do trabalho será necessário, e indicado pelo médico, para que os resultados ao tratamento possam surtir efeito.
Porém será necessário uma mudança no estilo de vida da pessoa, como incluir atividades físicas em sua rotina, fazer exercícios de relaxamento, (yoga, pilates, respiração, por exemplo), ajudam a controlar os sintomas, além de buscar atividades de trabalho que lhe dê mais prazer, mesmo em tempos difíceis como atualmente.
IMPORTANTE:
É muito importante procurar ajuda médica o mais rápido possível, pois é comum ocorrerem demissões pela falta de interesse do profissional ao trabalho, por desconhecimento dos gestores destes problemas. Além disso, como dito acima, outros problemas de saúde podem afetar a pessoa e a hipertensão e problemas cardíacos são comuns, sendo necessário o tratamento imediato.
Escritório, Freelance, Computador
Fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Fonte:
https://www.significados.com.br/sindrome-de-burnout/
http://uniica.com.br/artigo/sindrome-de-burnout-a-doenca-do-esgotamento-profissional/
http://www.rhevistarh.com.br/portal/?p=524

2 comentários: