quinta-feira, 5 de outubro de 2017

CONFLITO DE ADOLESCENTE NOS DIAS DE HOJE

Tenho notado no consultório que os adolescentes de hoje vem enfrentando dúvidas diferentes, e os adultos que estão próximos não conseguem lidar com isso, pois em sua época era pouco comum ver um adolescente triste em um canto, aparentemente sem um motivo claro.
É muito complicado entender o que pode estar por trás disso, mas não deve jamais deixar de dar a devida importância. Muitas vezes sua dor é tanta que a automutilação ajuda a enfrentar essa dor.  
Popular Photo Categories

E o que é a automutilação?

Pode ser definida como um comportamento intencional de agressão direta ao próprio corpo, por qualquer meio, sem intenção de suicídio, a intenção é de machucar a si próprio fisicamente.
Muitos acham que quando um adolescente se auto-mutila, ele quer chamar a atenção, mas isso é um engano, pois geralmente quem faz isso não deseja que ninguém veja, por isso escolhe uma região do corpo, que possa esconder.

É como se a dor física aliviasse a dor emocional. Há várias formas de se auto-mutilar, a mais comum é fazer cortes em partes do corpo, mas há casos de pessoas que se esmurram, beliscam, chicoteiam-se, auto-sufocam por alguns segundos, queimar-se, etc..., ou seja, qualquer tipo de agressão física contra seu próprio corpo.
Pessoas que cometem estes atos, normalmente estão passando por um grande sofrimento, e nem sempre quem está por perto tem condições de entender seus motivos.


A depressão é cada vez mais comum na adolescência, e nem sempre há também uma explicação clara. Muitas vezes, jovens que possuem tudo para serem felizes, se percebem infinitamente tristes, isolados como se tudo estivesse voltado contra si. 
A depressão é uma doença como outra qualquer e deve ser tratada. Mas nem toda tristeza é depressão, por isso é importante ficar atento aos sintomas, separando o que é tristeza do que é depressão.
Há muitos pesquisadores que acreditam que um desiquilíbrio nos níveis de serotonina pode influenciar o estado de humor da pessoa e provocar a depressão, sendo necessário um tratamento com medicamentos.


Como aqui estamos tradando especificamente das questões dos adolescentes, vale a pena observar o comportamento de seus filhos nesta fase, observe se estão se isolando, chorando com frequência, saindo pouco, se trancando em casa, passando muitas horas assistindo séries e filmes, sem muita interação com amigos e parentes.
Não ache que é normal, e também não questione seus motivos, tente ajudá-lo com afeto e carinho. Procure ajuda de especialistas da área médica e psicológica, há casos que a terapia pode resolver, e outros que será necessário uso de medicação, para cuidar das questões físicas, e a terapia para cuidar das questões emocionais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário