segunda-feira, 6 de novembro de 2017

MELANCOLIA


Hoje falaremos de melancolia, mas como falar de algo que não sabemos explicar ou nomear exatamente?

Pois bem, a melancolia tem um significado e trata-se de um estado de tristeza profunda e apatia continua, é mais um tipo de depressão e possui os mesmos sintomas, ou seja, falta de interesse por qualquer coisa ao seu redor. Nem mesmo os acontecimentos de alegria e prazer lhe fazem se sentir menos triste, e na maioria das vezes não há uma explicação aparente para este sentimento.
A melancolia não é uma doença da modernidade, já no seculo V a.C, Hipócrates classificou a melancolia como doença e criou a teoria dos 4 humores corporais, sangue, fleugma, billis amarela e billis negra,  sendo o equilíbrio e o desequilíbrio responsável pela saúde ou enfermidade de um individuo. Na época acreditava-se que este equilíbrio sofria influência de Saturno, este levava o baço a expelir billis negra em excesso, causando a melancolia.
Fisicamente o estado de melancolia se reflete na aparência sempre abatida, no emagrecimento e olhar fixo para o infinito.

Para a psiquiatria a melancolia é uma síndrome que se caracteriza pela sensação de impotência, inutilidade , pensamentos negativos, dificuldade de concentração, falta de apetite, insônia, ansiedade, idéias constantes de morte. A melancolia também é um dos sintomas da psicose maníaco depressivo (bipolaridade)
Para Freud, a melancolia é um estado emociona similar ao processo de luto, embora não haja necessariamente uma perda (perda narcisista), que o caracterize, pois nem sempre há uma causa explicável que defina este sentimento.
Porém, no processo de luto a melancolia se faz presente em algumas de suas fases.


Na melancolia, o individuo vivencia de uma forma contínua e automática o aparecimento de pensamentos negativos, ou seja o pessimismo sempre estará presente tomando conta de seus pensamentos, por exemplo: "isso não vai dar certo, vou perder meu emprego, meu parceiro vai me deixar, eu sou muito infeliz, ninguém gosta de mim"...etc
Muitas vezes estes sintomas surgem devido a uma falta de controle do individuo sobre uma situação adversa, e sua impotência o paralisa não permitindo pensar em uma saída.
Surge o sentimento de um grande vazio, este sentimento permite a entrada do fluxo de pensamentos negativos, pois ele não acredita existir algo de si capaz de fazer as mudanças necessárias para seu equilíbrio.

TRATAMENTO
O tratamento se dá através de medicamentos antidepressivos e principalmente com ajuda de terapia. 
Os medicamentos são utilizados para trazer um equilíbrio na mente da pessoa para que assim consiga organizar suas  idéias e absorver o tratamento psicoterápico.
É importante salientar que a melancolia não está presente apenas nos adultos, crianças também sofrem de melancolia, e assim que forem observados estes sintomas, deve-se buscar ajuda médica e psicológica.


Fonte:
https://www.significados.com.br/melancolia/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Melancolia#Nos_dias_atuais
Livro : História da Melancolia - Táki Atanássios CORDÁS e Matheus Schumaker EMILIO  (ARTAMED)- ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria

Um comentário:

  1. Como toda doença, esta precisa de muita atenção, pois é silenciosa! Bacana você ter colocado o assunto para que estejamos atentos aos sintomas que amigos e familiares possam vir a apresentar.

    ResponderExcluir