domingo, 27 de agosto de 2017

HOJE 27/08 - DIA DO PSICÓLOGO

O dia do psicólogo no Brasil é comemorado todo dia 27 de agosto, esta data foi escolhida por ter sido no dia 27/08/1962 que a profissão de psicólogo foi reconhecida legalmente através da lei 4.119.
E neste dia, não poderia deixar de escrever algo em homenagem a minha profissão. Esta minha escolha se deu por eu sempre ter desejado a entender melhor a humanidade, seus comportamentos e anseios, a vida e tudo que gira ao redor dela.
Cérebro, Cabeça, Psicologia, Mente Fechada
Posso dizer o quanto é gratificante observar os resultados que um olhar, uma escuta, uma observação diferente e o acolhimento, podem trazer ao próximo.
Por isso quero homenagear a todos os meus colegas de profissão, seja em qualquer abordagem, qualquer tipo de trabalho, pois hoje estamos representados em diversas áreas, todas com igual importância, olhando para o ser humano de forma diferente.
Consultoria, Informações, Discussão

Atualmente o psicologo atua, em clínicas de psicoterapia, hospitais, área organizacional, jurídica, institucional, educacional e pedagógica, neurológica, gerontológica, distúrbios diversos, laudos para cirurgias como bariátrica, vasectomia, estereotomia, entre outras....
Face, Mulher, Puzzle, Psicologia, Personalidade, Erro

Nas clinicas, o psicólogo pode atuar em diversas em diversas abordagens, todas com sua importância específica, e adequam ar as diversas necessidades do ser humano, pois nós somos diferentes, ou seja, cada pessoa se sente melhor amparado por uma forma de tratamento, de abordagem, entenda qual seria a melhor para você.
Pensamento, Idéia, Inovação, Imaginação

Na área clinica os psicólogos atuam para ajudar no entendimento emocional da pessoa, permitindo que encontre seu caminho. Muitos problemas de saúde estão comprovadamente relacionado aos problemas emocionais, como a depressão, a síndrome do pânico, a ansiedade, transtornos alimentares... entre tantos outros.
Psicoterapeuta com caracteres pacientes deitados —  Vetores de Stock #84359830
O que faz um psicólogo clínico?
O campo de atuação da psicologia clínica é um dos maiores e inclui os seguintes atendimentos:
  • Saúde mental : Crianças, adolescentes, adultos e idosos;
  • Problemas de aprendizagem;
  • Distúrbios emocionais;
  • Tratamento de dependentes químicos (álcool e drogas);
  • Abusos moral e sexual;
  • Questões da sexualidade e de gênero;
Mas é importante enfatizar que o psicologo clinico, embora trate pacientes com distúrbios mentais e outros transtorno, não lhe é permitido, pelas leis brasileiras, a receitar medicamentos, devendo este, quando identificar a necessidade, encaminhar o paciente ao médico da especialidade mais adequada ao problema encontrado.

Como acima mencionado, o psicólogo clinico poderá atuar com diferentes abordagens e técnicas. 
Abaixo coloco as mais utilizadas no momento para conhecimento e escolha, todas são eficazes, porém cada um se adapta melhor a uma ou a outra.
Psicoterapeuta com fobia de paciente discutindo mentiroso. Ilustração vetorial —  Vetores de Stock #94416106

Psicanalítica: 

A psicanálise é a abordagem de Sigmund Freud, (1856-1939), médico neurologista que ao investigar o tratamento de doenças mentais e neuroses, descobriu que muitos dos problemas estavam relacionados às questões do nosso inconsciente, como conflitos sexuais, e outras questões originadas na infância.
Na abordagem psicanalítica, os impulsos são reprimidos pela consciência, e ficam no subconsciente podendo gerar problemas mentais ou físicos, somatizados por não termos acesso estas questões não resolvidas.
O psicólogo que atua nesta abordagem trabalha com o que chamamos de associações livres, ajudando, através de suas intervenções, mediante a fala do paciente de suas emoções, pensamentos, idéias, permitindo assim, que o próprio paciente a faça suas associações livres, trazendo para o consciente aquilo que o incomoda.
Outras correntes psicanalíticas surgiram posterior a Freud, como John Frederick Winnicot, Jacques Marie Émile Lacan
Melanie Klein, esta por sua vez não considera a sua linha uma abordagem dentro da psicanalise, como Winnicot e Lacan, mas sim uma complementação a teoria Freudiana, com novas idéias, mas ainda dentro do conceito psicanalítico de Freud.
 
Analítica - Junguiana:
Carl Gustav Jung, era discípulo de Freud e admirador de sua obra, eles trabalharam juntos por muitos anos, porém, devido a discordância entre eles em alguns aspectos, acabaram se separando e Jung criou sua própria abordagem. As principais diferenças entre Freud e Jung estão relacionadas a ideia de inconsciente, análise dos sonhos e sexualidade. Jung acreditava que a psique humana é composta de três componentes, o Ego, o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo, este último para os Junguianos pode ser compartilhado pelos indivíduos através de histórias e composição genética. A principal característica de quem segue esta abordagem é esta questão do inconsciente coletivo, da análise dos sonhos, envolvendo outras simbologias e podem ter implicações criativas que vão além do passado para o futuro, e os arquétipos, uma espécie de imagem incrustada no inconsciente coletivo das pessoas, ou seja um comportamento similar entre as elas, porem não há uma forma específica fixada, mas referem-se as imagens universais que existiram desde tempos mais remotos e refletindo nesta pessoas, como os mitos e o conto de fadas por exemplo.
Diferenças de Freud e Jung sobre religião

Comportamental:
A abordagem comportamental rejeita a ideia que a mente e o inconsciente sejam um único objeto de estudo, ou seja, para os analistas do comportamento o foco está no que é observável e passível de ser testado e medido. As técnicas desta abordagem se baseiam no experimento, ou seja o terapeuta irá avaliar qual quais são os comportamentos disfuncionais, ou seja, os hábitos, ações do indivíduo que lhe causam o sofrimento ou trazem algum mal a saúde, e ao ter maior consciência disto, terão mais conrole sobre suas ações e irão alterar o seu comportamento.

Cognitivo & Comportamental:
Parecem a mesma, mas não são, há psicólogos que trabalham somente o comportamento e outros que atuam na chamada TCC, Técnica Cognitivo Comportamental. Podemos dizer que há uma complementação entre elas, pois a cognição são nossos pensamentos, logo o comportamento é a técnica que utilizamos para alterar nosso pensamento, no entanto muitos terapeutas não utilizam-se de técnicas cognitivas. Neste, os processos mentais estabelecidos ao longo das experiências vividas influenciam no comportamento das pessoas e no desenvolvimento intelectual. Esta técnica tem sido muito utilizada nos tratamentos de síndrome do Pânico, disturbios alimentares, transtorno de humor, entre outros...

Fenomenológica ou Gestalt-terapia:
Esta abordagem está influenciada pelo existencialismo, humanismo e a fenomenologia, ou seja voltar para si mesmo, chamado também no aqui e agora, levando-se em conta sempre o meio ambiente, na auto regulação e ajustamento criativos do indivíduo, não deixando de lado o meio social.
Surgida no pós guerra, em torno dos anos de 1940 e 1950, o conceito do aqui agora, refere-se a ideia de que o que representa como fenômeno no momento atual deve ser levado em consideração. A relação do terapeuta com o paciente é de extrema importância nesta abordagem para o tratamento, já que o trabalho é focado na relação, servindo como modelo vivencial das experiências do consulente (paciente), acreditando-se que toda tomada de consciência advenha desta experiência, buscando o desenvolvimento da intuição, da liberdade e da sensibilidade.

Psicodrama:
O Psicodrama baseia-se nm conjunto de técnicas, em que através do jogo teatral improvisado se visa exprimir e desenvolver as disposições mentais latentes dissimuladas ou repudiadas da vida mental, e principalmente da vida psíquica, para quem trabalha com esta abordagem, diferente do fenomenológico, este acredita que o paciente tem dificuldades em trabalhar o aqui e agora, eles concebem o homem como um ser inacabado em construção.
A vivência  de suas experiências através do jogo dramatúrgico fará ressurgir comportamentos, fantasias e afetos que ajudarão a descobrir, modificar e desenvolver a personalidade.

Há outras técnicas ainda sendo introduzidas mais recentemente, como a Constelação familiar, já sendo utilizada para diversas questões relacionada à família. Esta técnica utiliza-se de pessoas desconhecidas para representar membros da família que o paciente e o terapeuta entendem ser importante para a solução do seu problema.
Cabeça, Mulher, Pessoa, Pessoas, Cara, Perfil, Solidão
Para crianças, são utilizadas técnicas de ludoterapia, para todas as abordagens, embora cada uma utiliza formas diferentes de apresentar os jogos e brinquedos às crianças em tratamento. 
O tratamento infantil, sempre é feito em parceria com a família, pois são aspectos familiares que podem estar afetando o comportamento da criança, e os pais e familiares poderão apoiar o terapeuta no trabalho psicológico.
Família, Pai, Mãe, Criança, Menina
A terapia de casal e terapia familiar, também vem sendo muito praticadas, e com excelentes resultados, sendo de suma importância para o tratamento das questões conjugais e/ou do âmbito familiar. 
Há outras especialidades também importantes para o diagnostico de distúrbios e problemas psicológicos, como:

  • O Neuropsicólogo, é o responsável pelo diagnóstico e tratamento dos problemas psicológicos neurológicos e por utilizando ferramentas especificas, como testes, que somente um psicólogo formado pode utilizar.
  • O Psicopedagogo é o responsável por traçar o diagnostico, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, sobre questões relacionadas a aprendizagem.
Saúde Mental, Psicologia, Psiquiatria

Procure um psicólogo.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip
http://www.psicologiamsn.com/2011/07/o-que-e-psicologia-clinica.html
https://nortonsafe.search.ask.com/web?chn=1004930&doi=2017-08-27&geo=BR&guid=5EA87EBB-34A0-4793-988B-6F4B0171D840&locale=pt_BR&o=APN11908&p2=%5EET%5Ecd00br%5Edefzzz&page=1&prt=Default&ver=22.10.0.85&q=Diferen%C3%A7as+da+psican%C3%A1lise+de+Freud+e+Jung&tpr=5&ots=1503876186383


Nenhum comentário:

Postar um comentário