quarta-feira, 16 de agosto de 2017

SAUDADES

O que dizer sobre saudades?
Significado conforme o dicionário: Substantivo feminino sentimento nostálgico causado pela ausência de algo ou alguém, ou desejo/vontade de reviver experiências, situações ou momentos já passados....
Mas, porque sentimos saudades? O que de fato nos leva a tal sentimento?

Embora há quem afirme que "saudade" é uma palavra exclusiva da língua portuguesa, e é intradutível para outros idiomas, o seu sentimento é universal, pois faz parte da natureza humana, aparece em qualquer momento da vida e pode estar relacionado a pessoas, lugares e a momentos que foram vivenciados.
Até as crianças sentem saudades, então podemos afirmar que qualquer coisa que estamos fazendo agora, poderemos sentir saudades disso um dia mais para frente. A saudade pode ser negativa se estiver relacionada a algum tipo de sofrimento.
Há pessoas que vivem no passado em uma nostalgia eterna, neste caso podemos dizer que a saudade é negativa. Mas a maioria das vezes é um sentimento positivo, onde se traz do passados as boas lembranças das coisas vividas.
Resultado de imagem para imagens de saudades de amigos

As pessoas que sofrem muito de saudades em geral não aceitam a realidade atual porque foram muito felizes no passado e não conseguem ser na atualidade, não se sentem capazes de recuperar algo ou alguém que ficou no passado e lhe fazem muita falta. Muitas vezes pode estar relacionado a um sentimento de culpa por esta perda.
Quantas vezes não ouvimos dizer que saudades dói, sim a dor existe porque trata-se de algo que não podemos trazer de volta, porque está lá no passado, em algo que já foi vivido. Para acabar com esse sofrimento o melhor a fazer é tentar trazer a alegria do passado para o presente, mas de forma diferente, atual vivendo o agora, parando de se lamentar e de se culpar por não ter mais aquilo que antes tinha.


É fato que para sentir saudades é necessário ter lembranças, recordações. Então o que significa lembrar? Lembrar quer dizer que conseguimos trazer para a memória algo que foi gravado em nossa memória, algo que foi percebido, aprendido  conhecido, vivido e que foi retido em nossa mente.
As recordações ficam gravadas em nosso cérebro, não estão relacionadas a sentimentos e emoções, então não nos entristecem ou nos alegram isoladamente. Sentir saudades não é simplesmente lembrar, é ansiar por alguém, por alguma coisa ou pelos momentos que foram vividos mediante aquelas recordações. Lembrar é trazer as cenas que passaram de volta a nossa mente, e com elas os sentimento, as emoções que estas cenas representam. Se felizes poderão nos fazer felizes por um instante, nostálgicos ou até tristes pela impotência de não conseguirmos trazer aquele momento, aquela pessoa ou aquele lugar de volta. As cenas tristes, também trarão tristeza e impotência por não ter conseguido evitar aquele momento.
Mas é bom sentir saudades, desde que não se viva eternamente neste passado. O importante é saber a hora de viver o agora, para construir boas lembranças e assim se permitir sentir saudades destes momentos no futuro.



https://super.abril.com.br/comportamento/por-que-sentimos-saudade/


Nenhum comentário:

Postar um comentário