segunda-feira, 7 de agosto de 2017

ALCOOLISMO

Nunca é demais falar sobre este tema, ainda mais nos tempos de hoje, onde percebemos que os jovens iniciam cada vez mais cedo na bebida, independente de ter ou não familiares que ingerem bebidas alcoólicas.
Alguns podem pensar que alcoólatra é aquele que bebe até cair, mas se engana, alcoólatra é aquele que precisa beber constantemente, não consegue viver sem beber uma ou mais doses de algo alcoólico por dia ou por semana.
E quantas pessoas dizem beber socialmente, mas ingerem bebida alcoólica todos os finais de semana, sem exceção.
Definição:
Alcoólatra é aquele que consome bebidas alcoólicas de forma compulsiva e descontrolada, a maior parte dos casos com implicações negativas à saúde. Em termos médicos o alcoolismo é considerado uma doença psiquiátrica, pois o uso excessivo pode provocar lesões sérias em vários órgãos do corpo, incluindo o cérebro.

Imagem relacionada

A OMS - Organização Mundial da Saúde, considera o alcoolismo uma doença com componentes físicos e mentais, embora ainda sejam desconhecidos todos os mecanismos biológicos que causam o alcoolismo, pois podem vir desde a hereditariedade como outras causas ainda em estudos, muitas podem estar ligadas a fatores psicológicos, comportamentais, ambientais, grupos étnicos e gênero.
O consumo significativo do álcool ao londo do tempo, provoca alterações fisiológicas na estrutura e composição química do cérebro, como a dependência física e aumento da tolerância, o que faz com que o individuo necessite consumir cada vez mais para se satisfazer, e ao tentar  deixa de beber, levará a ter crises de abstinência.
Muitas vezes, é difícil identificar um alcoólatra, devido questões sociais, principalmente aquele que não demonstra estar alcoolizado ao ingerir a bebida por resistência de seu organismo. Mas podemos considerar alcoólatra todo aquele que consome álcool de forma rotineira, ou mesmo que seja somente aos finais de semana, pois estas pessoas tendem a beber não se importando com os problemas sociais e de saúde que a bebida pode causar.
Resultado de imagem para imagens de alcoólatras
JOVENS
Os jovens estão entrando na bebida cada vez mais cedo, isto é preocupante, muitos não têm histórico familiar com a bebida mas no ambiente em que vivem necessitam provar que estão inserido no meio para não serem excluíveis do grupo. Normalmente, ao irem a uma festa, é comum notar que nas proximidades há vários jovens reunidos, fazendo o que chamam de "esquenta" e a bebida  favorita é a vodca e outros destilados, e cada vez mais mulheres estão se envolvendo com bebidas alcoólicas. 
Mesmo com tantos controles para evitar a venda para menores de 18 anos, anda é possível notar que muitos destes jovens são menores de idade e as vezes, muito mas muito jovens, que se vangloriam em conseguir beber mais e mais. Isso é muito preocupante e já estamos passando da hora de tratar esta população que necessita de uma bebida para se sentirem capazes de se libertar e tomar certas atitudes.
E porque isto vem acontecendo? Esta é uma pergunta que os pais devem responder, ou estes jovens são muito reprimidos ou muito liberados, por este motivo os pais devem ficar atentos aos fatores emocionais que podem levar os filhos ao consumo de álcool e outras drogas.
Resultado de imagem para imagens de alcoólatras
TRATAMENTO
o tratamento do alcoolismo se dá a longo prazo e com vários passos por conta da abstinência que pode provocar vários problemas de saúde. A desintoxicação deve ser cuidadosamente acompanhada e pode ser necessário uso de medicação. Normalmente as pessoas alcoólatras podem ter outras dependências, por isso o uso da medicação deve ser cuidadoso. Após a desintoxicação é necessário o tratamento através de terapias em grupo ou individual, mas e muito importante que a pessoa queira se tratar. Os grupos de tratamento ou de autoajuda, são extremamente importantes pois ajudam a pessoa se manter sóbrias e dão força para continuarem no tratamento. Em comparação com os homens, as mulheres são mais sensíveis aos efeitos físicos, cerebrais e psicológicos que o álcool traz.
Resultado de imagem para imagens de alcoólatras

Resultado de imagem para imagens de alcoólatras
fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Alcoolismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário