quarta-feira, 18 de janeiro de 2017



CUIDAR DO IDOSO NÃO É TAREFA FÁCIL

Resultado de imagem para IMAGENS DE IDOSOS DESENHO

Em outra publicação, já falamos que envelhecer feliz é possível, mas a vida de um idoso de fato não é fácil, poucos se prepararam para isto. 
A vida de quem cuida do idoso então, nem se fala, é ainda mais difícil, principalmente se este idoso já estiver inativo, com dificuldades locomotoras e/ou cognitivas.
Então resolvi escrever um pouco mais sobre o assunto, pois cuidar de um idoso, nestas condições, é algo que precisa dispender tempo, paciência e muitos cuidados.

A doença pode afetar drasticamente a rotina da família e sua estrutura, que muitas vezes precisam ser alteradas. Estes cuidados às pessoas que dependem de ajuda podem causar muito stress, e por este motivo o cuidador, seja ele um profissional ou alguém da família, precisa de apoio psicológico para aguentar o "tranco".
Resultado de imagem para imagens de idosos desenho png
É fato dizer que o idoso parece uma criança, os cuidados são bem parecidos. Mas idoso não é criança, ele já viveu muito e tem opinião formada, e convencê-lo a fazer ou não fazer algo, não é o mesmo que convencer a uma criança, e por isso precisamos ter muita paciência e habilidade para lidar com estas questões. 
Assim como cuidar de um doente qualquer,  pode deixar a família também doente, com o idoso inativo ou com dificuldades especiais, não é diferente.
Aquele idoso que possui e consegue ter uma atividade, ainda é diferente, mas também requer atenção especial, mesmo que sejam mais independentes, é importante apoiá-lo para que tais atividades sejam escolhidas com os devidos cuidados, sempre levando em conta a condição física e mental dele.
Para as famílias, que escolhem cuidar de seu idoso, será importante combinar um revesamento, pois a sobrecarga de um poderá afetar inclusive ao próprio idoso, que perceberá o sentimento de angustia e o sofrimento para com ele, podendo agravar sua condição.
Caso a estrutura familiar não for suficiente para estes cuidados, ou seja, não for possível ter pessoas da família se dedicando aos cuidados do idoso, é necessário procurar ou um cuidador, ou uma instituição que possa fazer isto, mas é importante que ele não sinta  que está sendo abandonado pela família.
Lembre-se de tudo que esta pessoa representou em sua vida, este será o primeiro passo, e o que é muito importante, tanto para o cuidador como para o idoso, é que ambos tenham qualidade de vida. O idoso está em sua reta final, cada dia vivido será como se fosse uma vida inteira, portanto o respeito às suas lembranças será algo maravilhoso de vivenciar, aproveite para se divertir com suas histórias, ele sempre terá algo interessante para contar, que nunca disse antes, pode ter certeza.

Resultado de imagem para IMAGENS DE IDOSOS DESENHO
Vamos para alguns aspectos práticos:

AUTOESTIMA
A autoestima está relacionada a aceitação de sua condição, tanto do cuidador como a do idoso. Muitos idosos não aceitam que estão doentes, e outros sequer aceitam a condição de idoso e suas limitações.
O que notamos é um crescimento nos diagnósticos de demência, principalmente de mal de Alzheimer em nosso país. Muitos destes diagnósticos estão relacionados após algum tipo de trauma, principalmente às quedas e fraturas, muito comuns nos idosos, e algum tipo de internação.
E o que pode estar acontecendo? 
É fato que o cérebro sofre alterações importantes como os demais órgãos do corpo, , ou seja a morte de células nervosas, diminuição cerebral afetará sua função cerebral. Sendo assim, mudança drásticas em sua condição, pode desencadear problemas relacionados ao que fisicamente já está acontecendo.
Pessoas idosas precisam de mais tempo para processar as informações, e aprender novas atividades, e isto acaba afetando sua autoestima, além dos fatores físicos e dependência.
O cuidador por sua vez, quando não consegue ajudar ao idoso se sente incapaz e impotente.
Por isto segue algumas dicas:
Resultado de imagem para IMAGENS DE IDOSOS DESENHO
MUDANÇAS
É importante que o idoso permaneça em sua própria casa, caso seja possível, isto permitirá a ele sentir-se um pouco mais independente, por ser aquele o seu lugar o seu espaço.
As mudanças serão entendidas como um esforço maior, uma nova adaptação, um novo aprendizado, como dissemos acima, ele irá demorar um tempo para entender e se adaptar este novo local.
Mas se a mudança for a melhor alternativa, deve-se preparar esta nova rotina, e os cuidados devem ser redobrados, pois ali tudo será novo para ele, mesmo que já conheça este espaço, por isso tenha paciência com ele neste momento, principalmente se a decisão foi mante-lo na casa de um membro da família. Prepare-se para as mudanças na rotina da casa, e todos os moradores devem estar cientes de tais mudanças, pois irá afetar a todos. 
Caso optem por uma instituição, como os asilos ou clinicas de repouso, será muito importante que ele tenha ciência desta mudança e nunca sinta-se abandonado. O carinho deve estar presente. Lembrando que neste caso a mudança será ainda mais drástica, embora as vezes é a melhor solução, porém é fato que o idoso perderá sua privacidade. O suporte da família, neste casos levando carinho e afeto será, as vezes, mais importantes até que os medicamentos. Por isso a responsabilidade da família não irá diminuir, caso optem por institucionalizá-lo, deve-se manter a sua dignidade.
Resultado de imagem para IMAGENS DE IDOSOS DESENHO
CUIDADOS BÁSICOS
Os cuidados com a higiene é extremamente importante, a pele do idoso é mais sensível e precisa estar sempre limpa. A higiene bucal, é tão importante quanto a corporal, pois na boca há riscos de infecções que se atingir a corrente sanguínea pode ter graves consequências.
Outro ponto não menos importante é a hidratação, é comum os idosos não beberem muita água, portanto ofereça muito liquido, pois a desidratação pode complicar caso haja necessidade de aplicar medicamentos, principalmente os analgésicos.
Caso o idoso tenha perdido a lucidez ou a fala, é importante ter sensibilidade para detectar o que ele está sentindo, principalmente se entrou em sofrimento. Neste caso deve-se observar sinais de alterações no comportamento, como diminuição de temperatura, palidez, aumento dos batimentos cardíacos, e estar em sintonia com o médico.
Resultado de imagem para imagens de idosos desenho
ALIMENTAÇÃO
O mais idoso, costuma diminuir a quantidade de alimento ingerido, isto ocorre por redução na sensibilidade gustativa, sobressaindo o gosto pelos doces.
Mas é importante que este se alimente, mesmo que em pouca quantidade, com alimentos saudáveis. Seu prato deve estar muito mais colorido, com baixo nível calórico, com proteínas, verduras e legumes e muita fruta.
O idoso, nunca deve pular as refeições, o ideal é que as refeições sejam fracionadas em intervalos de 3 horas para que seu metabolismo se mantenha ativo.
O cardápio de quem está na terceira idade deve ser bem variado, sendo importante a ingestão alimentos ricos em ferro, como a carne vermelha, verduras de cor escura, feijão, para prevenir a anemia,  e para melhor absorção do ferro deve-se incluir a dieta alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, cenoura, também o cálcio é muito importante, portanto o leite e seus derivados,devem estar presente em sua alimentação. Os alimentos  ricos em vitamina A, também são importantes para proteger o sistema imunológico.
Salientamos que ao escolher o alimento do idoso sempre deve-se levar em conta a sua saúde, respeitando suas restrições, como os diabéticos e os hipertensos, por exemplo.

Imagem relacionada
ENVELHECIMENTO COGNITIVO NORMAL
Como já apontamos acima, o envelhecimento cognitivo do idoso é um dos principais temas a serem abordados, pois nota-se uma mudança muito rápida na linha de pensamento, na fala e em suas expressões.
MEMORIA
Subdivide em curta e longa duração, memoria de trabalho é considerada de curta duração, responsável pela manutenção e processamento simultâneo de dados, sendo assim, o idoso tem maior dificuldade em realizar cálculos mentais, solucionar problemas do cotidiano que envolvam muitos aspectos. São observadas também muitas dificuldades em memorizar. Mas o idoso consegue trazer suas lembranças mais antigas com maior facilidade.Para estimular a memoria do idoso é importante as repetições e pistas emocionais.
LINGUAGEM
Observa-se que o idoso saudável tende a usar várias palavras ao invés de optar pelo substantivo ou adjetivo, também prefere descrever características do objeto ao invés do objeto em si, tem dificuldades com a compreensão e produção de sentenças complexas, também na organização e precisão do discurso, mas isto não afeta na execução das atividades diárias, sociais ou ocupacionais.
FUNÇÕES VISUOESPACIAIS
Em idosos saudáveis são preservados a visão e orientação espacial, tanto do espaço físico dentro e fora de casa, como corpóreo

PARA QUEM AINDA NÃO CHEGOU LÁ
 Resultado de imagem para imagens de idosos desenho png
CUIDE-SE, a longevidade está aí, e melhor envelhecermos com mais saúde, então siga as dicas:

Desenvolva a Gratidão: Viva cada momento do HOJE, sem se preocupar tanto como que virá, pois não temos controle sobre o que vai acontecer de fato, portanto não sofre por antecedência, seja feliz com o que a vida lhe oferece no momento, agradeça mais;
Viva com Alegria: Sorria mais, faça o seu melhor, cobre menos a perfeição do outro, acredite mais em si, você pode. Aprecie mais os momentos felizes, e pense menos nos mais tristes, saiba perdoar, irá te fazer bem;
Respeite: Respeite a todos, inclusive ao idoso que conhece, um dia poderá ser você no lugar dele, portanto, faça por merecer este carinho. Aprenda com quem já aprendeu muito com a vida, faça este o seu exemplo;
Não tenha medo de envelhecer : O medo de envelhecer não faz bem, melhor envelhecer a morrer antes de apreciar este lindo momento da vida, quanto mais positivas forem suas ações, melhor será sua velhice

LEMBRE-SE DO ESTATUTO DO IDOSO

Resultado de imagem para imagens de idosos desenho png

LEI 10.741 de 1 de OUTUBRO DE 2003
Fonte:
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/a-familia-nao-pode-ficar-doente-junto-com-o-idoso-bf602dr3zt1msp588r57q02mm
http://gncc.com.br/envelhecimento-normal
https://www.aterceiraidade.com/vivendo-com-saude/alimentacao-idosos/
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm




Um comentário: