sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


Casos Clínicos

Olá, hoje vamos falar um pouco sobre minha experiência em consultório clínico. Tenho notado que um grande número de pessoas procuram ajuda psicológica com queixa de crise de ansiedade incontrolável. Por isso resolvi falar um pouco mais sobre este tema no meu blog.
A maioria das pessoas que nos procuram com esta queixa, são mulheres jovens, entre 20 e 35 anos, o que vem me despertando certa curiosidade em estudar mais este comportamento nos dias de hoje.
Preocupo-me porque as crises de ansiedade podem desencadear outras doenças emocionais, como o pânico por exemplo, além disso, os sintomas aparecem de forma somatizada, ou seja, trazem sintomas físicos como: tontura, mal estar, tremedeira, alergias e hematomas, taquicardia, hipertensão, falta de ar, insônia, entre outros...
Muitos podem confundir alguns destes sintomas com problemas cardíacos, como infarto, procurando Pronto Atendimento e/ou por cardiologistas que ao avaliar seus exames e vendo a ausência de problemas cardíacos, acabam por indicar o tratamento psicológico.

Resultado de imagem para imagens desenhos de crises de ansiedade
Estas pessoas, quando nos procuram, normalmente estão no seu limite, pois percebem que sua convivência com outras pessoas está cada vez mais difícil, e muitas vezes não estão dispostas a tomar medicamentos para controlar a ansiedade, preferem tentar resolver sozinhos, embora muitos casos possam sim ser resolvidos, muitos outros, dependendo doa gravidade, não, será necessário incluir ao tratamento, a terapia e medicamentos ansiolíticos, indicados preferencialmente por um médico.
Podemos também utilizar de técnicas de relaxamento para que os sintomas sejam amenizados. Mas antes de falar sobre estas técnicas vou descrever as características das pessoas que sofrem crise ansiedade:
  1. Sofre antecipadamente  aos acontecimento: Preocupação antecipada de forma exagerada com o acontecimento futuro, ou seja não para de pensar no que poderá acontecer em determinada situação, por exemplo uma prova, uma entrevista, um resultado de exame, perde o sono, e passa mal;
  2. Vive mais o futuro do que o presente, seus pensamentos estão sempre a frente dos demais ai seu redor, o que acaba causando desentendimentos constantes;
  3. Acredita que só ela é capaz de fazer ou resolver determinadas situações, e assim acaba se tornando uma pessoa centralizadora.
  4. Descontrole irritabilidade constante: A pessoa não admite ser contrariado,perde totalmente o controle quando isto acontece, se irritando esfuziantemente com quem a contrariou;
  5. Desconfiado, está sempre acreditando que algo foi feito de forma premeditada;
  6. Come desenfreadamente, principalmente doces;
  7. Não consegue ouvir o outro, deseja controlar tudo menos a si próprio;
  8. Insônia, pensa na vida toda na hora de dormir.
Resultado de imagem para imagens desenhos de crises de ansiedade
Quais podem ser as causas destes comportamentos?
São muitos os fatores que vão variar de pessoa para pessoa, mas uma das causas que mais tenho presenciado são os fatores familiares, envolvendo a educação, excesso de  cobrança dos pais e controle exagerado. 
Normalmente as pessoas que trazem estas queixas em consultório, possuem familiares com os mesmos sintomas.
Outros casos, são relacionados às pessoas com baixa autoestima, estão sempre preocupadas com o que o outro vai pensar, o desejo de se relacionar com alguém que parece impossível, ou  também as pessoas que sofreram ou sofrem bullying, também mostram que podem gerar este comportamento. Mas há muitos outros fatores que podem trazer crises de ansiedade e pânico.
Imagem relacionada
Tratamento:
Além de medicamentos e terapia, técnicas de relaxamento são muito eficazes e ajudam muito às pessoas ansiosas, e podem ser feitas em casa.
Vou colocar aqui umas dicas que ajudarão, mas é importante salientar que estes exercícios devem ser feitos independente de estarem em crise, normalmente quando a pessoa esta no meio da crise, não consegue realizá-los, por isso devem fazer parte de seus hábitos diários, segue abaixo as dicas:
  • Controle da respiração: 5 minutos por dia são necessários para esta atividade - Inspire profundamente pelo nariz, até sentir seu abdome bem inflado, se preferir conte até 4 e depois aspire pela boca, durante este exercício, tente perceber o ar entrando e saindo, e sinta seus membros, pés, pernas, mãos e cabeça;
  • Ao relaxar, force seus pensamentos para coisas agradáveis, lugares que te tragam prazer, ou situações felizes;
  • Ouça musicas suaves, fique por alguns instantes com as luzes apagadas e entre em contato com si mesmo,  "olhe para dentro e bote para fora" ;
  • Escreva em um papel pelo menos 5 qualidades, perceba seus valores;
Estas dicas vão ajudá-lo a lidar melhor com sua ansiedade, mas será necessário empenho, disciplina e acreditar que você consegue. 
Procure também fazer meditação, Yoga, exercício físico, se puder, também, vale muito a pena.
Assista um bom filme, divirta-se, vá ao parque, ande de bicicleta, faça natação, tente fazer algo que o faça mais feliz.

Segue uma dica de filme para este fim de semana:

A PROCURA DA FELICIDADE, com Will Smith, conta a historia de um pai que vive no limite da pobreza, que com determinação consegue transformar sua vida.


Bom fim de semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário