segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Bem, ao pensar neste assunto me veio uma nostalgia dos tempos em que estava no colégio, e como eu me sentia naquele tempo. Lembro que os sentimentos eram contraditórios, ao mesmo tempo que era uma alegria rever os amigos, até porque naquela época não existiam redes sociais e muitos colegas, a gente só se via mesmo na escola, por isso era muito gostoso voltar. Mas aquele sentimento do desconhecido, como será que vai ser este ano, quem será meu professor, que matérias novas teremos? Sempre vinham à mente, e a ansiedade era inevitável.
Resultado de imagem para imagens desenho de pais e filho na escola
E hoje em dia, como as crianças se sentem? Tenho a impressão que estes sentimentos não mudaram muito, mas na minha época muitas mães não trabalhavam fora e sentiam-se muito aliviadas quando uma parte do tempo onde os filhos iriam para a escola elas poderiam se sentir mais livres sem aquela obrigação de tê-los por perto fazendo arte o tempo todo. Acredito que alguns pais ainda sentem isso, bom quando começam as férias, sinal de passeios e muita diversão, mas ao final já estão esgotados, e este sentimento não deve causar nenhuma culpa.
Vejam a sátira abaixo, pais comemoram a volta dos filhos à escola.



Mas lembro também, quando meus filhos eram pequenos, como era gostoso ir a papelaria para comprar o novo material, só na hora de pagar era triste, o cartão de crédito fazia bem sua função no parcelamento..., mas era uma alegria ao chegar com tudo novinho, eles ficavam felizes queriam participar da etiquetagem e eu adorava encapar os cadernos e livros, no capricho. Era um momento em que fazíamos tudo juntos, e curtíamos muito. Percebo isto hoje em dia também, então vamos aproveitar momentos que permitam unir a família para fazer coisas juntos e assim, montar de forma saudável, a despedida das férias.
Resultado de imagem para imagens desenho de pais e filho na escola
Esta semana, na clínica atendendo as crianças algumas comentaram que estavam ansiosas por voltar porque sabiam que teriam novidades na escola. Umas passarão a utilizar tablets, outras terão mudança de escola, ou mudança de nível escolar, onde passam a ter mais de um professor, vários cadernos, e assim vai.
Este momento se repete todos os anos, mas na medida em que as crianças vão se desenvolvendo, passam por experiências diferentes, inclusive considerando o tipo de material escolar que mudarão de ano para ano.
Enquanto os menores, utilizam mais material lúdico, como o giz de cera, lápis de cor, massinha, tintas, e diferentes papeis, conforme vão crescendo este material sai de cena e entram as canetas, os cadernos grandes com várias matérias, e assim nossos pequenos vão crescendo e percebendo o mundo e suas mudanças.
Resultado de imagem para imagens desenho de pais e filho na escola
Pais, aproveitem cada minuto, destes com seus filhos, divirtam-se e acompanhem as mudanças conforme os anos passam. Ajudem-os a lidar com a ansiedade do novo começo.

Inclui um vídeo divertido, uma sátira sobre a lista de material, aproveitem..

Resultado de imagem para carinha feliz

BOA SORTE!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário