quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NO COMPORTAMENTO HUMANO

Esta observação é simples de se notar, mas estudos feitos mostram que o ambiente influencia muito no comportamento das pessoas.Por exemplo, se frequentamos um lugar extremamente limpo, dificilmente alguém se atreverá a jogar um papel no chão, em contra-partida se o lugar estiver sujo, a culpa de jogar o papel no chão diminuí, perde a importância, será mais um papel no meio da sujeira.
Outro dado interessante é a percepção das pessoas em transportes públicos, por exemplo, observá-las utilizando nos dias de semana, indo ao trabalho ou a algum compromisso, é muito diferente de observar as mesmas pessoas utilizando-se destes transportes em finais de semana, indo para algum tipo de lazer.
Resultado de imagem para pessoas utilizando transporte publico
Vários estudos mostram que as condições do ambiente podem propiciar comportamentos anti sociais. Por outro lado o estado de humor também é influenciado, desta forma observando as pessoas em transporte público nos finais de semanas, percebemos que elas são mais comunicativas alegres e agradáveis, por estarem sem uma obrigação a ser cumprida e sim a condição é de descontração naquele momento.
Resultado de imagem para pessoas felizes no metro 
Mas é fato que não é só o ambiente  físico que influencia no comportamento, mas também o próprio individuo poderá influenciar mudanças no meio ambiente através de seu comportamento, isto acontece por vivermos em plena interação. 
Um bom exemplo é alguém, ou um grupo de pessoas começar a rir desenfreadamente em um local onde todos estão sérios, rapidamente as pessoas serias passam a observar as pessoas alegres e são motivadas, na maioria das vezes, a se sentirem mais alegres.
Outro bom exemplo é a moda, quando algo surge novo, as pessoas passam a utilizar e vira algo contagioso, parece que todos precisam utilizar aquele estilo de roupa, sapato, bolsa, cabelo, etc...,para se sentir inserido na sociedade. Este exemplo é muito comum nos mais jovens.
Resultado de imagem para cabelo do neymar 2015
Há um tempo que os garotos copiam o corte e o estilo do cabelo do Neymar, a influencia das pessoas publicas e famosas é bem notável na população. Este exemplo mostra que atualmente este não é um comportamento exclusivo das mulheres. Recentemente, notamos que vários jovens do sexo masculino e hétero, passaram a tirar as sobrancelhas, a vaidade masculina está em alta ultimamente, pois este comportamento tempos atrás seria inaceitável.
Resultado de imagem para homens que tiram a sobrancelha
Isto mostra que o ambiente influencia no comportamento assim como um único individuo pode influenciar no ambiente, ou seja como somos influenciáveis, o que gostamos muitas vezes é o gosto do outro, e o que fazemos também é o que o outro faz. ou seja, a originalidade é de poucos.
Resultado de imagem para ambiente de trabalho google brasil
O ambiente de trabalho é algo que vem sendo discutido com muita frequência ultimamente nas instituições, exatamente pelo fato deste influenciar as pessoas em sua produtividade.
Um ambiente mais hostil, terá uma produtividade menor, enquanto que ambientes mais alegres, leves coloridos, costumam ter uma produtividade maior, pelo prazer em estar ali.
Notem que muitas empresas adotaram roupas casuais ao invés do velho terno e gravata para manter um ambiente mais leve, e vem funcionando muito bem.
Por outro lado, a liberdade não significa que não haverá cobrança na entrega do trabalho, e algumas pessoas não se adaptam a este etilo.
Resultado de imagem para ambiente de trabalho organizado e desorganizado
E como podemos explicar estas questões?
Não é muito simples, mas é fato que atualmente a neurociência vem estudando muito as relações genéticas neurais e o ambiente, ou seja todo comportamento humano é reflexo do funcionamento cerebral, indo desde o comportamento mais simples ao mais elaborado, como aprender, pensar e sentir. Mas como se dá esta conexão entre cérebro e ambiente?
Estudos mostram que mapas somáticos de um adulto estão sujeitos a modificações constantes. Emoções específicas podem ser provocadas por estimulação de regiões específicas do cérebro. A percepção do ambiente irá influenciar células nervosas.
Resultado de imagem para imagens de neurociencia
A interação com o ambiente contribui para uma organização neural sempre mais complexa. Esta estruturação seletiva do encéfalo pelo ambiente se renova a cada geração, por este motivo deve se considerar os fatores genéticos que cada ser humano deverá imprimir no ambiente individualmente.
Os fatores sociais são os que mais influenciam os indivíduos, a cultura os papeis a família e a educação são os moldadores de nossa personalidade, mas como a neurociência vem pesquisando, os fatores genéticos serão grandes responsáveis também, por tais comportamentos e influências.
Resultado de imagem para imagens de neurociencia
Cuide de suas influencias e entenda como está sendo influenciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário