quarta-feira, 7 de junho de 2017


É comum notar o quanto os pais e professores ficam angustiados quando percebem que, por mais que tentem, seu filho ou aluno não é capaz de compreender e assimilar o aprendizado, por mais que este se esforce.
Também notamos que muitos professores não estão capacitados para avaliar e encaminhar estes alunos para uma avaliação multidisciplinar adequada, por mais boa vontade que tenham. 
Resultado de imagem para imagens de crianças com dislexia
Uma criança pode ter dificuldades de aprendizagem por vários motivos, e nem sempre trata-se de um transtorno, as vezes pode ser algum fator emocional que está interferindo nesta questão.
Os rótulos atuais estão muito presentes, e precisamos tomar muito cuidado com isto, por isso o diagnóstico, deve ser sempre efetuado por uma equipe, e nunca por um único profissional.
Resultado de imagem para dificuldades de aprendizagem imagens


Atualmente é possível avaliar estas questões de forma muito mais adequada para observar se a dificuldade encontrada, trata-se de um transtorno de aprendizagem, que significa disfunções cognitivas em determinadas áreas cerebrais responsáveis pela leitura, escrita e calculo, ou outra coisa.
Geralmente a primeira percepção  é efetuada pelo professor junto com os pais. Ao perceber que o aluno está destoando do resto da sala, este deverá fazer um relatório informando o comportamento da criança, para que um psicopedagogo, um psicologo, neuropsicólogo, um neuropediatra, um fonoaudiólogo, possam avaliar melhor.
Estes profissionais deverão trabalhar em conjunto para se obter um diagnostico adequado desta criança, uma vez que não há um teste ou exame que identifique estes transtornos facilmente, tudo é feito com avaliação clinica, em consultório por estas equipes que chamamos de multiprofissionais.

Resultado de imagem para dificuldades de aprendizagem imagens

Os Transtornos de Aprendizagem (TA) ou Disturbios de 
Aprendizagem (DA) são:

Dislexia - de origem neurobiológico, trata-se da dificuldade no reconhecimento específico da palavra fluente, ou seja a dificuldade de codificar e soletrar, dificuldade de ler onde a criança troca das letras;
Disgrafia - É uma deficiência para escrever, por prejuízos motores ou espaciais, podendo ser notado por questões na caligrafia, e também por questões de coerência de conteúdo;

Disortografia - Dificuldade fonológica, ortográfica, visuo-motor, na expressão da escrita. Trata-se de erros linguísticos caracterizados por omissões de letras, sílabas e palavras, troca de símbolos linguísticos do traço de nasalidade, dificuldade em perceber os sinais de pontuação, falta de vontade de escrever.
Este transtorno geralmente acompanha a dislexia;

Discalculia - Trata-se de uma desordem neurológica que traz a inabilidade de compreender conceitos e fatos matemáticos com significado cognitivo, ou seja, uma dificuldade em executar funções matemáticas ou aritméticas e em conceitualizar números de forma mais abstrata ou quantidades comparativas;

Transtorno não Verbal de Aprendizagem - Incapacidade de perceber e processar informações espaciais, organizacionais, táteis, motoras, que envolvem a percepção, levando a dificuldades clinicas de aprender por caminhos do hemisférios cerebral direito. O diagnostico de TNVA é muito importante, pois essas crianças possuem dificuldades de aprendizagem pela descoberta, sendo necessária a enfase da instrução explicita;

Transtorno de Defcit de Atenção com Hiperatividade-TDAH -Embora não seja considerado um transtorno de aprendizagem, o TDAH, afeta diretamente o aprendizado pois a criança não consegue focar e se concentrar em uma atividade, bem como prestar atenção na aula. Tata-se de crianças impulsivas, que levam a sua hiperatividade e falta de atenção. Normalmente são rotuladas de crianças indisciplinadas, pois têm pouca paciência pra estudar, fazer suas atividades e a agitação e inquietude tomam conta, e também possuem uma capacidade incrível de fazer um milhar de coisas ao mesmo tempo. O problema atinge um grande número de crianças e de adolescentes, que se vêem prejudicados seu desempenho acadêmico pela doença e muitas vezes sequer sabem disso.


Resultado de imagem para imagens de crianças com tdah

Fonte http://www.dislexia.org.br/o-que-e-dislexia/
http://www.centropsicopedagogicoapoio.com.br/o-que-e-disortografia/
https://lndufmg.wordpress.com/2015/05/01/transtorno-nao-verbal-de-aprendizagem-conferencia-de-irene-mammarella-padua-no-iii-congresso-mineiro-de-neuropsicologia/
https://neurosaber.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário