sexta-feira, 3 de março de 2017

Hoje o tema é a diversidade

Quem imagina que as pessoas devam ser iguais? Nem hoje e nem nunca foi assim, independente das questões raciais e de gênero, cada um tem um jeito de ser, uma personalidade que irá definir a pessoa.
Mas existe sim uma forma padronizada em nosso meio cultural e social, criada pela própria sociedade, e as pessoas vem se adaptando, e se moldando a estes padrões, já há um bom tempo.
Resultado de imagem para diversidade imagens
Vamos pensar em um exemplo com relação ao trabalho. Há uns anos atrás as mulheres deveriam se casar, e serem sustentadas por seus maridos,, suas obrigações eram as domésticas, como cuidar da casa e dos filhos. O marido nada fazia em casa, mas tinha por obrigação sustentar a casa, cuidar para que nada faltasse à família.
Algumas mulheres que buscaram sua independência, se negaram a seguirem este padrão, e foram muito criticadas na época, mas sua luta foi tão grande o movimento cresceu e este padrão foi mudando cada vez mais. 
Hoje já notamos homens sendo os responsáveis pelos afazeres domésticos, outros ajudando na divisão de tarefas e na divisão das obrigações financeiras da casa, e outros casos de mulheres sendo totalmente responsáveis pela parte financeira da família.
Ou seja, quebrou-se o padrão para criar algo diverso. O próprio modelo de família vem mudando.
 Resultado de imagem para diversidade imagens
Mas, vamos falar um pouco de personalidade. Também cada um possui a sua, não existem pessoas iguais, podem haver pessoas parecidas, que concordam com o posicionamento uma da outra, mas pensar igual, não, isso não acontece. Mesmo que a pessoa seja submissa de outra, não terá o mesmo pensamento, apenas não impõe sua posição, permitindo que o outro sobreponha a sua opinião.
Já imaginaram como seria chato se todos fossemos iguais, falando como robôs? 
Então porque as pessoas gostam de discriminar o jeito desta ou daquela pessoa? Porque aquela está fora do padrão, usa roupas diferentes, corta o cabelo de forma diferente, ou possui pensamentos e idéias diferentes?
É muito comum nos meios corporativos existirem alguns padrões que são impostos, tanto com relação a aparência como em relação ao que as pessoas pensam. Geralmente as pessoas são contratadas de acordo com o padrão exigido neste meio.
Por exemplo, nas empresas de Web, tecnologia, os funcionários costumam ser mais livres nas suas escolhas, andam mais a vontade, vestem-se de forma mais livre. Já no meio financeiro é o oposto, as pessoas seguem regras de vestimenta mais "social",  menos livre. E assim,  há quem se adapte mais a uma forma e os que se adaptam mais a outra, e ainda há os que preferem fazer do seu próprio jeito, sem seguir um padrão, e porque não?

Resultado de imagem para formas de vestir nas empresas

Mas não temos mesmo que seguir um padrão estamos aprendendo a lidar melhor com a forma diferente que as pessoas optam em ser.  A diversidade é um tema da moda atualmente, e isso tem sido muito bom. Aceitar aquele que não está no padrão virou uma obrigação, seja para uma pessoa com características diferentes: raça, cor de pele, ideologia, religião; pessoas com opção por um gênero sexual específico; ou pessoas com necessidades especiais. Percebo que estamos mais tolerantes e com uma maior aceitação, principalmente entre os jovens, que já nasceram com estas mudanças acontecendo.
Resultado de imagem para diversidade imagens
Mas ainda há muito que melhorar, enquanto cresce o apoio à diversidade, o contrario também acontece, grupos radicais que apoiam a exclusão daqueles que dizem ser diferentes, também vem crescendo, o que entendo ser muito perigoso. Estas pessoas se julgam em um contexto social melhor e se incomodam com aqueles que dizem ser diferente de si, trata-se de um comportamento estimulado na época da 2ª guerra e atualmente vêm sendo ressuscitado por uma minoria bem complicada. Estes comportamentos precisam ser analisados e entendidos a fim de criarmos uma sociedade melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário