quarta-feira, 8 de março de 2017

EMPODERAMENTO FEMININO

O que significa isto? 
Empoderamento Feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como total igualdade entre gêneros,por exemplo. Hoje, no dia internacional das mulheres, é um dia para reflexão, e este tema está mais atual que nunca. Conquistamos um espaço importante, mas ainda há muito o que fazer. E falar do empoderamento feminino neste dia tão importante, faz todo sentido, e gostaria de aproveitar o tema para mostrar alguns exemplos de mulheres que conquistaram este importante espaço, muitas saíram de um patamar de submissão para assumir altos cargos em grandes empresas, outras se tornando empresárias bem sucedidas, e outras assumindo a responsabilidades de uma família inteira. No ano passado, tive o prazer de participar de uma palestra muito interessante sobre este tema, apresentada pela CEO da Joalheria Pandora no Brasil a Raquel Maia, uma senhora de mais de 40 anos de idade, negra, vinda de uma família simples e batalhadora, mas conseguiu conquistar seu sonho, e sim hoje muito bem sucedida. Uma linda história que vale a pena conferir na reportagem que incluo link abaixo:
http://revistadonna.clicrbs.com.br/donnatrends/2016/10/21/rachel-maia-ceo-da-pandora-no-brasil-fala-sobre-empoderamento-feminino-e-tendencias/

Resultado de imagem para ceo pandora brasil
Este é um exemplo que gosto de enaltecer porque num pais com tanta desigualdade social, racista, podemos contar a historia de uma mulher que conquistou seu espaço no mundo dos negócios, com seu próprio esforço.
Mas quantas mulheres sem tanto poder podem contar uma linda história também? Tenho certeza que muitas, e bem pertinho de cada um de nós. Se olharmos para o lado, conseguiremos encontrar grandes histórias de valor, de mulheres que já passaram por muitas dificuldades na vida e conseguiram conquistar seu espaço, seus direitos, sem muito apoio da sociedade. Mulheres que sofreram para conseguir provar que podem ter seu espaço, que vai além de ser mãe e dona de casa, que podem ser medicas, engenheiras, arquitetas, empreendedoras, e também excelentes donas de casa e mãe, que podem fazer tantas coisas e que a pouco tempo atráz não se imaginaria.
Resultado de imagem para mulheres empoderadas
É notável um grande movimento de mudança por parte de muitas mulheres, conquistando poder em vários aspectos, sem ajuda de ninguém. Mas há ainda muitas sofrendo assédio moral e sexual dentro de empresas onde alguns gestores valorizam apenas o lado físico, beleza do rosto e do corpo,  e menos  o lado intelectual.
A mídia, através de empresas de publicidade, por exemplo, enaltecem o corpo, as curvas, e o rosto de garotas, para comercializar produtos de seus clientes, como se a inteligência feminina não existisse. Me parece que falta criatividade para unir os dois, e fazer algo mais inteligente. Por outro lado, muitas mulheres fazem questão de manter este padrão, quando exageram na exposição de seu corpo, para se auto valorizar.

Princípios de Empoderamento das Mulheres/
Ciente do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano, a ONU Mulheres e o Pacto Global, criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Os princípios são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem a equidade de gêneros e ao empoderamento das mulheres. São 7 estes princípios que listo abaixo:
  1. Estabelecer liderança corporativa sensível a igualdade de gênero, no mais alto nível;
  2. tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres que trabalham na empresa;
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
  5. Apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
  6. Promover a igualdade de gênero de iniciativas à comunidade e ao ativismo social;
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero


Resultado de imagem para mulheres empoderadas
Frida Kahlo, viveu além de seu tempo, pintora, nascida em 1907, na cidade de Coyoacán, México, mesmo tendo uma vida conturbada por doenças e acidentes, passou grande parte dela em defesa dos direitos das mulheres. 

Somos Mulher, temos nosso valor como ser humano, fazemos parte da sociedade, sem discriminação ou valorização indevida, apenas ser o que realmente somos.
Resultado de imagem para buque de flores
Fonte:
http://revistadonna.clicrbs.com.br/donnatrends/2016/10/21/rachel-maia-ceo-da-pandora-no-brasil-fala-sobre-empoderamento-feminino-e-tendencias/
http://www.portalmorada.com.br/entretenimento/artes/cultura-contrata-projetos-com-o-tema-mulheres-empoderadas:62038
http://www.onumulheres.org.br/referencias/principios-de-empoderamento-das-mulheres/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Frida_Kahlo#Na_cultura_popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário