sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

O PODER DO DINHEIRO E AS RELAÇÕES PESSOAIS

Olá, hoje vou falar sobre o tema que mais gera conflitos entre as pessoas, o dinheiro e o poder que ele traz.
O dinheiro é o meio usado na troca de bens e serviços, e é o resultado da força de trabalho. Mas não temos a intenção de contar a história do dinheiro, embora é fato que existe, na forma que conhecemos há muito tempo, e mesmo antes, quando ainda não havia moeda cunhada, tudo era uma simples troca, o chamado "escambo", já se conhecia o valor das coisas. Nesta época o valor do produto estava relacionado ao esforço e tempo para a produção da mercadoria, e também estava relacionado de acordo com a necessidade de quem o adquiria, ou seja, muito parecido com o que temos hoje, em termos de economia, o valor da oferta e da procura.
E é nesta explicação que vamos nos basear para explicar o apego das pessoas pelo dinheiro.

Sem dinheiro não temos como viver, precisamos comprar coisas, nos alimentar, nos vestir, nos divertir etc.... E assim como na época do escambo, a forma correta de se obter dinheiro ou riqueza, é através do trabalho, e este, terá seu poder nesta relação, ou seja, dependendo do cargo ou da profissão, seu salario pode ser maior ou menor, obtendo desta forma, seu poder de compra, e consequentemente com esta relação, seus valores serão diferentes.
Resultado de imagem para figuras de dinheiro

Mas porque o dinheiro mexe tanto com a emoção das pessoas?
O que acontece quando alguém de repente começa a ganhar muito dinheiro e sai de uma vida simples para uma vida de luxo? E o contrário? Quando alguém acostumado com um determinado padrão de vida, perde tudo e necessita mudar seu estilo de vida? 
Não é nada fácil, em ambas situações percebemos uma confusão emocional que abala muito as pessoas. 
Na primeira situação muito comum com artistas e jogadores de futebol, quando num período muito curto saem de uma vida simples para uma vida de ostentação, cheio de pessoas a sua volta, chamando a atenção do público. Esta ostentação e valores acabam trazendo problemas emocionais, que muitas vezes levam ao fracasso. 
O contrario também acontece, pessoas que perdem seu poder aquisitivo repentinamente, não conseguem lidar com a nova realidade, ficam deprimidas, e é bem comum, permanecerem gastando como antes,  numa forma de negar o que aconteceu.
Resultado de imagem para figuras de dinheiro
Tudo tem muito a ver com a autoestima, as vezes muito elevada, as vezes muito baixa, e as vezes negada, por não perceber a necessidade de mudanças, e que é possível viver controlando suas despesas. 
Mas de fato, o dinheiro revela o que as pessoas são no seu intimo, ele é um catalizador de poder. A exposição ao dinheiro eleva o senso de auto-suficiência, podendo tornar as pessoas anti-sociais, segundo estudos, e o contrario é a negação desta auto-suficiência.
Resultado de imagem para imagens de brigas por dinheiro
Cerca de 37% dos desentendimentos conjugais estão relacionados a falta de dinheiro. Geralmente estas brigas acontecem por falta de um controle na divisão dos gastos. 
Mas as questões financeiras vão muito além das famílias, outros problemas entre amigos, políticos, crises no trabalho, e até as guerras são geradas por conta da busca desenfreada de dinheiro e pelo poder que ele traz. 

Resultado de imagem para figuras de dinheiro
Mas porque as pessoas necessitam desse poder? O que leva a ter comportamentos diferentes  de acordo com o lado social dos seus amigos e familiares, e o que determina uma mudança radical de comportamento de alguém que parecia não dar tanta importância a isto, mas quando é afetado pela falta dele, se altera?
Imagem relacionada
O dinheiro expressa a relação de valores entre os objetos, e ao fazê-los reduz-se a um ponto de vista quantitativo, ou seja, esta relação se transforma em números, onde não se distingue outros valores, e desta forma o dinheiro muda a relação entre os indivíduos na mesma medida em que os une, de acordo com as relações sociais obtidas.
Estudos indicam que pessoas que se sentem melhores que outras, experimentam um grau de satisfação e gratificação exagerada, levando a hostilidade e intolerância. Porém é importante enfatizar que muitas vezes o dinheiro em abundância, apenas revelará o seu estado de consciência.
Resultado de imagem para desenhos imagens de dinheiro

O valor do dinheiro não deve sobrepor ao valor da vida e da amizade, como vemos muitas vezes acontecer, guerras são travadas, amizades desfeitas, casamentos destruídos. Mas não é o dinheiro que faz este efeito, e sim as pessoas que não conseguem administrar seus sentimentos com relação ao poder que ele traz.
É possível ser feliz com mais ou menos dinheiro, tudo depende do ponto de vista e de onde deseja estar e chegar, e permitir fazer o que está a seu alcance, nunca o contrario.
Nada compra uma amizade, um amor, uma família, estas devem ser conquistadas pelo que você é.

Resultado de imagem para desenhos imagens de dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário