terça-feira, 30 de maio de 2017

O ACOMPANHANTE DO PACIENTE HOSPITALIZADO

Tenho vivenciado este assunto nos últimos dias e resolvi falar um pouco a respeito.
Quem acompanha um paciente hospitalizado por muito tempo, sofre um desgaste emocional e físico, que precisa ser acompanhando.
O que percebo é que pouco se faz a respeito. Os hospitais em suas UTIs possuem no máximo um assistente social, que de uma forma ou outra, dá o seu apoio ao acompanhante, quando percebe esta necessidade, mas o que falta mesmo são psicólogos para dar o suporte necessário à estas pessoas que acompanham seus parentes, amigos ou entes queridos, e estão sofrendo junto com eles, e por isso precisam muito de uma ajuda psicológica.
Resultado de imagem para imagens pacientes em UTI desenhos
Não é fácil ver quem amamos imóvel, ligado a aparelhos, monitores, tubos, cabos, etc...
E a possibilidade de quem acompanham adoecer após um longo período de acompanhamento existe. 
Nesse momento, é compreensível que a ansiedade e a insegurança aumentem, podendo gerar espaço para fantasias negativas relacionadas ao contexto hospitalar.
O stress de cada intercorrência, e as intervenções necessárias, além das expectativas geradas a cada dia, não dão trégua ao organismo, e é comum, após passar tudo, o acompanhante estar tão debilitado que poderá adoecer, uma vez que seu equilíbrio psíquico e fisiológico, estão abalados.
É claro que isso não irá acontecer com todos, mas é importante se cuidar, pois mesmo após o paciente sair do hospital, o cuidador irá acompanha-lo ainda por um tempo até sua total recuperação e por isso precisará estar bem.

Resultado de imagem para imagens de pacientes hospitalizados desenhos

Além do acompanhante, é de suma importância que o psicólogo também acompanhe o paciente em seu estado de consciência com menor sedação, para apoiá-lo a vivenciar o que virá pela frente, ajudá-lo neste retorno à vida, que poderá ser muito diferente do que tinha antes, dependendo da intercorrência sofrida. Além disso, muitas vezes o paciente não possui consciência de quanto tempo está ali e o que se passou com ele durante este período, o poderá ter reações diversas ao retomar a consciência, devendo ser assim suportado por um profissional da área da psicologia.

Resultado de imagem para imagens de psicologos desenho



Nenhum comentário:

Postar um comentário