quinta-feira, 20 de abril de 2017

SOLIDÃO

Este é um tema interessante, pois ficar só nem sempre significa estar só, ou seja, há pessoas que mesmo estando no meio de uma multidão, se isolam por não conseguirem se comunicar com outras pessoas, seja por opção, timidez, mania por redes sociais, etc..., não permitindo um contato visual, físico, auditivo ou verbal.
Mas além disto, há outras pessoas que estão optando por viverem sozinhas mesmo, sem ter alguém para dividir o seu espaço.
Esta é uma tendência mundial, na Europa, e Estados unidos já há algum tempo as pessoas optam por morarem sozinhas desde muito cedo.  Nós, brasileiros sempre fomos mais família, rodeados de amigos, mas é notado que principalmente nas grandes cidades, esta tendência vem surgindo por aqui também.
E o que é solidão? 

velho

Solidão, é um sentimento de uma profunda sensação de vazio e isolamento, é mais que um sentimento de companhia ou querer realizar alguma atividade com uma outra pessoa, seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme, e quando isto não acontece, se isolam. A solidão não é o mesmo de estar desacompanhado, muitas pessoas ficam só por consequência das circunstâncias e outras por escolha própria. E quem escolhe ficar só, porque faz esta escolha?
  Barco De Pesca, Peixes, Lago, Bergsee
Muitas vezes, estar sozinho pode trazer uma imensa sensação de prazer, ou seja, traz alivio emocional por não ter que dividir algo com alguém, o poder de ter o controle de tudo ao seu redor, sem depender de outra pessoa, a sensação de privacidade e estar consigo mesmo. Esta sensação pode ser positiva, desde que esteja sob controle e não seja por todo tempo da vida da pessoa. Muitas pessoas decidem por morar sozinhas por terem sua privacidade preservada podendo controlar o ambiente, como dito acima,  porém estão sempre rodeada de amigos, e optam por ficar só, nos momentos que sentem necessidade de estar só. Neste caso a solidão não preocupa, mas o que pode preocupar são as pessoas que se isolam por grande parde de seu tempo, inclusive no trabalho, na escola e em outros momentos onde podem ter oportunidade de estar com outras pessoas, isto pode trazer indícios de depressão, e precisa ser olhado com cuidado para ser tratado.
O ser humano é uma espécie que vive em sociedade, por isso temos que estar atentos às situações que divergem a natureza humana.

Resultado de imagem para sozinho na multidão com celulares
Mas há aqueles que se isolam no meio de uma multidão, e este movimento vem crescendo a cada dia. Percebemos muitos adolescentes que vivem trancados em seu quarto, em redes sociais, ou assistindo séries sozinhos, falam pouco com as pessoas que estão ao seu redor, e comunicam-se com amigos através das redes sociais, diminuindo o contato físico com as pessoas. Mas este não é um movimento exclusivo dos adolescentes, a tecnologia vem permitindo este tipo de isolamento, onde as pessoas decidem que é mais fácil manter contato virtual.
A facilidade de comunicação entre as pessoas pode dar a impressão de não estarem sozinhas, mas a falta do contato físico pode trazer consequências desagradáveis ao longo do tempo.
É fato que o ser humano começa um processo de separação desde o nascimento, a fim de conquistar a independência até chegar a idade adulta, e este processo nem sempre é tranquilo por isso precisamos acompanhar o desenvolvimento destas atitudes nas crianças também.
Para sentir solidão o individuo passa por um estado de separação profunda, podendo se manifestar como um sentimento de abandono, rejeição, depressão, insegurança, ansiedade, falta de esperança, inutilidade, insignificância ou ressentimento. Outras vezes a pessoa se coloca em um estado de solidão para chamar atenção de outros, ou seja, para que percebam sua tristeza. Se estes sentimentos são prolongados, podem bloquear a capacidade da pessoa se relacionar com outras pessoas ou ter relacionamentos saudáveis, aumentando sua experiência de sofrimento, podendo levar a consequências perigosas pelo distanciamento de contados sociais. A baixa auto-estima pode ser um disparador inicial para a desconexão social, levando. Portanto, observe estas pessoas, elas precisam de ajuda.
Idoso, Banco, Sozinho, Jardim, Avo
Mas há aquela solidão gerada por uma consequência do destino, podemos observar nos idosos que perdem seus parceiros e acabam ficando só a maior parte de seu tempo. É comum estas pessoas desenvolverem depressão nesta fase da vida, e muitas vezes seus parentes mais próximos não conseguem estar com eles por todo o tempo, e muitas vezes a opção de viver só é do próprio idoso, que preferem manter sua vida de antes, seu espaço, suas lembranças, quando perdem  seus parceiros. Nestes casos, pode ser interessante convencê-los de ir para uma instituição, ou mesmo morar com um parente, assim poderá ter maior qualidade de vida, da vida que lhes resta.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Solid%C3%A3o






Nenhum comentário:

Postar um comentário