terça-feira, 29 de maio de 2018

MEU FILHO PEDE SOCORRO?

Gosto de escrever sobre minha vivência clinica, e como atendo vários adolescentes, que em sua grande maioria, demonstram perceber que seus pais não o notam como gostariam que o notassem, e assim, acabam sentindo sozinhos.

Por outro lado, quando conversamos com os pais eles imaginam que todos os adolescentes passam por isso, e que este é um comportamento normal, ou seja, o distanciamento deles nesta idade. 


Bom, vamos então falar um pouco sobre esta fase de transição. 

De fato é um momento único e muito diferente, onde o adolescente experimenta mudanças físicas em seu corpo e alterações hormonais que explodem em seu organismo e muitas vezes são percebidas por eles como algo ruim, sentem-se inibidos pelas constantes observações dos adultos que reparam em sua mudança, e muitas vezes esta é a causa de seu isolamento.
O rosto cheio de espinhas, a voz do menino se alterando, os seios da menina apontando, tudo isso mostram que agora as coisas estão mudando, não serei mais criança, terei novas responsabilidades, preciso pensar em uma profissão, nossa quanta coisa vai acontecer daqui pra frente....

Mas nem todo isolamento é normal, muitas vezes a falta de amigos, permanecer muito tempo só em redes sociais, e falta de desejo de conversar sobre qualquer coisa, chama atenção, é um sinal de alerta.

É muito importante observar atentamente o comportamento do seu filho ou filha, notem se ele anda irritado com qualquer coisa, e se seu comportamento vem se alterando drasticamente, de uma hora para outra. Perceba se este isolamento é com a família ou também com os amigos, e se ele está demonstrando uma tristeza e um desânimo exagerado, e nem sempre isso é demonstrado em suas notas na escola.

Nesta fase, começam seus interesses sexuais, desejo de ficar com oura pessoa, mas nem sempre eles gostam de falar sobre isso.
Mas como lidar com estas questões? Realmente não é fácil, muitas vezes eles não querem mesmo se abrir com os pais, sentem vergonha do que sentem e até de estarem crescendo, preferem falar com outra pessoa que não tenha nenhuma relação com eles e com sua família.
Nestas situações, é importante tentar conversar com o adolescente e verificar se ele gostaria de fazer uma terapia, pois  o psicologo(a) poderá ouvir suas questões, sem críticas e com total confidencialidade.
Alguns adolescentes conseguem expressar esse desejo aos seus pais, mas nem todos, então perceba se seu filho não está se isolando para chamar a sua atenção, e nunca deixem-no sozinho sem um carinho, demonstre preocupar-se com ele, fale abertamente de suas experiências da época em que tinha a idade dele, ele poderá se identificar e notar que é normal.

O mais importante é poder perceber o que está acontecendo dentro de sua própria casa.

Fiquem atentos!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário