sábado, 3 de fevereiro de 2018

LINGUAGEM
COMO SE DESENVOLVE E A IMPORTÂNCIA NA COMUNICAÇÃO
Vamos falar de linguagem, da importância na comunicação e os problemas de aprendizado causados por distúrbios de linguagem.
Para começar este tema, é importante ter claro que há vários tipos de linguagem e todos são utilizados para fins de comunicação, seja através da forma oral, da escrita, dos  gestos, mimicas ou das expressões corporais.
Enfim são várias formas que os indivíduos utilizam para se comunicar entre si na sociedade.


A linguagem é o que mais diferencia a raça humana das outras espécies conhecidas, pois temos a capacidade de falar, ler, escrever, da forma que hoje conhecemos.
Antes de citarmos cada uma delas, é importante destacar que as alterações da aquisição da linguagem estão entre os mais frequentes transtornos no neurodesenvolvimento infantil, prevalecendo em média cerca de 5% entre a população pré escolar, e podem estar relacionados às questões neuropsicológicas e neuropsiquiátricas, como a hiperatividade, ansiedade e outros transtornos específicos da aprendizagem. 

Sabemos que utilizamos linguagem verbal e não verbal,  para nos comunicar, porém o processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de 4 sistemas independentes: 
  • o fonológico - Percepção e produção dos sons;
  • o Semântico - Palavras e seu significado;
  • o Pragmático- Linguagem em um contexto;
  • o Morfológico ou Gramatical - Regras da sintática das palavras.
Segue as fases do desenvolvimento da linguagem:

IDADE
FORMA DE COMUNICAÇÃO
Nascimento
Choro inarticulado;
 Identificação de sons familiares.
4 meses
Balbucio, sorriso.
7 meses
Balbucio reduplicado (Ex.: “mamama”).
10 meses
Jargão e primeiras palavras;
Contato visual, expresses faciais, vocalizações e gestos.
1 ano
Palavras-frase (usa uma única palavra com a função de uma frase, como por exemplo: Usar a palavra “ága” com a função de “me dê um copo d’água”);
Frases de duas palavras;
Produção do som de algumas consoantes.
2 anos
Vocabulário de 150-200 palavras;
Frases de 2-3 palavras;
Nomeia objetos quando solicitada;
Progresso na aquisição de sons.
3 anos
Produz sentenças gramaticais;
Formula questões;
Vocabulário de 1.000 palavras;
Mantém longos diálogos;
Adquire mais sons de consoantes;
4 anos
Frases complexas;
Adquire novos sons e grupos consonantais (Ex.: ‘cr’á, ‘pl’a, etc.).
(Instituto ABCD, 2013)

Até os 4 anos de idade a criança desensolve sua linguagem oral, conforme tabela acima, após esta idade, elas irão aperfeiçoar e aprender novos tipos de linguagem, como a escrita por exemplo. 

No desenvolvimento da linguagem há uma fase chamada de pré-linguística, onde são vocalizados apenas fonemas sem  
palavras e esta fase pode permanecer até 1 ano de idade, quando inicia-se a fase do desenvolvimento verbal.
A aquisição da linguagem depende da interação de aspectos físicos, cognitivos e emocionais, e a medida em que são amadurecidas as estruturas cerebrais necessárias à produção de sons, discriminação auditiva, controle fonatório e fala, a linguagem será desenvolvida.


Crianças com dificuldades no desenvolvimento da fala, podem estar com algum problema relacionado ao desenvolvimento cognitivo, visual ou auditivo, que deve ser bem avaliado, devendo sempre considerar o desenvolvimento dos sistemas independentes para assim chegar ao diagnostico.  Por exemplo, inicialmente desenvolve-se a palavra falada que esta relacionado ao desenvolvimento fonológico e morfológico e se atribui um significado, nível semântico, algumas patologias podem estar relacionada ao desenvolvimento da região cerebral relacionada a esta função e o tempo de maturação destas funções cerebrais.

DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM NA INFÂNCIA
Até os 3 anos de idade, a criança desenvolve a linguagem e sua estrutura mais complexa,  e será a partir desta fase que poderá se avaliar com segurança se há algum distúrbio de linguagem no seu desenvolvimento. Mas será importante acompanhar, junto ao médico pediatra se o desenvolvimento da criança está de acordo com a tabela acima, caso não esteja um neuropediatra deverá ser indicado. 
Alguns tipos de Afasias são desenvolvidos de acordo com o tipo de dificuldade observado neste período, como dificuldade da fala expressiva, da percepção, da fluência, da narrativa, da compreensão, da repetição e elaboração e da organização das respostas, de acordo com a faixa etária.
Aos 4 anos de idade a criança deverá ser capaz de desenvolver frases completas e responder ao que lhe é perguntado, e qualquer divergência deverá ser observada  para avaliar caracterização de um possível problema no desenvolvimento da linguagem. 


Aspectos afetivos e emocionais também devem ser observados no contexto da linguagem, como por exemplo a entonação, a inflexão, o volume, a ênfase, bem como a expressão facial e a postura corporal, estes últimos fazem parte de um contexto de significado da linguagem não verbal. Esta observação terá a finalidade de avaliar as dificuldades de interação social, e se estas são ou não apropriados para o contexto ou para a ocasião.


A linguagem escrita e a leitura também tem um papel importante no desenvolvimento infantil. 
A dislexia é um distúrbio relacionado a linguagem e pode impactar o aprendizado. Trata-se de uma dificuldade na decomposição fonológica. Embora a compreensão da fala seja intacta, a leitura é geralmente lenta, estas pessoas também tem muita dificuldade em soletrar, em reconhecer rimas, em ler palavras não habituais, mesmo que sigam regras gramaticais da língua.
A leitura e a escrita envolvem habilidades complexas, que vão além da capacidade de reflexão sobre a linguagem no que se refere aos aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. A atividade funcional de determinadas áreas do cérebro, onde são processados os símbolos gráficos, permitirá à criança reconhecer que há letras e que estas não significam o som da fala, e no caso da escrita, as áreas motoras também são ativadas, além da visual e da auditiva. Então, qualquer problema de leitura e escrita, poderá estar relacionado às questões visuais, auditivas ou motoras do cérebro, além das áreas que representam estas funções.
Portanto, vale ressaltar que há uma combinação de fenômenos, biológicos, ambientais no aprendizado da linguagem escrita, envolvendo a integridade motora, sensório perceptual e sócio-emocional.
O domínio da linguagem e a capacidade de simbolização são princípios importantes no desenvolvimento do aprendizado da leitura e da escrita. 


A comunicação está totalmente relacionada a linguagem, sempre que nos comunicamos significa que queremos passar alguma mensagem com um objetivo específico.  Atualmente, com os meios de comunicação existentes, com as redes sociais, estamos cada vez mais rápidos em nossa comunicação, porém para que nosso objetivo seja alcançado, a cada comunicação deverá existir  pelo menos um emissor e um receptor da mensagem.
Há varias formas de fazer isso, através de gestos, símbolos,  palavras (verbais ou escritas), mimicas, sons, músicas, etc.... Por isso, dependendo de como queremos que o recado chegue a quem desejamos, é importante escolher o meio de comunicação mais eficaz, de acordo com o objetivo a ser atingido.

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