sexta-feira, 22 de dezembro de 2017


AFETO
O que significa afeto?
Significa um estado da alma, um sentimento, mas nem sempre é positivo, sabia disso? Pois bem, já ouviram falar que alguém esta afetado por algo ou pelo outro?
Afeto pode ser descrito pela disposição de alguém por alguma coisa ou por alguma pessoa, um lugar, um objeto, onde a partir dele construímos nossas emoções ou sentimentos.
No caso de afetar é quando alguém pode influenciar sobre algo. 
Mas vamos falar de afeto como forma de carinho, que pode ser sentido através de um gesto: um abraço, um beijo, um cafuné.
Quem nunca recebeu um afeto carinhoso, não saberá como proporcionar isso a outra pessoa. É por isso algumas pessoas têm muita dificuldade em demostrar carinho e afeto pelo outro.


Os animais também são capazes de demonstrar afeto, tanto entre si como com os humanos, por isso muitas pessoas passaram a ter animais de estimação para suprir uma necessidade de afeto que não conseguem ter com as pessoas.

Mas como dizem, o amor está no ar nesta época do ano, muitas pessoas ficam mais sensibilizadas querem ajudar ao próximo fazendo doações, demonstrando mais carinho, mais afeto pelo outro, se tornam mais amáveis, e porque será que isso acontece?
Bem, nestas épocas parece que algo meio contagioso toma conta dos sentimentos das pessoas de forma inconsciente, surgem emoções que contaminam as pessoas: as luzes de natal, as músicas, as propagandas, na TV, a comida, a união das famílias. Tudo isso faz com que aflorem sentimentos mais afetuosos, permitindo maior sensibilidade das pessoas, demonstrando serem capazes de tais atitudes.
E porque não fazer isso sempre? O dia a dia, a rotina, os afazeres e as responsabilidades tornaram as pessoas mais duras e rígidas dentro de si mesmas. 
A dificuldade de perceber o outro e de se sensibilizar está cada vez mais tomando conta das pessoas, e parece que sempre haverá uma espécie de troca, uma cobrança, e até para conversar temos que pedir licença e principalmente confiar.
Há necessidade de melhorar nossa percepção, ver quem está ao seu lado, sentir o que o outro sente, falar palavras mais agradáveis evitando o rancor.
Este é o nosso momento, é nossa vida e nosso tempo que é único, não volta. Vamos aproveitar o melhor dela e usar a tecnologia ao nosso favor,para aproximar as pessoas e não afastá-las


O afeto nos permite modificar nosso comportamento, nos influencia na forma como pensamos algo, por isso vamos cultivar o afeto positivo, aproveitar esse momento de natal e trazer sentimentos bons a tona. As lembranças também podem ser afetuosas, lembrar de momentos em que passamos com outras pessoas que não podem mais estar conosco, também é uma demostração de afeto através de nossas emoções.


Mas o ódio também é uma forma de afeto, o afeto negativo, que é experienciado através de emoções negativas como a demostração de ódio, raiva por exemplo, por algo que aconteceu. Quantas vezes no transito não percebemos este tipo de comportamento, ou seja, alguém xingando o outro por algo que acredita ter feito errado, pois bem é um afeto negativo, o ódio.


O embotamento afetivo é quando há uma retração emocional, ou seja quando uma pessoa se utiliza de um mecanismo de defesa que corresponde à dificuldades de expressar seus sentimentos.
Coloque em suas metas para o ano que vem ter uma atitude por mês para cultivar coisas boas, essa experiência vai valer a pena e trará uma leveza em sua vida para ter um ano melhor do que o que passou. Pense nisso!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário