Ou os dois, então vamos entender um pouco sobre isso.
IMPULSIVO
O que significa ter um ato impulsivo? Quando dizemos que alguém fez algo por impulsividade, significa que fez algo sem pensar, de forma instintiva, sem controle, e quem nunca passou por isto, não é mesmo? Acontece que há um ponto que separa o impulso normal e o patológico, por isso vale a pena abordar aqui.
A impulsividade, como já falamos, leva a fazer as coisas sem pensar, como por exemplo, responder ao chefe em um momento de raiva pode levo-lo a demissão ou fazer brincadeiras inapropriadas, pode afastá-los dos grupos de amigos.Ou seja a pessoa não faz nenhum tipo de reflexão antes de agir, seja de forma verbal, na escrita (emails ou correspondências) ou motora (parte para a briga,agressão).
Se isto acontece de forma esporádica, num momento de tensão e nervosismo, pode até se considerar normal, porém não é normal aquele que sempre age desta forma.
Nos impulsos patológicos, predominam as ações psicomotoras automáticas, sem reflexão de forma instantânea e explosiva, age de forma deliberada, onde o individuo não percebe a ação como inadequada, seus pensamentos são egocêntricos, e não tentam adiar ou evitar tal ação por ser incapaz de tolerar as frustrações, sendo assim, desconsidera os desejos e as necessidades das outras pessoas.
Estas pessoas constantemente se prejudicam e prejudicam seu próximo, precisando de acompanhamento psicológico.
Muitas vezes o impulsivo pode estar associado às pessoas quem têm Transtorno com Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH ), mas não necessariamente.
Nos gráficos acima demonstram que os meninos são mais impulsivos que as meninas
COMPULSIVO
Diferente do impulsivo, o compulsivo reconhece a ação inadequada e indesejável, assim como tenta refrear, ou seja, tem consciência do ato compulsivo.
A ação compulsiva em geral é motora, podendo ser atos simples como coçar-se, picar-se, arranhar-se, a rituais mais complexos como tomar banhos de forma repetida e ritualizada, lavar as mãos diversas vezes, excesso de organização e limpeza, ou seja agir de forma estereotipada, por inúmeras vezes seguidas.
.
Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC), como são chamados, são estes atos compulsivos e repetitivos, estas pessoas sentem o desejo consciente de agir desta forma, porém não conseguem controlar, podendo tentar adiar ou resistir a este desejo, mas sentem-se aliviados ao realizar o ato compulsivo, mas logo sentem o desejo e a necessidade de repetir o ato. Normalmente o obsessivo associa estes sentimentos a idéias desagradáveis, como sujo, impuro, contaminado, e logo após o alivio os sentimentos obsessivos retornam consciência,
Há vários tipos de compulsão:
- por compras,
- por comida,
- por limpeza,
- por organização,
- por sexo, etc...,
A pessoa é compulsiva, e impulsivamente come sem parar, ou seja o ato as vezes é impulsivo, ou inconsciente, levado pela compulsão por comer, neste exemplo.
Muitos casos de compulsão está associado a ansiedade, neste exemplo, comer alivia a ansiedade.
Compulsão por Comer
Compulsão por organizar
Compulsão por comprar
Compulsão por limpar
Falaremos de cada um destes transtornos separadamente em outras publicações.
Até lá
Nenhum comentário:
Postar um comentário