quarta-feira, 30 de novembro de 2016
A cada dia nos deparamos com acontecimentos que nos levam a refletir sobre o valor da vida.
Quem não ficou perplexo com os últimos acontecimentos relativo ao acidente que tirou a vida dos garotos do Chapecoense? Porque nestas situações é que nos pegamos retrofletindo sobre a fragilidade de nossas próprias vidas, e o que fazemos para aproveitar cada minuto?
Já pensaram nisso?
E porque somente paramos e congelamos para dar valor as pequenas coisas quando coisas ruins acontecem? O ser humano está acostumado a deixar a vida o levar, como se todos os dias houvesse a garantia do amanhã, e assim sua rotina o mantém, sem parar para pensar, e para notar o que há em sua volta.
Quando algo tão terrível acontece, esta rotina é abalada, ai congelamos e damos a oportunidade de pensar, e sair do nosso mundinho tão limitado. E isto permanecerá por um tempo, até que tudo volte ao normal, ou seja o dia a dia recomeça, a rotina retoma o seu lugar, e se quer lembramos que estamos respirando.
E porque não mudar isso?
Olhe para o seu redor e descubra quanta coisa você não vê, perceba os detalhes da sua casa, da sua família, dos colegas de trabalho, e até da poeira das ruas, do vento em seu rosto, do barulho indesejado, do perfume das flores e do mal cheiro da poluição.
Contemple cada minuto, e viva intensamente, faça diferente.
Pense, o que gostaria de fazer e nunca teve coragem.
Porque valorizar tanto as coisas ruins, se temos muito de bom ao nosso redor?
Pare todos os dias, mude seu ritual, perceba sua respiração e quanta vida está colocando para dentro de si.
Se atreva a viver!!!!
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Ou os dois, então vamos entender um pouco sobre isso.
IMPULSIVO
O que significa ter um ato impulsivo? Quando dizemos que alguém fez algo por impulsividade, significa que fez algo sem pensar, de forma instintiva, sem controle, e quem nunca passou por isto, não é mesmo? Acontece que há um ponto que separa o impulso normal e o patológico, por isso vale a pena abordar aqui.
A impulsividade, como já falamos, leva a fazer as coisas sem pensar, como por exemplo, responder ao chefe em um momento de raiva pode levo-lo a demissão ou fazer brincadeiras inapropriadas, pode afastá-los dos grupos de amigos.Ou seja a pessoa não faz nenhum tipo de reflexão antes de agir, seja de forma verbal, na escrita (emails ou correspondências) ou motora (parte para a briga,agressão).
Se isto acontece de forma esporádica, num momento de tensão e nervosismo, pode até se considerar normal, porém não é normal aquele que sempre age desta forma.
Nos impulsos patológicos, predominam as ações psicomotoras automáticas, sem reflexão de forma instantânea e explosiva, age de forma deliberada, onde o individuo não percebe a ação como inadequada, seus pensamentos são egocêntricos, e não tentam adiar ou evitar tal ação por ser incapaz de tolerar as frustrações, sendo assim, desconsidera os desejos e as necessidades das outras pessoas.
Estas pessoas constantemente se prejudicam e prejudicam seu próximo, precisando de acompanhamento psicológico.
Muitas vezes o impulsivo pode estar associado às pessoas quem têm Transtorno com Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH ), mas não necessariamente.
Nos gráficos acima demonstram que os meninos são mais impulsivos que as meninas
COMPULSIVO
Diferente do impulsivo, o compulsivo reconhece a ação inadequada e indesejável, assim como tenta refrear, ou seja, tem consciência do ato compulsivo.
A ação compulsiva em geral é motora, podendo ser atos simples como coçar-se, picar-se, arranhar-se, a rituais mais complexos como tomar banhos de forma repetida e ritualizada, lavar as mãos diversas vezes, excesso de organização e limpeza, ou seja agir de forma estereotipada, por inúmeras vezes seguidas.
.
Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC), como são chamados, são estes atos compulsivos e repetitivos, estas pessoas sentem o desejo consciente de agir desta forma, porém não conseguem controlar, podendo tentar adiar ou resistir a este desejo, mas sentem-se aliviados ao realizar o ato compulsivo, mas logo sentem o desejo e a necessidade de repetir o ato. Normalmente o obsessivo associa estes sentimentos a idéias desagradáveis, como sujo, impuro, contaminado, e logo após o alivio os sentimentos obsessivos retornam consciência,
Há vários tipos de compulsão:
- por compras,
- por comida,
- por limpeza,
- por organização,
- por sexo, etc...,
A pessoa é compulsiva, e impulsivamente come sem parar, ou seja o ato as vezes é impulsivo, ou inconsciente, levado pela compulsão por comer, neste exemplo.
Muitos casos de compulsão está associado a ansiedade, neste exemplo, comer alivia a ansiedade.
Compulsão por Comer
Compulsão por organizar
Compulsão por comprar
Compulsão por limpar
Falaremos de cada um destes transtornos separadamente em outras publicações.
Até lá
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
O que significa ?
O amor potencializa características que já são da pessoa como, sabedoria, felicidade, humildade, alegria entre outras... Já o apego a pessoa se agarra na outra para sentir essas emoções.
O apego começa no inicio da relação do bebê com seus pais ou com quem são seus cuidadores.
O bebê necessita do calor do corpo de quem está próximo, da força dos braços de seus pais, do seu colo para se sentir protegido e seguro.
Mas no adulto o apego pode se tornar uma forma de suprir uma carência emocional, que poderá estar relacionada a este momento de sua infância, por compensação ou por algum tipo de excesso.
Segundo J. Bolwby, notável por seu interesse no desenvolvimento infantil e pioneiro no trabalho da Teoria do apego, retrata as fases abaixo:
Os bebês nascem com uma tendencia inata de criar fortes elos emocionais com seus provedores de cuidados. Tais relações possuem um valor de sobrevivência, porque trazem atenção de todas as espécies ao bebê, encadeados de comportamentos instintivos que criam e sustentam a proximidade entre pais e filhos ou outros pares a ele ligados.
A relação dos pais com o bebê leva ao desenvolvimento de padrões de apego, e aos modelos internos de funcionamento e de percepção individual, ou seja emoções, pensamentos, expectativas em relacionamentos posteriores. O comportamento infantil associado ao apego é principalmente a busca por proximidade a uma figura de apego.
As relações sociais estão totalmente vinculadas ao apego, estes relacionamentos vão desde uma simples amizade a relacionamentos amorosos, relação com doentes e idosos.
A forma como cada um se relaciona com o outro, uns mais próximos, outros mais distantes, levam a avaliar como foi este vinculo de apego em sua primeira infância, Cada padrão de apego é associado a um padrão especifico de cuidado parental, podendo se resumir em:
- Seguro - Apego adequado ou suficientemente bom, levando segurança e uma base boa ao Bebê, permitindo a exploração do mundo e desenvolvendo uma tolerância relacionado as separações breves, sem grandes sofrimentos;
- Insegura - Este se divide em outras 3 classificações:
- Ansioso/ambivalentes: mães ou cuidadores ansiosos, insensíveis às necessidades do bebe, os filhos demonstram grande sofrimento diante da separação;
- Evitador: Falta de expressão de sentimento por parte dos cuidadores (mãe/pai), não expressam sentimentos, não toleram proximidade. Estas crianças tendem a ignorar a separação, mas sua indiferença é mais aparente que real.
- Desorganizado/desorientado: Mães depressivas que sofreram algum tipo de trauma ou perdas significativas antes do nascimento destes bebês, resultando em crianças que choram desesperadamente perante a separação, porém são contraditórias quando há o retorno evitam o contato, ou ignoram, como forma de punição.
Falaremos mais sobre este tema nas próximas publicações.
Quando falamos de luto a primeira coisa que pensamos é na morte.
O luto leva a uma tristeza imensa, pelo menos em seus primeiros momentos, nas primeiras fases do luto. O luto é dor da separação de uma parte de nós que se foi, que não esta mais conosco. Ela representa como se algo fosse arrancado de forma súbita. É o rompimento de um vínculo importante, e por isto temos que passar por este processo, pois ele é necessário para a cura desta dor.
A dor do luto irá acontecer sempre que algo que temos um vinculo muito forte se rompe, de forma definitiva, ou não.
É saudável passar pelo processo de luto, o que não é saudável, é transformar o luto em algo patológico e infinito. Por isso, apesar de nem todos passarem por todas as fases do luto, acho importante conhecerem, pois todos teremos nossos momentos de luto em algum momento de nossas vidas.
São 5 as fases do Luto:
1) Negação - é um mecanismo de defesa onde não acreditamos no que está acontecendo, seja morte ou separação. Por exemplo um casal que se separa, a aceitação de uma das partes poderá ser muito dolorosa a fim de negar o que está acontecendo. A morte de alguém, "não consigo acreditar que ele se foi", a falta, o vazio que sentimos, nos fará negar internamente tal situação;
2) Raiva - é a revolta pelo que aconteceu - "Porque isto tinha que acontecer logo comigo?" São as perguntas "Porque, porque", e não se conforme por estar passando por isto;
3) Barganha - Como se pudesse negociar, prometendo algo, mesmo que seja para si mesmo: Prometo que mudarei, se você voltar, não farei mais isto, serei uma pessoa melhor, a pessoa faz promessas a Deus, etc...
4) Depressão - A pessoa retira-se para seu mundo interior, se isola, fica melancólico, se sente impotente diante da situação.
5) Aceitação -É o ultimo estágio, onde se aceita o que aconteceu, a dor vai embora e fica a saudades, se consegue enxergar a realidade e consegue voltar ao seu ritmo normal.
O luto tem normalmente duração de 1 ano, pois é neste período onde acontecerão as coisas que normalmente a pessoa que sofreu a perda irá passar. Exemplo, comemorações, aniversário, natal, dia dos pais, dia das crianças, etc... Após 1 ano este processo tende a ir se amenizando, mas a saudades ficará presente. É muito importante que não fujas da dor, representada por não se ver mais nos olhos da pessoa que ama, de quem havia uma referência de mundo e o que este mundo significava, enquanto existia esta relação.
LUTO NAS CRIANÇAS
Mas fiquem atentos para o luto infantil, ele existe e precisamos respeitar a dor da criança, e apoiá-las para que sua perda seja menos intensa.
As crianças, além das perdas relacionadas à morte, são as que mais sofrem com a separação, e é muito importante a família dar o apoio necessário para que ela passe por estas fases de forma menos impactante possível, nelas o processo de raiva pode trazer muita culpa.
O luto também se faz presente em quem perde o emprego, e estas pessoas também passam pelo mesmos estágios de luto, ou seja, de negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.
É muito comum a pessoa que perde seu emprego ficar um tempo inerte, como se não acreditasse que não irá mais seguir a mesma rotina de antes, mas aos poucos, de forma natural este processo vai sendo digerido e a pessoa vai em busca de novas oportunidades. Mas caso isto não aconteça, fique atento, pode ser que haja um processo depressivo acontecendo e a pessoa necessite de ajuda.
Concluindo, não há uma regra na sequência do estágio do luto, é comum as pessoas apresentarem pelo menos 2 destes estágios, e caso alguém permaneça por um tempo muito alongado, é importante buscar ajuda psicológica.
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
Bem, falamos de amor e ódio na publicação anterior, então,o ciúmes e posse está totalmente ligado a este tema também.
O ciume é um estado emocional complexo que se traduz por um sentimento penoso provocado por alguém, ou por algo de que se pretende um "amor" exclusivo ou "posse" única.
O receio, pavor, desconfiança, temor, costumam se insinuar quando surge o medo da perda.
Dos tormentos da alma o ciúme talvez seja o mais avassalador, ele sempre aparece associado a emoções destrutivas, como duvida, angústia, mágoa, solidão, desemparo, inveja, paranoia, necessidade de afirmação pessoal, auto defesa, etc...
Sendo assim, existência do ciúme é multifatorial, cada caso de ciúme doentio deve ser analisado separadamente. Porém é fato que a insegurança, a baixa auto estima, são fatores relevantes que levam a este sentimento tão possessivo nos relacionamentos. As principais características de um ciumento possessivo são:
- Sente necessidade de monitoramento constante;
- Você é o centro de tudo;
- Deseja estar sempre presente, em todos os lugares, não te dá liberdade;
- Citação constante de propriedade (meu,minha)
- Demostração de insegurança emocional (medo constante, apego demasiado, etc...);
- Ansiedade, inquietude;
- Carência afetiva;
- Dependência do outro;
- Baixa auto-estima
- Percepção distorcida dos fatos
O simples ciúme pode ser considerado um sentimento mais leve. Quem nunca sentiu ciúme na vida? Até as crianças têm ciúmes dos pais, dos irmãos, e os animais também sentem ciúme, quem nunca viu seu animalzinho de estimação pedindo carinho e atenção?
Mas a Posse é o sentimento de dono, onde a pessoa sente que deve controlar tudo no outro, transformando o que descrevemos de "ciume possessivo", este sim é perigoso e pode levar a consequências danosas para ambas as partes.
Claro que isto é totalmente inconsciente, mas por isso o medo de perdê-la, causa-lhe tanta dor.
Sabemos que o ciume obsessivo pode ser causa de grandes tragédias,
Termômetro da intensidade de ciúmes.
Se alguém que nos lê se encaixa na descrição do ciumento possessivo, procure ajuda psicológica, isto irá melhorar sua vida e de quem AMA.
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
Bem, falar deste tema gera muitas dúvidas, como pode alguém amar e odiar, quase que simultaneamente?
Na verdade não é bem assim, a quem amamos e a quem odiamos? O outro ou a si próprio? O sentimento do amor é uma forma variada de tipos de afeto, podendo alternar-se em sua intensidade, indo desde uma simples amizade, um carinho por alguém, companheirismo, ternura, a uma varição de outros sentimentos, que muitas vezes se confundem com o sentimento de "amor".
E por que oscilam? Bem, é fato que transferimos nossos desejos e anseios ao outro, a quem acreditamos amar, e quando aquilo que desejamos não é correspondido, sentimos raiva, "ódio", tristeza, desapontamento, mágoa, e uma série de sentimentos contraditórios. Mas isso não significa que em todas as pessoas, o ódio, a raiva a tristeza, irão sobrepor o outro sentimento, de amor, carinho e ternura. Trata-se de oscilações momentâneas e acontecem justamente pela pessoa ver no outro a ela mesma, desejando que esta tenha os mesmos anseios e desejos seus.
Porém vale também destacar que a expressão 'AMOR", nem sempre se dá por vias saudáveis.
Muitos exemplos de relações conjugais onde se percebe um sentimento de "posse", de fato não é amor, tornando-se uma relação doentia que afeta os dois lados, ou seja, as duas pessoas envolvidas neste sentimento. (falaremos mais deste tema - CIUME E POSSE, em outra postagem).
Nestas situações, acaba aparecendo um convívio quase que de inimizade, onde o ciúme, a posse, é o principal ingrediente.
Nestes casos, ambos precisam de um tratamento por distúrbios psicológicos
Porque toleram tal situação, com tanto sofrimento? Há algo neste contexto que os fazem manter esta relação doentia, que jamais pode ser chamada de 'AMOR".
Há varias formas de amar, amamos nossos pais, nossos filhos nosso cônjuge, e porque não, nossos animais de estimação. E sentimos ódio se corremos o risco de perdê-los.
Falaremos mais destes temas em outras postagens, acompanhem.
terça-feira, 15 de novembro de 2016
FALANDO DE PROFISSÕES
de R a Z - continuação (nível Superior)
R
Radialista e Repórter
Ver em JornalismoS
Serviço Social (Assistente Social)
A profissão de Serviço Social (assistente Social) tem como objetivo a coletividade do indivíduo na sociedade. Este profissional atua no combate a desigualdades sociais, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida das pessoas.
- Campo de atuação: Instituições privadas e governamentais em áreas como : Educação,saúde, gênero, família, trabalho, habilitação, assistência, lazer, moradia, reabilitação, sistemas penitenciários, previdência social.
- Características: Sensibilidade social,convicção e confiança nas pessoas, pragmatismo, motivador, capacidade para relacionamento humano, capacidade de dominar as dificuldades, criatividade, sinergia, flexibilidade, capacidade de avaliação estratégica, sensibilidade, coerência, etc...
- Formação: Superior em Serviço Social
O Sociólogo estuda o comportamento humano em função do meio e dos processos que interligam os indivíduos, em associações, grupos e instituições. A sociologia tem como base teórica o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los analisando os seres humanos em suas relações de independência. É de responsabilidade do sociólogo, compreender as diferentes sociedades e culturas com objetivo de estudar as formas humanas de interação.
- Campo de atuação: O ambiente em que está inserido já é seu campo de atuação. Este profissional é o próprio estudo, sua família, por exemplo e as pessoas que estão ao seu redor serão alvo de seu trabalho. Porém seu campo de atuação está diversificado na sociedade politica e cultural das massas, entre eles poderá ser considerado o magistério para alunos do ensino médio e fundamental, também poderá coordenar cursos e realizar pesquisas. Em consultoria pode desenvolver competências do trabalho em equipe, e a interação do trabalho com a sociedade, Sua grande missão é a formação de pessoas.
- Características: O pensamento social, é sua principal característica, gostar de leitura, ser observador, paciente, capacidade de integrar pessoas, facilidade de comunicação, domínio das esferas sociais, objetividade, capacidade de compreensão e análise para diferentes culturas
- Formação: Superior em Sociologia
Teologia
A teologia estuda o significado de Deus, baseado em várias religiões. No cristianismo o assunto tornou-se objeto de estudos, sobretudo das religiões judaico-cristãs.
- Campo de atuação: O teólogo terá seu campo de atuação em instituições religiosas, como igrejas, organizações não governamentais, escolas lecionando temas da religião, hospitais, creches, ONGs, etc..
- Características: Vocação para conhecimentos religiosos, interesse em leitura, conhecimento em outros idiomas, bos memória, habilidade para escrever, habilidade para interpretar textos bíblicos, curiosidade, capacidade de organização, gosto pela pesquisa, senso crítico.
- Formação: Superior em Teologia
Terapia Ocupacional
Profissional da área da saúde que atua nos estudos, prevenção e tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumatismos, e/ou doenças adquiridas. Utiliza-se de técnicas lúdicas ou físicas, artesanais, pedagógicas, artísticas, que promovam o restabelecimento ou desenvolvimento de habilidades na tentativa de habilitar ou reabilitar o individuo. Este tratamento pode ser indicado para pessoas de qualquer idade.
- Campo de atuação: O Terapeuta Ocupacional, ou TO, como também é conhecido, possui um mercado de trabalho amplo, porem a profissão é pouco divulgada. Levando em consideração a importância do seu trabalho, este profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, creches, centros especializados em terapia, ambulatórios, escolas, centros de saúde, programas sociais e comunitários, etc...
- Características: Gosto por ajudar as pessoas acima de tudo, interesse pela psicologia humana, senso de responsabilidade, paciência, dinamismo, metodologia,facilidade em lidar com pessoas, simpatia, visão humana.
- Formação: Superior em Terapia ocupacional
Trata-se de uma ciência que estuda os elementos turísticos e os relaciona ao contexto social e econômico. O turismólogo é o profissional que observa e analisa os fenômenos turísticos em sua totalidade.
- Campo de atuação: O Turismo no Brasil é amplo, o turismólogo tem grande campo de atuação pela diversidade geográfica em que estamos inseridos, principalmente na região Nordeste, Centro Oeste, Sudeste (Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo - no momento em ascensão ao turismo cultural e interior do estado e no Sul do Brasil), ou seja há campo de trabalho em todo território nacional. Vale também salientar que o turismo internacional também está crescendo, e este profissional também é muito requisitado para apoiar as pessoas na escolha de seu destino.
- Características: Gostar de viajar, entender da realidade sócio econômica dos países, domínio dos conceitos de geografia, história, artes, ser ágil, ter senso de responsabilidade, capacidade de concentração, visão de projeto, observador, dinâmico, capacidade de interpretar dados numéricos
- Formação: Superior em Turismo.
Veterinário
Este profissional é dedicado ao conhecimento da anatomia e das doenças dos animais em geral, incluindo animais domésticos (estimação), silvestres, rebanhos (abate), grande porte. Atuam na medicina animal, cirurgias, criação, melhoramento de raças, vacinação, controle de doenças, alimentação, ou seja, em tudo que está relacionado a saúde animal.
- Campo de atuação: Clinicas veterinárias, atendendo animais domésticos e de grande porte, no atendimento clinico e em cirurgias, Ecologia: no estudo de animais silvestres em campo ou Zoológicos; Indústria de produtos para animais no gerenciamento da produção de medicamentos, vacinas, soros, vermífugos, nos alimentos produção de rações e vitaminas, Na industria alimentícia para humanos, atuando na fiscalização de produtos de origem animal, Sanidade animal, na prevenção e controle de doenças e infecções, etc...
- Características: Gostar de animais e ter interesse por atividades cientificas, ter autocontrole, boa disposição física, capacidade de comunicação e concentração, capacidade para lidar com visão de sangue e de animais acidentados, ser observador, tomar decisão com agilidade, pensar e agir sob pressão, equilíbrio emocional, habilidade manual, contato com a natureza, etc...
- Formação: Superior em Medicina Veterinária e estar inscrito no Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Web designer
Este profissional é responsável por elaborar projetos gráficos e estético de um site de internet. Ele projeta os elementos gráfico-visuais de web, ou seja, a disposição dos ícones, imagens e texto a fim de produzir um material agradável e funcional para o usuário.
- Campo de atuação: Trata-se de um mercado em plena expansão no Brasil e no mundo, devido ao rápido desenvolvimento e ampliação do acesso à internet. Muitas empresas como agências de publicidade assessoria de imprensa, empregam este profissional, os Jornais e editoras de revistas, são outra fonte de emprego devido a mudança para ter seu público mais voltado na internet, ao invés da reprodução em papel.
- Características: Criatividade, gostar de computação, ser sensível, visão artística, perceber as tendências estéticas e visuais, espirito observador e crítico.
- Formação: Superior Tecnológico em Web designer
Zootecnista
Os Zootecnistas são profissionais que tem como responsabilidade o estudo e o controle da reprodução e aprimoramento genético, nutrição de animais criados para fins comerciais, que visam aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos de origem animal.
- Campo de atuação: Normalmente este profissional trabalha como administradores rurais, realizando experiências com alimentação e pesquisa, formas de prevenir e combater doenças e parasitas garantindo condições de higiene para melhorar a saúde e a qualidade dos produtos de origem animal e seus derivados. Também ajudam na melhoria dos alojamentos e instalações rurais visando aumento da produtividade. Na genética e reprodução faz avaliação dos rebanhos para desenvolver técnicas de inseminação artificial e cruzamentos com finalidade de garantir rebanhos mais resistentes.
- Características: Ter aptidão mecânica e numérica, ter interesse por atividades cientificas, ter iniciativa e meticulosidade, ser ágil, ter atenção a detalhes, capacidade de comunicação e organização, gosto pela pesquisa, raciocínio espacial desenvolvido.
- Formação: Superior Zootecnia, e por ser uma profissão fiscalizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, este profissional deverá registrar-se para exercer sua profissão.
Assinar:
Postagens (Atom)