Vamos começar este assunto explicando um pouco sobre o que é a adolescência, e assim tentarmos lidar melhor, com este tema. O mais interessante que todos os adultos já passaram pela adolescência e lidam com muita dificuldade com isto. Então vamos lá
A definição de adolescência e juventude está ligada diretamente à transformação da compreensão do desenvolvimento humano. É o momento de transição da criança para o ser adulto, e por este motivo há tantos conflitos envolvidos em quem passa por esta fase.
O Corpo cresce continuamente até a idade de 16 e 19 ano, até que a estatura adulta seja alcançada. Porem o chamado "estirão" ocorre de forma diferente entre meninos e meninas, ou seja para os meninos ocorre entre os 14 e 15 anos, já para as meninas, um pouco antes, até a idade em que acontece sua 1ª menstruação, cerca de 2 anos antes.
O processo de amadurecimento sexual também ocorre um pouco antes nas meninas que nos meninos, cerca de 2 anos antes também.
As alterações hormonais são a grande vilã das mudanças comportamentais destes indivíduos, pois são elas as responsáveis por tudo o que irá ocorrer em seu corpo neste período, como por exemplo, pelo crescimento corporal, desenvolvimento dos órgãos sexuais, gerando uma explosão de sentimentos confusos, e com isto o aparecimento dos conflitos indesejáveis.
Por isso, nesta fase, o comportamento deles muda totalmente. É muito comum os pais estranharem esta mudança, pois parece ser repentina. Os interesses mudam, não querem mais saber dos brinquedos que amavam até outro dia e tudo vira " pagar um mico". Por isto, esqueça os beijinhos no rosto perto dos amigos, isso é uma afronta.
Nesta fase, as meninas entram numa competição com a mãe, o atrito é quase certo, já os meninos possuem uma relação de amor e ódio com o pai. As relações são confusas e difíceis.
POR QUE ACONTECE
Desejo de independência/liberdade é um dos principais ingredientes para a maioria das discussões. Mas é evidente que muitos querem mais liberdade do que poderiam ter, e alguns pais dão menos liberdade que deveriam dar, e ai a confusão está formada.
Além disso, é neste momento que lhe são atribuídas as maiores responsabilidades:
Vestibular, emprego, organização, são as principais delas. O stress deste momento contribuí e muito para a falta de paciência e com isto os atritos acontecem.
Não é fácil, mas o melhor caminho sempre será o diálogo,
Ter conversas mais descontraídas e não muito longas, ajudam. Aproveite os momentos em que seu filho estiver mais a vontade para conversar e se aproximar dele, pois é esta fase que muitos filhos se distanciam de seus pais, e vice versa.
É fato que os pais também precisam ser compreendidos, pois também estão passando pelo processo de acompanhamento das mudanças de seus filhos, que até "ontem " eram crianças, e hoje estão se tornando adultos. e com responsabilidades.
Isso significa que, cada vez menos vai desejar seu colo e sua proteção.
Por isso tente se lembrar um pouco como foi seu momento como adolescente, e ajuste também o seu comportamento.
Aproveite este momento, permita que seu filho viva bem esta fase da sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário