FASES DO DESENVOLVIMENTO
A vida se inicia no momento da concepção, sendo assim o desenvolvimento começa muito antes do nascimento, e por este motivo, todo cuidado durante a gravidez é importante, para o inicio desta nova VIDA.
Durante a gravidez a mãe deve se alimentar bem, fazer o pré Natal adequadamente, e os exames de acompanhamento do desenvolvimentismo do feto. Tudo o que fizer, poderá afetar esta nova vida que carrega. A má alimentação que gera desnutrição, o uso de bebidas alcoólicas,o fumo, etc..., poderão influenciar no desenvolvimento dos órgãos e das funções fisiológicas do feto.
O DESENVOLVIMENTO ATÉ OS 10 ANOS
O a 2 anos
O recém nascido é um organismo de uma capacidade extraordinária.
Logo ao nascer já pode ver, ouvir e cheirar, é sensível a dor, tato e mudança de posição, a única modalidade sensorial que ainda não funciona bem é a gustação, mas já podem exibir uma boa bagagem de reflexos.
Segue abaixo como isto acontece:
O recém nascido é um organismo de uma capacidade extraordinária.
Logo ao nascer já pode ver, ouvir e cheirar, é sensível a dor, tato e mudança de posição, a única modalidade sensorial que ainda não funciona bem é a gustação, mas já podem exibir uma boa bagagem de reflexos.
Segue abaixo como isto acontece:
- Entre o 1º e o 2º mês: melhor percepção de um rosto; predomínio do tônus flexor, assimetria postural e preensão reflexa, a partir do 2º mês início da ampliação do campo de visão (visualiza e segue objetos com o olhar).Entre o 2º e o 3º mês: sorriso social, fica de bruços, levanta a cabeça e os ombros
- Aos 3 meses: adquire a noção de profundidade.
- Entre o 4º e o 6º mês: Aos 4 meses: preensão voluntária das mãos.vira a cabeça na direção da voz/som. Em torno dos 6 meses: inicia-se a noção de “permanência do objeto”.*
- A partir do 7º mês: senta-se sem apoio.
- Entre o 6º e o 9º mês: arrasta-se, gatinha.
- Entre 9 meses e 1 ano: gatinha ou anda com apoio.
- Por volta do 10º mês: fica de pé sem apoio.
- Por volta dos 12 meses: possui a acuidade visual de um adulto.
- Entre 1 ano e 1 ano e 6 meses: anda sozinho.
- Entre 1 ano e 6 meses a 2 anos: corre ou sobe degraus baixos.
- Entre os 2 e os 3 anos: diz o seu próprio nome e nomeia objetos como seus.
- Por volta dos 2 anos: reconhece-se no espelho e começa a brincar ao faz de conta (atividade que deve ser estimulada por promover o desenvolvimento cognitivo e emocional, ao ajudar a criança a gerir a ansiedade e o conflito e a compreender as regras sociais).
- Entre os 2 e os 3 anos: pode estar pronta para, gradualmente, deixar a fralda.
FASES DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
PERÍODO SENSÓRIO MOTOR - 0 A 2 ANOS - segundo Jean Piaget
4 a 6 anos
CRIANÇA DOS 4 AOS 6 ANOS
- Entre os 3 e os 4 anos: veste-se com auxílio.
- Entre os 4 e os 5 anos: conta ou inventa pequenas histórias. O comportamento é predominantemente egocêntrico.
- A partir dos 6 anos: começa a pensar com lógica, embora seja predominantemente concreta. Desenvolve a memória e a linguagem e uma imagem de si própria o que afeta a sua auto estima. Os amigos assumem uma importância fundamental. Começa a compreender a constância de gênero. A segregação entre gêneros é muito frequente nesta idade (meninos “não se misturam” com meninas e vice-versa).
Período pre operatório, Segundo Jean Piaget, que é dos 2 até por volta dos 7 anos, o pensamento da criança está centrado nela mesma, é um pensamento egocêntrico. E é nesta fase que se apresenta a linguagem, como socialização da criança, que se dá através da fala, dos desenhos e das dramatizações.
- ATENÇÃO:
CRIANÇA DOS 7 AOS 9 ANOS
- A partir dos 7 anos: começa a desenvolver a noção de auto valor, integrando a sua auto percepção, “fechando” algumas ideias sobre quem ela é e como deve ser.
- A influência dos pares aumenta enquanto a influência dos pais diminui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário