São as primeiras experiencias que criam os vínculos afetivos, com os pais e com as pessoas que o rodeia, saindo dali os primeiros aprendizados. Dependendo de como isto acontece, a personalidade será construída. Quanto mais afeto, carinho, mais forte e confiante será esta criança.
Um sorriso, palavras suaves, e o principal a amamentação, fazem com que o bebê se sinta aconchegante e seguro. A amamentação materna é uma dos principais vínculos entre mães e filhos, a alimentação, o calor do corpo, o sentimento dos batimentos cardíacos, permitem que o bebê ainda recém chegado sinta a continuidade do ventre materno, A ruptura no momento do nascimento já é traumática para o bebê, por isso mais ainda a importância da continuidade deste vinculo.
Porém aspectos sócio-culturais e ambientais afetam diretamente a formação da personalidade do individuo. Onde mora, como é a comunidade ao seu redor, a cultura do local e o que fazem as pessoas deste lugar, será usado como parâmetro, tanto para a educação como para o desenvolvimento social.
Mas é no ambiente familiar que de fato a criança irá se inspirar. A educação e exemplo que trouxer de casa será a sua base. Um lar harmonioso, fará com que a criança se sinta feliz e confiante.
A consciência da criança vai se ampliando gradativamente e sua compreensão vai ampliando de acordo com seu desenvolvimento.
O temperamento e a personalidade vão se formando, porém muito já nasce com ela.
Mas basicamente são 3 tipos de personalidade mais comuns: a sensorial ou intuitiva, a racional e a emotiva e introvertida, e essa preferencia irá afetar o modo como responderá às situações e às pessoas.
Vale entender e ajudá-los a lidar com estas questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário