SONHOS
Muitas pessoas dizem que não sonham, outras que sonham muito e seus sonhos são bizarros, outras dizem que não se lembram mas sabem que sonharam, e tantas outras dizem sonhar muitas vezes a mesma coisa. Pois bem, o que isto pode significar?
Na verdade para cada pessoa isto terá um significado diferente. No livro A interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud, publicado em 1899 com data de 1900, marca uma inovação onde Freud fala sobre o tema, relacionando os processos inconscientes, subconscientes, envolvidos nos sonhos, Estes aspectos incluem recordar e relatar os sonhos.
O sonho também pode ser visto de formas diversas quando envolve religião, ciência e cultura na qual o individuo está inserido. Para a ciência é uma experiencia do inconsciente e subconsciente, ou seja de nossa imaginação durante o período de sono, como explicou Freud.
Sonho de uma freira (Karl Pawlowistsh sec.XIX)
Falar de sonhos é bem complexo, mas de uma forma mais simples e abrangente podemos dizer que todo sonho traz informações importantes, porém nem sempre é possível identificar com as coisas que estão acontecendo naquele momento, ele pode estar relacionado às coisas de um passado distante, ou desejos reprimidos e não conhecidos conscientemente.
O sonho (Pierre Puvis de Chavannes 1883)
O pesquisador Allan Hobson considerou os sonhos como "um mero subproduto da atividade cerebral noturna", já para Freud, os sonhos noturnos são gerados na busca de realização de um desejo reprimido. Mas para o Psiquiatra Carl Gustav Jung, o papel dos sonhos não seriam apenas para revelações de desejos ocultos mas também seria a busca do equilíbrio psíquico por meio da compensação, mostrando a necessidade de mudança de atitude, por exemplo.
O sonho do eunuco por Jean Lecomte du Nouy
Voltando para a psicanálise,os sonhos são cargas emocionais armazenadas no inconsciente que projetam imagens, podendo através deles chegar a raiz, ou seja as emoções que geraram essa imagem ou som. Se estudados corretamente podem levar ao conhecimento do momento psicológico do individuo, ou melhor como se fotografássemos o inconsciente, que utiliza-se de uma linguagem simbólica, e para entender seu conteúdo e quais símbolos representam, necessitamos avaliar o que estes símbolos representam para a pessoa. Exemplo prático : O mar pode representar diversas simbologias, dependendo da época e da pessoa, pode significar destruição para uns e para outros invasão.
Estudos recentes mostram que até os bebês dormem e sonham no útero materno, isto foi comprovado pelo movimento dos olhos em ultrassons efetuados, mas ainda não se consegue avaliar com o que sonham.