VAMOS FALAR HOJE DE COMO O CLIMA E O TEMPO CRONOLÓGICO, INTERFEREM EM NOSSO ESTADO EMOCIONAL
É muito fácil perceber que quando o tempo está ensolarado, céu azul nos sentimos mais felizes, sentimos vontade de sair, ir à praia, passear nos parques, caminhar.
Mas porque temos essa influência em nosso estado emocional?
Vamos começar falando de artes. Uma das principais inspirações no meio artístico são as estações do ano, na pintura, nas esculturas, na música e em outras artes, geralmente os artistas se inspiram no clima para desenvolver sua criatividade. A luz do dia e as cores influenciam diretamente no estado de espírito das pessoas, e assim os artistas aproveitam destas condições e, dependendo do recado que desejam transmitir em suas obras, escolhem uma estação do ano para isto, por isso não só o verão é inspirador, mas e pode ser qualquer estação mesmo, primavera, verão, outono ou mesmo o inverno.
É no verão que as pessoas se sentem mais extrovertidas já em períodos mais frios como no outono ou no inverno é o contrario, as pessoas se retraem, mas há quem diga que o outono é uma das estações mais românticas do ano, as imagens das folhas caindo, traz uma ideia de paixão, e o frio do inverno a introspecção,, enquanto que a primavera é alegria do perfume das flores que também leva a um certo romantismo.
Mas como podemos ser influenciados pelo clima, porque ele mexe tanto com a gente?
Este fenômeno pode ser explicado através da influência solar sobre a própria natureza, e como o homem faz parte da natureza, o ser humano também é regido por ela.
A exposição à luz estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina, estas substâncias são responsáveis por trazer o bom humor, a energia e regulação do sono. Além disso, há um fator psicológico nas estações do ano, que está muito relacionado à natureza, que estimula as pessoas, nos dias mais quentes, a se convidarem a sair de casa, interagir com ouras pessoas, ter um convívio social mais intenso.
Este fenômeno pode ser explicado através da influência solar sobre a própria natureza, e como o homem faz parte da natureza, o ser humano também é regido por ela.
A exposição à luz estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina, estas substâncias são responsáveis por trazer o bom humor, a energia e regulação do sono. Além disso, há um fator psicológico nas estações do ano, que está muito relacionado à natureza, que estimula as pessoas, nos dias mais quentes, a se convidarem a sair de casa, interagir com ouras pessoas, ter um convívio social mais intenso.
No verão, os dias são mais longos, ficam por mais tempo iluminados, e isso acaba permitindo que nosso cérebro registre a possibilidade de atividade enquanto houver luz, o que inspira permanecer por mais tempo em lugares abertos, aproveitando a luminosidade natural.É fato que as pessoas que moram em regiões tropicais, tendem a ser mais bem humoradas e com mais energia, pois permanecem por mais tempo em contato com a luz natural.
No entanto, nos dias em que o tempo está mais fechado e as temperaturas estão mais baixas, é comum nos sentirmos estimulados para ficar mais tempo dentro de casa.
A falta de luminosidade faz a natureza se retrair, e assim o ser humano também se mantém mais recolhido.
No entanto, nos dias em que o tempo está mais fechado e as temperaturas estão mais baixas, é comum nos sentirmos estimulados para ficar mais tempo dentro de casa.
A falta de luminosidade faz a natureza se retrair, e assim o ser humano também se mantém mais recolhido.
É nesse momento em que geralmente as pessoas se reúnem mais com seus familiares e amigos dentro de seu próprio ambiente, aquele que sentem ser mais acolhedor, é um momento de hibernação, excelente para estimular a reflexão e o desapego.
É o ciclo normal da vida, voltar para si significa o auto conhecimento, buscar transformações e a partir deste isolamento, que é tão importante quanto socializar-se, que se mantem o equilíbrio necessário da natureza humana. Mas sabemos que em países onde o clima permanece por mais tempo com menor incidência da luz do sol, há um maior numero de pessoas depressivas, isso ocorre por alta de estímulo para se socializar-se, mantendo-se em isolamento por tempo maior que o necessário e com isto, o nível de serotonina diminui, trazendo mais tristeza.
Pesquisadores da Universidade de Surrey, na Inglaterra fizeram um mapeamento no cérebro em 88 voluntários e descobriram a atividade de uma proteína que bloqueia a serotonina, resultando na maior possibilidade destas pessoas terem um humor negativo. E pensando nisso, países do Reino Unido, estão fazendo uma campanha para que as pessoas saiam de casa mesmo em dias de clima ruim, até mesmo com neve para encontrar amigos e se socializarem nestes períodos e também terem contato com a luz do dia o máximo que puderem, mesmo que não haja sol.
Além do humor, o sol é responsável pela produção de vitamina D, em nosso organismo, e permanecer por muito tempo sem contato com a luz do sol, pode trazer outros danos a saúde.
Nós vivemos em um país abençoado, com um dos melhores climas do planeta, mas é importante que tenhamos consciência, que o equilíbrio é necessário, justamente para termos tempo para refletir, hibernar e nos reconstruir, nestes períodos de outono e inverno, e assim olharmos para nossa família com outros olhos.
A felicidade está dentro de cada um, e vale muito a pena buscar nosso sol interior em qualquer estação do ano.
A felicidade está dentro de cada um, e vale muito a pena buscar nosso sol interior em qualquer estação do ano.
E O TEMPO CRONOLÓGICO, COMO PODE INFLUENCIAR NOSSAS VIDAS?
Enquanto crianças, nosso humor é de um jeito e conforme vamos crescermos, vamos mudando de comportamento. Na adolescência, temos outra forma de lidar com as coisas, a explosão hormonal, as questões com a sexualidade, a proximidade da vida adulta, faz com que o humor oscile constantemente.
Já é na vida adulta em que a maioria das pessoas adquirem mais responsabilidades, a expectativa do futuro faz com que se tornem pessoas mais sérias e comedidas. Porém, ao chegar a idade mais madura, onde se percebe todo um ciclo de vida e o inicio do envelhecimento do corpo e da mente, há duas vertentes de reação das pessoas em geral, há aqueles que se tornam mais alegres pela chegada dos netos, diminuição das responsabilidades da vida adulta (como criar e educar os filhos, por exemplo), e apreciar suas conquistas, e aqueles que se tornam mais "ranzinzas", seja por problemas de saúde, seja por se sentirem decepcionados por perceberem que chegaram até ali e não conquistaram o que desejavam, ou ainda por algumas decepções que a vida traz.
Então vamos la, em crianças nossa preocupação é com brincar, estudar, tirar boas notas, conhecer o mundo, explorar, sem grandes preocupações, este é o momento de de aprender, interagir e brincar tudo é mais tranquilo, pois nesta fase da vida, ainda não há consciência do que são as responsabilidades.
A adolescência é o grande divisor de águas, é aqui que vamos estabelecer como será nossa vida adulta. Percebo muitas crianças extremamente felizes que mudam da água para o vinho quando entram na adolescência, e muitos destes casos estão relacionados a aceitação de seu próprio crescimento, a sexualidade, e a expectativa de entrar na fase das responsabilidades, a fase adulta.
E de fato, na fase adulta, temos muitas responsabilidades que não tínhamos nem enquanto crianças, nem enquanto adolescentes, e o humor varia de acordo com cada pessoa, suas conquistas, seus desejos, seus anseios, onde se deseja chegar? O que conseguiu conquistar? Se queremos mais do que podemos, certamente seremos infelizes, o truque é não querer dar o passo maior que a perna, subir um degrau por vez, planejar suas conquistas, se organizar para o que deseja enquanto ainda somos jovens.
Na verdade nosso amadurecimento físico está relacionado ao envelhecimento de nossas células, que transformam nossa aparência, e não está relacionado a felicidade, embora muitos já buscam a formula mágica do rejuvenescimento eterno. Porém, a forma como vivemos e buscamos a felicidade, são as conquistas ao longo do tempo, e se aceitarmos as coisas como elas acontecem e buscamos ser felizes de acordo com o que conseguimos e podemos ter, certamente conseguiremos passar por todas as fases de nossas vidas de forma mais tranquila e a felicidade será uma consequência disso tudo. É claro que sabemos que existem fatores alheios a nossa vontade que influenciam nossas vidas, mas tudo dependerá de como lidar com estes fatos também.
Envelhecer faz parte da vida, mas muitas pessoas não aceitam, ficam deprimidas quando a idade vai chegando. São muitos os motivos que levam a isto, talvez porque suas conquistas e seus desejos ainda não foram totalmente realizados, talvez porque seu corpo vai mudando e a não aceitação disso, por vaidade acaba mexendo com suas emoções, talvez porque não viram o tempo passar, pois não conseguiram se dedicar a si mesmas.
Cada um tem sua história, que tal escrever a sua? Valorize suas conquistas, é muito legal alguém poder escrever sua vida para servir de exemplo aos outros.
O amadurecimento permite às pessoas serem mais livres de responsabilidades, como criar filhos, adquirir bens. É o momento de usufruir o que conquistou, por isso o planejamento enquanto jovem é importante, e aceitar sua idade também.
Viva feliz com a idade que tem.
fonte:
http://www.maisequilibrio.com.br/bem-estar/influencia-do-clima-no-humor-7-1-6-336.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário