quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE 

Cada vez mais conhecido e comentado entre os meios da saúde mental, o Transtorno de Personalidade Borderline, chega a atingir quase 2% da população, em média podendo chegar em quase 6%, e em 10% da população ambulatorial de saúde mental e cerca de 20% da população psiquiátrica interna.
Daí a importância de se abordar este tema que muitas vezes se confunde com o Transtorno Bipolar devido a similaridade entre os sintomas. Mas há diferenças entre os dois tanto no diagnostico como na forma de tratamento.  
Sendo assim, vou tentar aqui trazer alguma informações compiladas, de forma simples sobre o que  significam. 
Mordida, Fogo, Carvão, Com Raiva, Homem
O Borderline é uma condição grave e complexa que compreende um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem, nos afetos e com uma impulsividade acentuada. Geralmente, este transtorno surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.
O termo Borderline foi usado pela primeira vez em 1884, e na época se designava a um grupo de pacientes que viviam no limite, ou seja na fronteira (borda) entre a sanidade, a neurose e a psicose, dai o termo borderline. Mas foi só na década de 1980, que o diagnostico da doença se tornou mais preciso, pois até então se acreditava que a personalidade de uma pessoa fosse imutável.

CAUSAS
As causas são as mais variadas possíveis, e é diagnosticado principalmente em pessoas do sexo feminino, mas abrange desde uma predisposição genéticas, e este fator é o mais frequente entre os casos conhecidos, mas também podem surgir por fatores externos e ambientais que afetam as questões emocionais, como qualquer distúrbio de personalidade.
Nestes casos, pode-se destacar situações de traumas, abusos e negligência, considerando principalmente questões que envolvem o impacto familiar no ambiente, onde o individuo afetado vive ou viveu durante o seu desenvolvimento enquanto criança, principalmente as que sofreram algum tipo de abuso, casos de pais em situação de extremo conflito, ou ainda de educação muito autoritária e rigorosa.
Silhueta, Casal, Pessoas Com Homem

DIFERENÇAS ENTRE BORDERLINE E BIPOLARIDADE
Para entender melhor o transtorno borderline, é importante também saber distinguir a diferença com o Transtorno Bipolar, pois apesar das variações de humor serem sintomas predominantes em ambos os transtornos, o acompanhamento deve ser diferente.
A principal diferença é que no borderline a variação de humor e de sentimentos acontecem dentro de segundos, enquanto que o bipolar cada estágio permanece até por pelo menos 1 semana por exemplo em euforia ou depressão, e nestes casos, esta oscilação de humor,  geralmente ocorre independente de fatores externos. Já no Borderline, os fatores externos influenciam diretamente no seu estado emocional, podendo modificar seu comportamento.
Outro fator é que os pacientes de borderline não possuem uma personalidade bem definida, como a questão sexual por exemplo. É mais comum encontrar um bissexual entre os borderlineres do que entre os bipolares.
Outro fator de diferença está na relação de um borderline com amigos e colegas, para ele não há um meio termo, ou a pessoa é boa ou é má, se alguém que considera bom fizer algo que não é tão bom quanto acredita ser, imediatamente passa ser alguém do mau e seu relacionamento com esta pessoa estará desfeito imediatamente e não terá mais volta.
Para o borderline a depressão é intermitente e inconstante, já para o bipolar ela é contínua.

Depressão, Homem, Raiva, Tristeza
DIAGNOSTICO E TRATAMENTO
O diagnóstico é feito através de uma minuciosa avaliação psiquiátrica, muitas vezes o próprio paciente precisa ajudar o profissional da saúde para obter consciência de seu problema, e esta avaliação será feita analisando os sintomas e a periodicidade em que eles ocorrem, bem como a alteração dos mesmos. Por isso a informação correta do paciente e de um familiar afetado diretamente por ele, será importante para o diagnostico e para o inicio do tratamento.
Exames físicos e laboratoriais também são recomendáveis para eliminar possíveis enganos com outros diagnósticos que levam aos sintomas, como por exemplo nos problemas de tireoide, abuso de substancias químicas.
Raiva, Luta, Faust, Disputa, Mão, Caixa
O tratamento inicial é a psicoterapia e a ingestão de medicamentos para controlar a depressão e a impulsividade de forma isolada, pois até então não há conhecimento de uma medicação que faça efeito sob o sentimento de vazio crônico e de identidade, e esta medicação servirá de apoio para o tratamento psicoterápico.
Este tratamento através de psicoterapia não será breve, provavelmente quem possui este tipo de transtorno fará psicoterapia por muitos anos, e o terapeuta deverá estar sempre disponível, pois a incidência de suicídio e automutilação, para estes casos é bastante comum. 
Raiva, Com Raiva, Mau, Isolado
O psicólogo e o psiquiatra que acompanham estes casos devem ser especializados no assunto, pois terá que dispor de muita energia para lidar com este paciente e criar um vinculo duradouro para uma boa relação interpessoal de confiança com a finalidade de dar sequencia ao tratamento e assim ser mais eficaz. 
É comum também o tratamento psicoterápico familiar, uma vez que todos os familiares são afetados pela doença do paciente, e acabam acarretando outros conflitos entre si, necessitando assim de um suporte psicológico para conseguir lidar com o paciente, bem como servirá também de apoio a eles, tendo em vista que a família se sente impotente e sofre junto com o paciente.
Psicologia, Psique, Máscara, Gradinha
Mas a boa notícia é que os sintomas, ao longo do tempo vão diminuindo, é sabido que o risco maior de se cometer suicídio é entre os primeiros 5 ou 7 anos do inicio da manifestação da doença, e sabe-se que cerca de 10% destes pacientes cometem suicídio. 
Por volta de 30/35 anos de idade, estas pessoas apresentam uma grande melhora, as estatísticas sugerem que com o tratamento, ao longo do tempo, os sintomas podem até cessar.
Dos que procuram ajuda profissional, no geral em torno de 75% sofrem remissão da maior parte dos sintomas. De qualquer forma quando o paciente é tratado adequadamente, mesmo ainda com os sintomas, ele poderá se organizar e melhorar sua qualidade de vida e suas relações.


fonte:
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-de-personalidade-borderline
http://www.psiquiatraportoalegre.med.br/diferencas-entre-transtorno-bipolar-e-transtorno-borderline/

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

VAMOS FALAR HOJE DE COMO O CLIMA E O TEMPO CRONOLÓGICO, INTERFEREM EM NOSSO ESTADO EMOCIONAL 

É muito fácil perceber que quando o tempo está ensolarado, céu azul nos sentimos mais felizes, sentimos vontade de sair, ir à praia, passear nos parques, caminhar.
Mas porque temos essa influência em nosso estado emocional?

Vamos começar falando de artes. Uma das principais inspirações no meio artístico são as estações do ano, na pintura, nas esculturas, na música e em outras artes, geralmente os artistas se inspiram no clima para desenvolver sua criatividade. A luz do dia e as cores influenciam diretamente no estado de espírito das pessoas, e assim os artistas aproveitam destas condições e, dependendo do recado que desejam transmitir em suas obras, escolhem uma estação do ano para isto, por isso não só o verão é inspirador, mas e pode ser qualquer estação mesmo, primavera, verão, outono ou mesmo o inverno.
Pôr Do Sol, Natureza, Sol, Campo
É no verão que as pessoas se sentem mais extrovertidas já em períodos mais frios como no outono ou no inverno é o contrario, as pessoas se retraem, mas há quem diga que o outono é uma das estações mais românticas do ano, as imagens das folhas caindo, traz uma ideia de paixão, e o frio do inverno a introspecção,, enquanto que a primavera é alegria do perfume das flores que também  leva a um certo romantismo.
Mas como podemos ser influenciados pelo clima, porque ele mexe tanto com a gente?
Este fenômeno pode ser explicado através da influência solar sobre  a própria natureza, e como o homem faz parte da natureza, o ser humano também é regido por ela.
A exposição à luz estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina, estas substâncias são responsáveis por trazer o bom humor, a energia e regulação do sono. Além disso, há um fator psicológico nas estações do ano, que está muito relacionado à natureza, que estimula as pessoas, nos dias mais quentes, a se convidarem a sair de casa, interagir com ouras pessoas, ter um convívio social mais intenso. 
.
No verão, os dias são mais longos, ficam por mais tempo iluminados, e isso acaba permitindo que nosso cérebro registre a possibilidade de atividade enquanto houver luz, o que inspira permanecer por mais tempo em lugares abertos, aproveitando a luminosidade natural.É fato que as pessoas que moram em regiões tropicais, tendem a ser mais bem humoradas e com mais energia, pois permanecem por mais tempo em contato com a luz natural. 
No entanto, nos dias em que o tempo está mais fechado e as temperaturas estão mais baixas, é comum nos sentirmos estimulados para ficar mais tempo dentro de casa.
A falta de luminosidade faz a natureza se retrair, e assim o ser humano também se mantém mais recolhido.

Autumn Path - Iphone 5s Wallpaper

É nesse momento em que geralmente as pessoas se reúnem mais com seus familiares e amigos dentro de seu próprio ambiente, aquele que sentem ser mais acolhedor, é um momento de hibernação, excelente  para estimular a reflexão e o desapego.
É o ciclo normal da vida, voltar para si significa o auto conhecimento, buscar transformações e a partir deste isolamento, que é tão importante quanto socializar-se, que se mantem o equilíbrio necessário da natureza humana. Mas sabemos que em países onde o clima permanece por mais tempo com menor incidência da luz do sol, há um maior numero de pessoas depressivas, isso ocorre por alta de estímulo para se socializar-se, mantendo-se em isolamento por tempo maior que o necessário e com isto, o nível de serotonina diminui, trazendo mais tristeza. 
Inverno, De Inverno, Menina, Feminino

Pesquisadores da Universidade de Surrey, na Inglaterra fizeram um mapeamento no cérebro em 88 voluntários e descobriram a atividade de uma proteína que bloqueia a serotonina, resultando na maior possibilidade destas pessoas terem um humor negativo. E pensando nisso, países do Reino Unido, estão fazendo uma campanha para que as pessoas saiam de casa mesmo em dias de clima ruim, até mesmo com neve para encontrar amigos e se socializarem nestes períodos e também terem contato com a luz do dia o máximo que puderem, mesmo que não haja sol.
Авачинская Enseada, Mar, Céu, Inverno
Além do humor, o sol é responsável pela produção de vitamina D, em nosso organismo, e permanecer por muito tempo sem contato com a luz do sol, pode trazer outros danos a saúde.
Nós vivemos em um país abençoado, com um dos melhores climas do planeta, mas é importante que tenhamos consciência, que o equilíbrio é necessário, justamente para termos tempo para refletir, hibernar e nos reconstruir, nestes períodos de outono e inverno, e assim olharmos para nossa família com outros olhos.
A felicidade está dentro de cada um, e vale muito a pena buscar nosso sol interior em qualquer estação do ano.
Resultado de imagem para MOBILE ALPEREN 3

E O TEMPO CRONOLÓGICO, COMO PODE INFLUENCIAR NOSSAS VIDAS?
Sim, o tempo cronológico é também quem faz nossas emoções se alterarem, e quando digo tempo cronológico, penso em idade mesmo e fases do nosso desenvolvimento.

Enquanto crianças, nosso humor é de um jeito e conforme vamos crescermos, vamos mudando de comportamento. Na adolescência, temos outra forma de lidar com as coisas, a explosão hormonal, as questões com a sexualidade, a proximidade da vida adulta, faz com que o humor oscile constantemente. 
Já é na vida adulta em que a maioria das pessoas adquirem mais responsabilidades, a expectativa do futuro faz com que se tornem pessoas mais sérias e comedidas. Porém, ao chegar a idade mais madura, onde se percebe todo um ciclo de vida e o inicio do envelhecimento do corpo e da mente,  há duas vertentes de reação das pessoas em geral, há aqueles que se tornam mais alegres pela chegada dos netos, diminuição das responsabilidades da vida adulta (como criar e educar os filhos, por exemplo), e apreciar suas conquistas, e aqueles que se tornam mais "ranzinzas", seja por problemas de saúde, seja por se sentirem decepcionados por perceberem que chegaram até ali e não conquistaram o que desejavam, ou ainda por algumas decepções que a vida traz.

Então vamos la, em crianças nossa preocupação é com brincar, estudar, tirar boas notas, conhecer o mundo, explorar, sem grandes preocupações, este é o momento de de aprender, interagir e brincar tudo é mais tranquilo, pois nesta fase da vida, ainda não há consciência do que são as responsabilidades. 
Antes de conferir as Ilustrações Com Os Personagens de Steven Universe Com Um Toque Mais Jovem e Moderno , gostaria de pedir para você m...
A adolescência é o grande divisor de águas, é aqui que vamos estabelecer como será nossa vida adulta. Percebo muitas crianças extremamente felizes que mudam da água para o vinho quando entram na adolescência, e muitos destes casos estão relacionados a aceitação de seu próprio crescimento, a sexualidade, e a expectativa de entrar na fase das responsabilidades, a fase adulta.
ATUALIZADO em 09/02/2016 com mais fotos divulgadas pela EW, agora também incluindo alguns personagens adultos (clique nas miniaturas para ampliá-las):

E de fato, na fase adulta, temos muitas responsabilidades que não tínhamos nem enquanto crianças, nem enquanto adolescentes, e o humor varia de acordo com cada pessoa, suas conquistas, seus desejos, seus anseios, onde se deseja chegar?  O que conseguiu conquistar? Se queremos mais do que podemos, certamente seremos infelizes, o truque é não querer dar o passo maior que a perna, subir um degrau por vez, planejar suas conquistas, se organizar para o que deseja enquanto ainda somos jovens.
Pessoas Idosas, Casal, Juntos, Conectado
Na verdade nosso amadurecimento físico está relacionado ao envelhecimento de nossas célulasque transformam nossa aparência, e não está relacionado a felicidade, embora muitos já buscam a formula mágica do rejuvenescimento eterno. Porém,  a forma como vivemos e buscamos a felicidade, são as conquistas ao longo do tempo, e se aceitarmos as coisas como elas acontecem e buscamos ser felizes de acordo com o que conseguimos e podemos ter, certamente conseguiremos passar por todas as fases de nossas vidas de forma mais tranquila e a felicidade será uma consequência disso tudo. É claro que sabemos que existem fatores alheios a nossa vontade que influenciam nossas vidas, mas tudo dependerá de como lidar com estes fatos também.
maryworker
Envelhecer faz parte da vida, mas muitas pessoas não aceitam, ficam deprimidas quando a idade vai chegando. São muitos os motivos que levam a isto, talvez porque suas conquistas e seus desejos ainda não foram totalmente realizados, talvez porque seu corpo vai mudando e a não aceitação disso, por vaidade acaba mexendo com suas emoções, talvez porque não viram o tempo passar, pois não conseguiram se dedicar a si mesmas. 
Antigo, Casal, Pessoas, Estranhos
Cada um tem sua história, que tal escrever a sua? Valorize suas conquistas, é muito legal alguém poder escrever sua vida para servir de exemplo aos outros.
O amadurecimento permite às pessoas serem mais livres de responsabilidades, como criar filhos, adquirir bens. É o momento de usufruir o que conquistou, por isso o planejamento enquanto jovem é importante, e aceitar sua idade também.
Casal Idoso, Sessão, Avós, Banco, Beijos
Viva feliz com a idade que tem.
fonte:
http://www.maisequilibrio.com.br/bem-estar/influencia-do-clima-no-humor-7-1-6-336.html