Gosto muito deste tema, falar de memória é algo fascinante, por isso tenho estudado bastante a respeito e quero dividir um pouco dos meus conhecimentos aqui.
E o que é exatamente a memória? Parece simples não é? Mas não a memória é algo muito mais complexo do que parece, trata-se de uma faculdade psíquica responsável por reter e armazenar informações de algo que já aconteceu, fatos, eventos dados etc...
Até ai, tudo bem, mas não é só isto, trata-se de uma aliança de sistemas que nos permite aprender experiencias passadas, o que significa que sem memória não haveria aprendizado.
Nossa memória é afetada de acordo com a carga emocional, estado físico e nível de consciência no ato do acontecimento, e é por este motivo que muitas vezes não retemos certas informações.
A memória não está localizada em uma única estrutura do cérebro, ela é um fenômeno biológico e psicológico. Trata-se de uma aliança de sistemas cerebrais que funcionam juntos.
Por exemplo, quem não se lembra o que estava fazendo quando o Brasil perdeu o jogo por 7 x 1 para a Alemanha na copa de 2014?
Pois bem, algo marcante é facilmente lembrado, e porque isso acontece?
Para explicar isso, vamos mostrar como acontece o processo de memorização. O processo de memorização é algo bem complexo, envolve diversas e sofisticadas reações químicas e circuitos interligados de neurônios, as chamadas sinapses.
Normalmente, fatos mais antigos estão fixados a mais tempo em nosso banco de dados, o que não acontece com fatos mais recentes, mas é claro que nem tudo do passado conseguiremos trazer para nossa lembrança atual, isto dependerá do estímulo que tivemos no momento de sua fixação e também no momento em que buscamos esta informação armazenada, e nem tudo será armazenado mesmo, nosso sistema de memória tem um sofisticado processo que filtra o que é mais importante, caso contrario, não haveria espaço para tanta informação.
No exemplo acima, sobre o jogo do Brasil, o impacto de perdermos uma copa aqui no Brasil e por 7 x 1, é algo inesquecível, pois sua repercussão foi imensa e até quem não viu este jogo, vai se lembrar dele por muito tempo.
E é assim com tudo que armazenamos, ou deixamos de armazenar, pois o contrario também acontece, se estamos com nosso nível de consciência rebaixado, por exemplo, por sono, ou por cansaço, por estar alcoolizados, estressados, etc...não iremos lembrar do que aconteceu, pois não fixaremos a informação.
Muito se engana quem acredita que existe um único tipo de memória, pois bem vamos falar um pouco mais sobre isto.
- Memória Sensorial ou ultra rápida - cuja retenção das informações acontece por alguns segundos;
- Memória de curto Prazo ou memoria Recente - Esta dura minutos ou horas e serve para proporcionar a continuidade do sentido de presente
- Memória de Longo Prazo - ou Longa duração - Estabelece engramas, traços duradouros, dura dias , semanas e até anos.
E para explicar o armazenamento da memória, precisamos informar que há uma memória para cada tipo de estímulo sensorial, e será acionada através de 2 alças:
- Alça viso espacial e a alça fonológica.
Essas alças se comunicam com um sistema executivo central para enviar as informações que irão ser armazenadas.
A alça viso-espacial está relacionada as informações visuais semânticas e são capturadas mais pelo lado direito do cérebro, enquanto a alça fonológica está mais relacionada a comunicação e linguagem e está presente mais do lado esquerdo do cérebro, porém se for necessário, nosso cérebro está preparado para acionar qualquer um dos lados, ou ambos, se a informação for mais complexa.
A memória de Longo prazo ainda possui uma habilidade para buscar as informações de acordo com conteúdos, que chamamos de memória explicita, que é a capacidade de recordar de forma consciente eventos do passado e a memória implícita, que é a forma automática e inconsciente de evocar estes eventos, por exemplo, dirigir, andar de bicicleta, não exige uma forma consciente de lembrar como se faz, é automático, isto é o que chamamos de memória implícita.
E como devemos cuidar de nossa memória?
A consolidação da memória ocorre no instante seguinte ao acontecimento, assim qualquer fato que ocorrer neste instante, poderá fortalecer ou enfraquecer a lembrança, como no exemplo acima. Mas muitos fatores poderão influenciar perda da memória:
- Doenças neurológicas (demências, escleroses, traumas);
- Distúrbios psicológicos (depressão, ansiedade);
- Stress, cansaço;
- Problemas metabólicos (intoxicação);
- Falta de vitamina B1;
- Problemas de tiroide (hipotireoidismo);
- Alcoolismo e dependências químicas
- Uso de medicamentos tranquilizantes/calmantes por ongo tempo.
Mas podemos cuidar para melhorar nossa memória:
- Estimule sua memória: Desafie o novo, aprenda coisas novas;
- Melhore sua atenção: Foque sua atenção no que é importante, se dividir entre várias atividades simultâneas pode prejudicar a forma de fixar as informações pela perda de foco;
- Relaxe: Não conseguimos fixar informações se estivermos tensos ou estressados, descanse mais.
- Visualizar imagens: Veja figuras com os olhos da mente, por exemplo: imaginem um bife bem suculento, tente lembrar do sabor; lembre-se de que roupa colocou ontem para sair de casa, porque escolheu aquela roupa, etc..., isto fara você estimular sua memória, como um exercício físico.
- Sono: Tenha uma boa noite de sono, o cérebro também precisa de descanso, e o sono noturno é o mais adequado;
- Alimentação: Procure manter uma alimentação saudável, alimentos ricos em vitamina B farão a diferença;
- Água: Beba muita água, seu cérebro precisa estar hidratado, tanto quanto seu corpo.
Temos muito mais para falar sobre Memória e a perda de memoria, bem como o trabalho com reabilitação. Retomarei este assunto em outra postagem, por isso acompanhem.
Gostei muito da matéria e sua forma leve de abordá-la. Legal!
ResponderExcluir