segunda-feira, 20 de março de 2017




Hoje o tema é Orientação Profissional.
Já estamos em abril, e tenho certeza que muitos alunos do 3º ano do ensino médio ainda não sabem que curso fazer na universidade.
Não perca tempo, já é hora de ir atrás disto para não fazer a escolha errada. 
A equipe OrientAção, esta pronta para ajudar.
A preocupação com a escolha profissional aparece desde a época de Platão, quando se buscava pessoas aptas para preencher vagas de empregos mais importantes, mas o labirinto possui mais de 1 saída

O trabalho de orientação consiste em avaliarmos através de entrevistas, dinâmicas e testes, o perfil e as habilidades profissionais de cada um.
Cerca de 40% das desistências nas universidades ocorre, no primeiro ano do curso por motivos diversos, os quais a Orientação Profissional poderia ajudar a resolver. 
O adolescente, nem sempre está em condições de chegar a uma decisão por si mesmo, pois este é um período de grandes modificações em sua vida, tanto física como emocional, social, familiar e esta escolha é uma grande responsabilidade.
Diferente de outros países, no Brasil os filhos se mantém em casa, mesmo após adultos, o que leva a adolescência se estender por mais tempo. 
Resultado de imagem para imagens de orientação vocacional
OBJETIVOS
Os objetivos da Orientação Profissional são:
Promover autoconhecimento;
Busca da identidade profissional;
Promover troca de experiências (quando o processo é em grupo);
Aprendizagem do processo decisório para escolha;
Conhecimento das diversas profissões;
Conhecimento do mercado de trabalho, para auxiliar na 
busca por uma atividade profissional
CRONOGRAMA
Quando feito em grupo, normalmente acontecem entre 8 a 12
encontros, e para individual em torno de 5 encontros, pois neste
caso não haverá dinâmicas de grupo.
Iniciamos pela entrevista com os pais, no caso de menor, depois
entrevista individual com cada participante, após estes 2 passos,
serão efetuadas algumas dinâmicas de grupo, para os casos em
que o trabalho for efetuado em grupo.
Imagem relacionada

Que tal participar deste processo, novos grupos para abril/2017,
Contate-nos por email: orienta.acao.profissional@gmail.com
ou Whatsapp 011 99638-7297



quarta-feira, 8 de março de 2017

EMPODERAMENTO FEMININO

O que significa isto? 
Empoderamento Feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como total igualdade entre gêneros,por exemplo. Hoje, no dia internacional das mulheres, é um dia para reflexão, e este tema está mais atual que nunca. Conquistamos um espaço importante, mas ainda há muito o que fazer. E falar do empoderamento feminino neste dia tão importante, faz todo sentido, e gostaria de aproveitar o tema para mostrar alguns exemplos de mulheres que conquistaram este importante espaço, muitas saíram de um patamar de submissão para assumir altos cargos em grandes empresas, outras se tornando empresárias bem sucedidas, e outras assumindo a responsabilidades de uma família inteira. No ano passado, tive o prazer de participar de uma palestra muito interessante sobre este tema, apresentada pela CEO da Joalheria Pandora no Brasil a Raquel Maia, uma senhora de mais de 40 anos de idade, negra, vinda de uma família simples e batalhadora, mas conseguiu conquistar seu sonho, e sim hoje muito bem sucedida. Uma linda história que vale a pena conferir na reportagem que incluo link abaixo:
http://revistadonna.clicrbs.com.br/donnatrends/2016/10/21/rachel-maia-ceo-da-pandora-no-brasil-fala-sobre-empoderamento-feminino-e-tendencias/

Resultado de imagem para ceo pandora brasil
Este é um exemplo que gosto de enaltecer porque num pais com tanta desigualdade social, racista, podemos contar a historia de uma mulher que conquistou seu espaço no mundo dos negócios, com seu próprio esforço.
Mas quantas mulheres sem tanto poder podem contar uma linda história também? Tenho certeza que muitas, e bem pertinho de cada um de nós. Se olharmos para o lado, conseguiremos encontrar grandes histórias de valor, de mulheres que já passaram por muitas dificuldades na vida e conseguiram conquistar seu espaço, seus direitos, sem muito apoio da sociedade. Mulheres que sofreram para conseguir provar que podem ter seu espaço, que vai além de ser mãe e dona de casa, que podem ser medicas, engenheiras, arquitetas, empreendedoras, e também excelentes donas de casa e mãe, que podem fazer tantas coisas e que a pouco tempo atráz não se imaginaria.
Resultado de imagem para mulheres empoderadas
É notável um grande movimento de mudança por parte de muitas mulheres, conquistando poder em vários aspectos, sem ajuda de ninguém. Mas há ainda muitas sofrendo assédio moral e sexual dentro de empresas onde alguns gestores valorizam apenas o lado físico, beleza do rosto e do corpo,  e menos  o lado intelectual.
A mídia, através de empresas de publicidade, por exemplo, enaltecem o corpo, as curvas, e o rosto de garotas, para comercializar produtos de seus clientes, como se a inteligência feminina não existisse. Me parece que falta criatividade para unir os dois, e fazer algo mais inteligente. Por outro lado, muitas mulheres fazem questão de manter este padrão, quando exageram na exposição de seu corpo, para se auto valorizar.

Princípios de Empoderamento das Mulheres/
Ciente do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano, a ONU Mulheres e o Pacto Global, criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Os princípios são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem a equidade de gêneros e ao empoderamento das mulheres. São 7 estes princípios que listo abaixo:
  1. Estabelecer liderança corporativa sensível a igualdade de gênero, no mais alto nível;
  2. tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres que trabalham na empresa;
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
  5. Apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
  6. Promover a igualdade de gênero de iniciativas à comunidade e ao ativismo social;
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero


Resultado de imagem para mulheres empoderadas
Frida Kahlo, viveu além de seu tempo, pintora, nascida em 1907, na cidade de Coyoacán, México, mesmo tendo uma vida conturbada por doenças e acidentes, passou grande parte dela em defesa dos direitos das mulheres. 

Somos Mulher, temos nosso valor como ser humano, fazemos parte da sociedade, sem discriminação ou valorização indevida, apenas ser o que realmente somos.
Resultado de imagem para buque de flores
Fonte:
http://revistadonna.clicrbs.com.br/donnatrends/2016/10/21/rachel-maia-ceo-da-pandora-no-brasil-fala-sobre-empoderamento-feminino-e-tendencias/
http://www.portalmorada.com.br/entretenimento/artes/cultura-contrata-projetos-com-o-tema-mulheres-empoderadas:62038
http://www.onumulheres.org.br/referencias/principios-de-empoderamento-das-mulheres/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Frida_Kahlo#Na_cultura_popular

sexta-feira, 3 de março de 2017

Hoje o tema é a diversidade

Quem imagina que as pessoas devam ser iguais? Nem hoje e nem nunca foi assim, independente das questões raciais e de gênero, cada um tem um jeito de ser, uma personalidade que irá definir a pessoa.
Mas existe sim uma forma padronizada em nosso meio cultural e social, criada pela própria sociedade, e as pessoas vem se adaptando, e se moldando a estes padrões, já há um bom tempo.
Resultado de imagem para diversidade imagens
Vamos pensar em um exemplo com relação ao trabalho. Há uns anos atrás as mulheres deveriam se casar, e serem sustentadas por seus maridos,, suas obrigações eram as domésticas, como cuidar da casa e dos filhos. O marido nada fazia em casa, mas tinha por obrigação sustentar a casa, cuidar para que nada faltasse à família.
Algumas mulheres que buscaram sua independência, se negaram a seguirem este padrão, e foram muito criticadas na época, mas sua luta foi tão grande o movimento cresceu e este padrão foi mudando cada vez mais. 
Hoje já notamos homens sendo os responsáveis pelos afazeres domésticos, outros ajudando na divisão de tarefas e na divisão das obrigações financeiras da casa, e outros casos de mulheres sendo totalmente responsáveis pela parte financeira da família.
Ou seja, quebrou-se o padrão para criar algo diverso. O próprio modelo de família vem mudando.
 Resultado de imagem para diversidade imagens
Mas, vamos falar um pouco de personalidade. Também cada um possui a sua, não existem pessoas iguais, podem haver pessoas parecidas, que concordam com o posicionamento uma da outra, mas pensar igual, não, isso não acontece. Mesmo que a pessoa seja submissa de outra, não terá o mesmo pensamento, apenas não impõe sua posição, permitindo que o outro sobreponha a sua opinião.
Já imaginaram como seria chato se todos fossemos iguais, falando como robôs? 
Então porque as pessoas gostam de discriminar o jeito desta ou daquela pessoa? Porque aquela está fora do padrão, usa roupas diferentes, corta o cabelo de forma diferente, ou possui pensamentos e idéias diferentes?
É muito comum nos meios corporativos existirem alguns padrões que são impostos, tanto com relação a aparência como em relação ao que as pessoas pensam. Geralmente as pessoas são contratadas de acordo com o padrão exigido neste meio.
Por exemplo, nas empresas de Web, tecnologia, os funcionários costumam ser mais livres nas suas escolhas, andam mais a vontade, vestem-se de forma mais livre. Já no meio financeiro é o oposto, as pessoas seguem regras de vestimenta mais "social",  menos livre. E assim,  há quem se adapte mais a uma forma e os que se adaptam mais a outra, e ainda há os que preferem fazer do seu próprio jeito, sem seguir um padrão, e porque não?

Resultado de imagem para formas de vestir nas empresas

Mas não temos mesmo que seguir um padrão estamos aprendendo a lidar melhor com a forma diferente que as pessoas optam em ser.  A diversidade é um tema da moda atualmente, e isso tem sido muito bom. Aceitar aquele que não está no padrão virou uma obrigação, seja para uma pessoa com características diferentes: raça, cor de pele, ideologia, religião; pessoas com opção por um gênero sexual específico; ou pessoas com necessidades especiais. Percebo que estamos mais tolerantes e com uma maior aceitação, principalmente entre os jovens, que já nasceram com estas mudanças acontecendo.
Resultado de imagem para diversidade imagens
Mas ainda há muito que melhorar, enquanto cresce o apoio à diversidade, o contrario também acontece, grupos radicais que apoiam a exclusão daqueles que dizem ser diferentes, também vem crescendo, o que entendo ser muito perigoso. Estas pessoas se julgam em um contexto social melhor e se incomodam com aqueles que dizem ser diferente de si, trata-se de um comportamento estimulado na época da 2ª guerra e atualmente vêm sendo ressuscitado por uma minoria bem complicada. Estes comportamentos precisam ser analisados e entendidos a fim de criarmos uma sociedade melhor.